A EXPORTAÇÃO DE CULTURA VIA REDES SOCIAIS
Aluna: Laura Eugênia Corrêa da Silveira
Matrícula: 20103845
Disciplina: Redes Sociais e Virtuais
Não é novidade alguma a pratica de exportar cultura pelo mundo, já nos anos durante a Guerra Fria o mundo pode presenciar uma constante propaganda do American Way Of Life, através principalmente do cinema dos anos 1950, o estilo de vida americano foi disseminando em massa por todos os cantos deste planeta.
O modo de viver em qualquer cultura é revelado não por aquilo que é dito ou escrito emocionalmente sobre isto porque se gosta ou não, mas através da análise de certos indicadores. Entre aqueles normalmente validados por cientistas sociais, têm-se a imprensa – e suas modernas variações como rádio e televisão –, livros e revistas mais comumente lidas, esportes e entretenimento, música, artes, teatro, [...] cinema [...], divórcio e a permanência em casa, boas ou más maneiras, [...] educação, [...] religião [...]. Se alguém examinar algum destes indicadores desapaixonadamente, objetivamente, vai rapidamente descobrir o que é o modo americano de viver nesta metade do século XX. (BELL, 2001:12)
Portanto, é oportuno compreender a importância da mídia nesse movimento e todos os benefícios que ele gerou ao país, a crescente economia e a grande curiosidade das pessoas em experimentar a vida no país.
No século XXI, com a evolução das tecnologias e a introdução das redes sociais, outro fenômeno esta em crescente, a Hallyu Wave, que para Kim (2012, p. 2) teve destaque no governo de Lee Myungbak (2002- 2006), em que o objetivo seria redefinir a reputação nacional e valorizar a Nation Branding. Para um país pequeno essa seria a melhor oportunidade de crescer, não somente no continente asiático, como também expandir sua força para o ocidente, que por anos foi dono de todas as atenções. A “Onda Coreana” pode ser separada em estágios, estando atualmente no seu auge.
A Coreia do Sul está cada vez mais se posicionando como um fenômeno extraordinário de cultura e entretenimento, exportando músicas, seriados de TV, cartoons, dramas transmitidos pela internet, filmes exibidos em cinemas tradicionais, jogos digitais e coreografias. Só em 2018, essa onda cultural garantiu uma renda para o país superior a US$ 7,4 bilhões. (ROMILDO, 2019)
Por fim, é possível concluir que a divulgação da cultura ficou mais fácil com as redes sociais, a China começa a tentar o mesmo feito, mesmo que ainda em pequenas proporções, por ser inegável a vantagem de ser uma nação, na qual influencia modas, o que as pessoas assistem, ouvem e consumem, um país pode se beneficiar de diversas maneiras deste recurso e expandir suas fronteiras, a Coreia do Sul utilizada como exemplo neste trabalho, já colhe seus frutos e está se tornando um grande influenciador do sudeste asiático e do ocidente, com pessoas sonhando em viver o “Korean Way Of Life”.
Curiosidade: abaixo um vídeo de um grupo sul coreano fazendo uma apresentação na tão fechada Coreia do Norte, curioso e até engraçado a plateia não demonstrar praticamente nenhuma reação.
REFERÊNCIAS
BELL, Bernard Iddings. Crowd culture – an examination of the American Way of Life. 4. ed. Washington/USA: ISI Books, 2001. [1952]
CARVALHO, Fernanda Vieira. HALLYU WAVE: a cultura como
mecanismo de soft-power sul coreano. Estado
e Sociedade Frente As Questões Sociais, [S.L.], p. 10-21, 21 nov. 2019. Atena Editora. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0141921112.
KIM, Hwajung. The Importance of Nation Brand. Cultural Diplomacy, nov 2012.
ORTEGA, Rodrigo. K-pop é poder: como coreia do sul investiu em cultura e colhe lucro e prestígio de ídolos como bts. Como Coreia do Sul investiu em cultura e colhe lucro e prestígio de ídolos como BTS. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2019/05/23/k-pop-e-poder-como-coreia-do-sul-investiu-em-cultura-e-colhe-lucro-e-prestigio-de-idolos-como-bts.ghtml. Acesso em: 01 abr. 2021.
ROMILDO, José. Coreia do Sul se posiciona como um gigante cultural no mundo. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-11/coreia-do-sul-se-posiciona-como-um-gigante-cultural-no-mundo. Acesso em: 01 abr. 2021.
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