terça-feira, 29 de outubro de 2019

O uso das redes sociais para a definição estratégica de uma organização

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Autor: Lucas Eduardo de Souza Poleza 


As redes sociais são poderosos meios de comunicação, que podem influenciar e conectar pessoas em qualquer lugar do mundo. Sendo assim, as empresas as utilizam para se conectar com seus consumidores e assim promover sua marca e serem lembrados. A Rock Content, uma empresa que realiza pesquisas, relevou em 2019 que 96,2% das empresas brasileiras estão nas redes sociais. Porém para se destacar e realizar um bom trabalho, é necessário que haja um planejamento estratégico para a gestão das mídias sociais de uma organização.

"92,1% das empresas brasileiras estão nas redes sociais"

A revista Exame traz dez passos para que uma organização lide com as redes sociais de maneira a tirar o maior proveito dessas ferramentas.

1 - Canais em que a empresa necessita estar presente

É necessário entender em que mídias o cliente está presente.

2 - Definir objetivos

É necessário definir objetivos claros para se possa realizar o acompanhamento eficaz de como estão sendo gerenciadas as redes sociais.

3 - Definir o conceito da marca

Nesta etapa é onde se define qual será o papel que as redes sociais cumprirão na estratégia de comunicação da empresa.

4 - Realizar um diagnóstico

É recomendado que se trabalhe nessa etapa com uma análise SWOT: (i) Fraquezas, (ii) Forças, 
(iii) Pontos fortes e (iv) Pontos fracos. 

5 - Mapear o público

A partir do início da rede social escolhida, é necessário que se mapeie o público que acompanha a página, para que se realize um replanejamento se necessário.

6 - Criação de uma persona

Essa etapa deve ser realizada depois de se mapear o público, pois é com base nesse mapeamento que se cria uma Persona.

7 - Editorias de conteúdo

Essa é a etapa em que se define o conteúdo que será postado nas redes sociais, com base no mapeamento do público.

8 - Régua de Comunicação

A Régua de Comunicação define a proporção de assuntos que são postados, com base no mapeamento de público e com base nos conteúdos. Por exemplo: 50% de promoções, 30% de funcionalidades do produto e 20% de incentivo à confiança da marca.

9 - Indicadores de desempenho

É necessário que se crie meios para mensurar os resultados da atuação da empresa nas mídias sociais, recomenda-se a adoção de indicadores qualitativos e quantitativos.

10 - Plano de relacionamento

A etapa final consiste em definir como será o relacionamento com o cliente. Por exemplo: nunca deixá-lo sem resposta, junto da resposta sempre oferecer uma solução, etc.

Fonte: Revista Exame

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Em meio a tudo isso, Dobusch e Kapeller (2017) realizam uma pesquisa em duas empresas que utilizam grandes comunidades para compor as informações de suas páginas: (i) Wikimedia e (ii) Creative Commons. Os autores argumentam que as empresas que se essas empresas abrirem suas estratégias para a comunidade, obterão maior engajamento e empowerment dos públicos que constroem seus sites. Esse argumento pode ser concatenado como que Nketia (2016) aborda, que a abertura da estratégia causa maior sensação de pertencimento. 


"abertura da estratégia causa maior sensação de pertencimento"
Sendo assim, é importante que as empresas tenham uma eficiente gestão de suas redes sociais, pois dessa forma poderão se basear em interações com seus clientes para definir as estratégias da organização como um todo.




REFERÊNCIAS

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/crescimento-de-usuarios-e-empresas-nas-midias-sociais-reforca-necessidade-de-planejamento/

https://resultadosdigitais.com.br/blog/gerenciamento-de-redes-sociais/

https://inteligencia.rockcontent.com/social-media-trends-2019-panorama-das-empresas-e-dos-usuarios-nas-redes-sociais/

NKETIA, B. A. The influence of open strategizing on organizational members’ commitment
to strategy. Social and Behavioral Sciences, v.235, p.473-483. 2016.


WHITTINGTON, R.; CAILLUET, L.; YAKIS-DOUGLAS, B. Opening Strategy: Evolution of a Precarious Profession. British Journal of Management, v.22, p.531-544. 2011.

DOBUSCH, Leonhard; KAPELLER, Jakob. Open strategy-making with crowds and communities:: Comparing Wikimedia and Creative Commons. Long Range Planning, Sacramento, v. 1, n. 1, p.1-19, jan. 2017.

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