segunda-feira, 1 de julho de 2024

Futebol e as Mídias Sociais: Uma Revolução no Engajamento dos Torcedores com os Clubes

Redes Sociais e Virtuais

Diego Pereira Winter (22100934)

   Futebol e as Mídias Sociais: Uma Revolução no Engajamento dos Torcedores com os Clubes

Todos sabemos que o futebol é o esporte mais popular do mundo, e sempre foi uma poderosa ferramenta de conexão entre pessoas de diferentes origens e culturas. Com a popularização das mídias sociais, essa conexão sofreu um crescimento a níveis sem precedentes. As plataformas digitais modificaram a maneira com que os fãs interagem com seus times, jogadores e entre si. Neste artigo nós vamos analisar como as mídias sociais revolucionaram o futebol, enfatizando a interação entre clubes e torcedores, quais estratégias de marketing digital são utilizadas e o impacto das redes sociais na imagem dos jogadores, clubes e suas finanças.


A Conexão Direta entre Clubes e Torcedores

Graças às mídias sociais os clubes de futebol e seus torcedores podem ter uma comunicação direta. Algumas plataformas como X, Facebook, TikTok e Instagram acabam permitindo que os clubes compartilhem atualizações, notícias, vídeos de bastidores com conteúdos exclusivos. Essa comunicação direta além de manter os fãs informados sobre o que está acontecendo no clube, também reforça o vínculo emocional entre torcedor e clube.


Diversos clubes do Brasil e do exterior utilizam de estratégias digitais inovadoras para atrair e reforçar o vínculo com seus torcedores. Utilizam suas plataformas sociais para transmitir treinamentos ao vivo, entrevistas exclusivas com os jogadores, técnicos, entre outros, e compartilham até mesmo conteúdos criados pelos próprios fãs. Prática essa que não só aumenta o engajamento dos torcedores com o clube, mas também chama a atenção de um público global, possibilitando que haja um aumento na base de fãs do clube.


Jogadores como Influenciadores Digitais

Nos dias de hoje, os jogadores de futebol deixaram de ser apenas atletas e passaram a ser também influenciadores digitais; com milhares de seguidores e uma base de fãs própria, eles fazem sucesso nas redes sociais, independentemente dos clubes que atuam. Temos diversos exemplos como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Neymar Júnior, entre outros atletas que passam da casa de 200 milhões de seguidores apenas no Instagram. Esses jogadores utilizam de suas redes sociais para compartilhar momentos pessoais, momentos no clube, promover marcas e engajar causas sociais, influenciando milhões de pessoas no mundo todo.


A presença dos jogadores de futebol nas redes sociais, abre um leque de opções para os clubes e patrocinadores. Colaborando com esses jogadores / influenciadores, as marcas conseguem uma exposição muito grande e uma conexão genuína com o público. Além disso, os jogadores têm o poder de usar suas redes sociais para controlar suas próprias narrativas, respondendo de maneira direta a rumores, notícias, polêmicas, e se conectando de uma maneira mais pessoal com os fãs.



Estratégias de Marketing Digital no Futebol

  • Conteúdo Exclusivo e Atrativo

Os clubes de futebol muitas vezes utilizam das mídias sociais para fornecer conteúdos de maneira exclusiva para seus torcedores, como citado no começo deste artigo. Isso vai desde vídeos de bastidores, sessões de treinamento, viagens do clube, entrevistas exclusivas, eventos. Temos o exemplo de diversos times que produzem séries em parcerias com plataformas de streaming, como o Arsenal por exemplo, que oferecem aos torcedores essa visão mais profunda do dia a dia dentro do clube.


  • Engajamento em Tempo Real

As redes sociais permitem que os clubes possam interagir em tempo real com seus torcedores durante as partidas, publicando acontecimentos do jogo como gols, substituições, cartões, comentários. A maioria dos times do Brasil possuem páginas em suas redes sociais onde atualizam os torcedores do que está acontecendo durante a partida, permitindo com que os fãs também interajam ativamente durante os jogos.


  • Campanhas de Marketing Pagas

Uma ferramenta muito poderosa que é usada pelos clubes de futebol em suas redes sociais é a Publicidade Paga. As campanhas realizadas principalmente no Facebook e no Instagram permitem segmentar públicos específicos com base na sua localização, interesses e comportamentos. Campanhas essas que não só promovem os jogos e produtos do clube como também aumentam a visibilidade geral da marca.


Benefícios e Desafios das Mídias Sociais no Futebol

Benefícios

  1. Maior engajamento dos torcedores

As mídias sociais permitem, através de suas plataformas, uma interação maior dos torcedores com seus clubes e jogadores favoritos. Isso cria o que chamamos de comunidade global de torcedores, onde podem compartilhar suas experiências, acontecimentos e seu amor pelo clube.


  1. Aumento de Receita

Vendas de produtos, ingressos, planos de associação, entre outros fazem com que o clube tenha sua receita aumentada, e tudo isso acontece graças ao auxílio das redes sociais. A visibilidade que as mídias sociais proporcionam acaba atraindo um maior número de patrocinadores e consequentemente gerando mais receita para os clubes. O Sport Club Internacional recentemente teve um aumento expressivo no seu número de sócios após uma campanha feita nas redes sociais, “Cada um traz um”, onde o clube premiava o torcedor que indicasse amigos ou amigas para se associar ao clube, com um mês isento de mensalidade, o que a longo prazo acabou acarretando em um aumento de receita para o clube.


  1. Construção de Marca

  Através das mídias sociais, os clubes podem fortalecer sua marca, expressando seus valores e criando uma identidade única. Campanhas de sucesso nas redes sociais acarretam em melhoras significativas da percepção pública do clube.


Desafios

  1. Gestão de Crise

Nas redes sociais, por se tratar de um local de muito imediatismo, pequenos problemas podem acabar virando enormes crises se não forem geridos adequadamente. Os clubes devem sempre estar preparados para responder de maneira rápida polêmicas e críticas.


  1. Mudanças nos algoritmos

As plataformas digitais estão constantemente sofrendo mudanças, e isso afeta de maneira direta seus algoritmos, o que pode, por consequência, afetar a visibilidade do conteúdo. Por esse motivo os clubes devem sempre estar atualizados sobre essas mudanças.


  1. Manutenção de Autenticidade 

Com o grande número de conteúdos vindo de patrocinadores, é crucial que os clubes mantenham a autenticidade em suas postagens. Os fãs valorizam muito a transparência e podem perceber de maneira extremamente rápida quando um conteúdo é excessivamente comercial.


Conclusão: 

As mídias sociais mudaram radicalmente o cenário do futebol, possibilitando novas formas de engajamento entre torcedores, jogadores e clubes. Além de oferecer a enorme possibilidade de aumento de receitas, visibilidade e construção de marcas cada vez mais sólidas. No entanto também apresentam desafios que necessitam de cautela para serem geridos de maneira adequada. Através do uso inteligente das mídias sociais, o futebol vai continuar unindo pessoas no mundo todo e fortalecendo a paixão por este esporte em uma era cada vez mais digital.


Referências:

A INTERSEÇÃO da tecnologia e do marketing na transformação do futebol moderno. 2024. Disponível em: https://mantosdofutebol.com.br/2024/05/intersecao-da-tecnologia-e-do-marketing-na-transformacao-do-futebol-moderno/. Acesso em: 01 jul. 2024.


SOUZA, Marco Túlio de. A importância da mídia no futebol. 2023. Disponível em: https://www.maisfutebol.com.br/curiosidades-do-futebol/a-importancia-da-midia-no-futebol/. Acesso em: 01 jul. 2024.


        MENEZES, Werlen. Futebol e mídias sociais. 2018. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/futebol-           e-           m%C3%ADdias-sociais-dablio-menezes. Acesso em: 01 jul. 2024.

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