Aluna: Elizabeth Gregório Salgado
Você conhece o termo Crowdsourcing?
Crowdsourcing é uma maneira de
obter infomações através de uma rede com um grande grupo de usuários para a
resolução de um problema ou de uma tarefa. Este termo foi criado em 2005 por
Jeff Howe e Mark Robinson (Wikipédia 1), após a analise da utilização da
internet por empresas a fim de encontrar soluções de questões internas. O uso
popular da Internet tornou a comunicação e a coordenação extremamente baratas:
tarefas que seriam impossíveis de comunicar e coordenar,tornaram-se
extremamente fáceis e de fácil acesso.
O crowdsourcing pode agregar
valor significativo a um produto ou serviço e também pode gerar conexões
valiosas entre as pessoas e a empresa. Mas não são só as empresas que se
beneficiam com a prática do Crowdsoucing. A população tem utilizado desta
prática para se organizar com o intuito de protestar contra problemas sociais
como condições de segurança pública, de saúde,
entre outros, presentes em nosso cotidiano. Para ilustrar esta ação. podemos
citar o movimento “Vem pra rua”, que reuniu milhares de pessoas com um mesmo
propósito, sem que houvesse a necessidade de envolvimento de uma organização ou
de ser liderado por uma pessoa ou entidade para criar força, conforme artigo “As
jornadas de junho de 2013: O #vemprarua no Brasil”.
Crowdsourcing é a prática de
envolver uma "multidão" ou grupo para um objetivo comum - geralmente
inovação, solução de problemas ou eficiência. O crowdsourcing pode ocorrer em muitos níveis diferentes e em
vários setores. Graças à nossa crescente conectividade, agora é mais fácil do
que nunca para os indivíduos contribuírem coletivamente - seja com idéias,
tempo, experiência ou fundos - para um projeto ou causa. Essa mobilização
coletiva é crowdsourcing.
Esse fenômeno
pode fornecer às organizações acesso a novas ideias e soluções, envolvimento
mais profundo do consumidor, oportunidades de cocriação, otimização de tarefas
e redução de custos. A Internet e as mídias sociais aproximaram as organizações
de seus stakeholders, lançando as bases para novas maneiras de colaborar e
criar valor juntos como nunca antes.
Um dos maiores exemplos de crowdsourcing é a Wikipédia. A Wikipédia é uma referência quando se trata de enciclopédia online. O site foi criado inteiramente por meio da colaboração dos internautas. A atualização, manutenção e correção das informações contidas no site é feita pelos próprios usuários.
Uma prática comum pelas empresas
atualmente é a utilização de campanhas colaborativas para criação de novos
produtos. A Coca-Cola, por exemplo, é mas das empresas que mais utiliza o crowdsourcing
como estratégia de marketing, é comum o lançamento de concursos de vídeos,
slogans e até design para novas embalagens. Geralmente, essas campanhas
oferecem prêmios para os vencedores, a premiação pode normalmente é feita em
forma de dinheiro, viagens e outras alternativas criativas relacionadas com a
empresa. A Azul e a Netflix, lançaram em 2008 e 2012 respectivamente, desafios
para o público em geral, porém, ao final, ambas não escolheram a proposta
vencedor para representar a marca.
O crowdsourcing atinge todas as
interações sociais e comerciais. Está mudando a forma como trabalhamos,
contratamos, pesquisamos, produzimos e comercializamos. Os governos estão
aplicando o crowdsourcing para capacitar os cidadãos e dar uma voz maior às
pessoas. Em ciência e saúde, o crowdsourcing pode democratizar a resolução de
problemas e acelerar a inovação. Com a educação, ela tem o potencial de
revolucionar o sistema, assim como o crowdfunding está atualmente desafiando os
processos bancários e de investimento tradicionais.
Para finalizar, segue abaixo
exemplos de plataformas utilizadas atualmente nesta proposta de colaboração coletiva:
· Creative Commons: site que busca arquivos licenciados para compartilhamento de conteúdo
jornalístico, fotos e vídeos de forma gratuita;
· Crowdtest: dá a oportunidade para que os cadastrados testem seu aplicativo, antes
de lançá-lo ao mercado;
· Kaxola: plataforma de crowdsourcing que ajuda na divulgação
de ideias e projetos, sendo uma ótima fonte para empreendedores pesquisarem por
inovação;
· WeDoLogos: empresas podem contratar designers freelancers para a criação de
sua identidade visual e demais projetos na área.
REFERÊNCIAS :
DESCONHECIDO. Crowdsourcing. 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing>. Acesso em: 08 nov. 2018.
ENDEAVOR. Mil cabeças pensam melhor que uma: saiba tudo sobre crowdsourcing. 2018. Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/crowdsourcing/>. Acesso em: 08 nov. 2018.
TEAM, Content. Crowdsourcing: O que é e como utilizar a favor da empresa? 2017. Disponível em: <https://blog.ambracollege.com/crowdsourcing-utilize-a-favor-da-empresa/>. Acesso em: 08 nov. 2018.
REFERÊNCIAS :
DESCONHECIDO. Crowdsourcing. 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing>. Acesso em: 08 nov. 2018.
ENDEAVOR. Mil cabeças pensam melhor que uma: saiba tudo sobre crowdsourcing. 2018. Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/crowdsourcing/>. Acesso em: 08 nov. 2018.
TEAM, Content. Crowdsourcing: O que é e como utilizar a favor da empresa? 2017. Disponível em: <https://blog.ambracollege.com/crowdsourcing-utilize-a-favor-da-empresa/>. Acesso em: 08 nov. 2018.
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