sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Vamos falar sobre Inteligência Artificial?

Autor: Leandro Perin de Oliveira (14100846)

A Inteligência Artificial, ou simplesmente IA, é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.



É uma das áreas de mais destaque e que mais recebem investimentos na tecnologia, devido à ampla gama de possibilidades que a mesma proporciona. Porém, também é uma das tecnologias que mais levanta dúvidas e medo por parte das pessoas.

Vamos perder os nossos empregos?


A IA em conjunto com a Robótica estão desenvolvendo rapidamente, mas isso não é motivo para pânico. Iremos precisar sim passar por um novo período de adaptação das nossas tarefas, assim como aconteceu nas revoluções industriais do passado.



Uma IA bem aplicada pode auxiliar os humanos, cumprindo tarefas repetitivas e permitindo que as pessoas possam dedicar seu tempo em tarefas mais criativas.

As IAs são melhores que os humanos em tudo?


Não. Existem IAs de propósito específico e de propósito geral. IAs específicas, como as feitas para jogar xadrez por exemplo, serão com certeza mais eficientes que os humanos nessas tarefas. Porém não conseguirão executar nenhuma outra tarefa com a mesma maestria. IAs gerais executam muitas coisas, mas sem nenhuma especialização.



Em resumo, guardar todo o conhecimento do mundo em uma máquina é algo inviável, logo uma máquina não pode ter mais conhecimento e capacidade que os humanos em todas as esferas.

Quais vantagens a IA pode trazer para as pessoas?


Podemos dizer que a IA pode poupar, e muito, o tempo dos humanos. Seja realizando tarefas repetitivas, fazendo cálculos complexos ou até mesmo realizando tarefas cotidianas, como preparar café ao amanhecer por exemplo.

IAs podem ser aplicadas à acessibilidade, auxiliando cegos a enviar emails, surdos e conhecerem as frequências de uma música, e assim por diante.

IAs em conjunto com a Robótica podem proporcionar experiências incríveis, como um robô que faz tarefas domésticas em casa ou outro que cuide de um paciente num hospital.



Existem riscos?


Sim, como em qualquer outra área é necessário responsabilidade e maturidade aos desenvolvedores. Existem princípios fundamentais para os criadores das IAs, que ditam regras para garantir que os sistemas sejam seguros, confiáveis e transparentes.

Referências:

https://www.tecmundo.com.br/intel/1039-o-que-e-inteligencia-artificial-.htm
https://www.tecmundo.com.br/software/131986-inteligencia-artificial-4-mitos-podemos-parar-acreditar.htm
https://www.tecmundo.com.br/mercado/131763-para-serve-inteligencia-artificial-vantagens-riscos.htm
https://www.the-scientist.com/tag/artificial-intelligence

Nenhum comentário:

Postar um comentário