A internet vem aparecendo como um grande facilitador para o
turismo internacional e nacional também. Há um grande crescimento nos últimos
anos nas buscas por passagens aéreas, diárias em hóteis e pacotes de viagens.
Apesar de o turismo ainda não
representar grande parcela do e-commerce brasileiro (1% do market share),
segundo os dados do e-bit, o crescimento de recomendações e compartilhamento de
experiências no mundo online é de grande importância para fomentar esse setor,
assim como os outros.
A grande vantagem da internet é
principalmente a agilidade, quando comparada com os processos de reserva com
uma agência, podendo obter todas as informações diretamente de uma tela de um
celular. Segundo o sócio do ViajaNet, Alex Todres, no Brasil apenas 5% das
reservas são feitas online, enquanto na Europa esses números chegam a 25%.
Porém, de acordo com o Ebit, o mercado
nacional de turismo cresceu cerca de 73% a partir de 2012 até hoje, com a
utilização de smartphones por apenas 15% dos entrevistados pela empresa.
As reservas online são grande
facilitadores para os hotéis, principalmente para os hóteis e pousadas menores,
que tem pouca força de venda e marketing. As OTAs - online travel agencies - (Booking, Expedia,
Hotels, etc) servem como grande vitrine para esses hotéis independentes de
grandes redes, e com isso conseguem alavancar suas vendas e resultados.
Esses meios de venda, por serem gigantes,
investem fortemente em marketing, o que também o torna, além de um grande
parceiro do hotel, um grande concorrente também.
Os hotéis, principalmente menores, sofrem
com a dependência das OTAs e com os pagamentos de comissão que são cobrados por
essas agências online. Existe uma guerra entre hotéis e seus canais de reservas
direto ante as agências online de turismo.
A tecnologia trouxe novas frentes para o
turismo, porém, também trouxe a dependência das OTAs e com isso novos desafios.
O desafio tanto dos grandes hotéis quanto dos menores no momento é de lutar e
ao mesmo tempo manter parceria com as grandes OTAs como a Booking. E aí, o que
podemos esperar em um futuro próximo?!
Referências
HQBEDS. OTAs: o que são e porque são importantes? Disponível em: <https://www.hqbeds.com.br/otas-o-que-sao-e-porque-sao-importantes/>. Acesso em: 02 nov. 2018.
MARIANA ANSELMO. E-commerce Brasil. O mercado promissor do turismo online no Brasil. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-mercado-promissor-do-turismo-online-no-brasil/>. Acesso em: 02 nov. 2018.
THIAGO TERRA. Revista Exame. Turismo ganha força com estratégias online. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/marketing/turismo-ganha-forca-estrategias-on-line-581235/>. Acesso em: 02 nov. 2018.
ITravel (Ed.). Estudo aponta alta de 73% no turismo online nos últimos 5 anos. Disponível em: <http://itravel.com.br/estudo-aponta-alta-de-73-no-turismo-online-nos-ultimos-5-anos/>. Acesso em: 02 nov. 2018.
ERAN FEINSTEIN. Traveldailynews. OTA's vs. direct hotel bookings: Which is the leading trend in 2018? Disponível em: <https://www.traveldailynews.com/post/otas-vs-direct-hotel-bookings-which-is-the-leading-trend-for-2018>. Acesso em: 02 nov. 2018.
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