quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O uso das redes sociais nos processos de recrutamento e seleção

O uso das redes sociais nos processos de recrutamento e seleção

Por Kauane Melo de Lima 

Universidade Federal de Santa Catarina

Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem 


É notório o impacto que as tecnologias vem causando na vida da pessoas, principalmente pelo acesso às mais variadas redes sociais. Impelidos também aos avanços tecnológicos, os responsáveis pelos Processos de Recrutamento e Seleção das empresas, têm usado da ‘espionagem’ nas redes sociais, que ao invés do tradicional currículo de papel, utilizam as redes para encontrar e pesquisar a carreira e as competências específicas dos profissionais que se oferecem à contratação.
Assim como atualmente as redes sociais são utilizadas também para divulgação de produtos e eventos, difusão do conhecimento, bem como acabam por se tornar verdadeiras ‘vitrines’ dos usuários. É possível que através das redes sejam conhecidos os perfis dos candidatos, além daquilo que é apresentado profissionalmente, ou em uma entrevista formal de recrutamento.  

Resultado de imagem para processo de recrutamento e seleção pelas redes sociais"


Além disso, os ambientes virtuais são espaços que os usuários utilizam para divulgação das mais variadas informações, como as suas preferências, os valores que defendem, a maneira que pensam e agem. Facilitando que network sejam criados, ou então, que os recrutadores identifiquem aqueles com perfis ideias que se identifiquem com a empresa para o preenchimento da vaga. 

Outro ponto positivo para as empresas que utilizam as redes sociais nos processos de recrutamento e seleção é a facilidade de acesso, diferentemente dos processos tradicionais. Com isso, o processo torna-se mais rápido, com um menor custos e com minimização de possíveis erros nas contratações, escolhendo um perfil que melhor se encaixe com os interesses da organização. 

Resultado de imagem para processo de recrutamento e seleção pelas redes sociais"

Mas afinal, ‘Qual o impacto das redes sociais no recrutamento e seleção para um determinada vaga?’
A ‘postura’ das redes sociais podem interferir em processos decisórios das organizações, como a seleção ou não de um candidato à vaga de um emprego. Portanto, aquilo que é exposto nas redes, a maneira com que os usuários agem, as atitudes e falas que são demonstradas, bem como as roupas e fotos que são postadas, podem atrair olhares, tanto positivos como negativos.
Nas redes sociais mais conhecidas atualmente, temos o Facebook e o Twitter, como locais para conhecer melhor sobre a postura social do candidato. O linKedin, é ideal para encontrar os profissionais, onde é apresentado um pequeno currículo do candidato e atividades que esse já realizou. Ainda, pode ser utilizado o Instagram, para que o recrutador saiba a maneira como o candidato se comporta, as roupas que utilizam e a postura que as suas fotos buscam passar. 
Resultado de imagem para redes sociais"

Por mais qualificações que o profissional possua, há posicionamentos que podem fazer com que o candidato seja descartado na hora. Segundo o site Exame, os principais erros cometidos nas redes sociais e que afetam as decisões dos recrutadores são:
- Postagens ou fotos provocativas ou inapropriadas;
- Postagens com conteúdo sobre consumo de álcool ou drogas;
- Reclamações sobre ex-empregadores, colegas de trabalho ou empresas;
- Pouca habilidade de comunicação e erros na comunicação;
- Comentários discriminatórios/preconceituosos;
- Mentiras sobre qualificações;
- Informações confidenciais sobre ex-empregadores;
- Ligações com prática criminosas;
- Mentiras sobre uma ausência ou falta ao trabalho;
É interessante que seja feito uma análise antes da postagem, imaginando com a visão de um possível recrutador, se você contrataria ou não essa pessoa para ocupar um cargo em sua empresa.
Referências
AS REDES SOCIAIS NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Administradores.com.Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/as-redes-sociais-nos-processos-de-recrutamento-e-selecao. Acesso em: 25 de outubro de 2019.
QUAL O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Compleo.Disponível:http://blog.compleo.com.br/qual-o-impacto-das-redes-sociais-no-recrutamento-e-selecao/. Acesso em 25 de outubro de 2019. 
REDES SOCIAIS E O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. RH Portal.Disponível:https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/redes-sociais-e-o-processo-de-recrutamento-seleo/. Acesso em 25 de outubro de 2019.
PEREIRA, Diego. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPREGO. Disponível em:http://saiavip.com.br/a-influencia-das-redes-sociais-no-processo-de-selecao-de-emprego/. Acesso em: 25 de outubro de 2019.













Nenhum comentário:

Postar um comentário