terça-feira, 22 de maio de 2018

Utilização das Redes Sociais por Clubes de Futebol – Diversas formas de interação com a torcida


Utilização das Redes Sociais por Clubes de Futebol – Diversas formas de interação com a torcida

A utilização das redes sociais como forma de comunicação e informação atinge, hoje, quase todas as esferas da sociedade. Segundo dados do Sebrae, 73% dos brasileiros estão cadastrados em redes de relacionamento. Grande oportunidade para organizações. Nos dias de hoje, identificamos inúmeras empresas, as quais estão presentes nas plataformas e, dessa forma, se comunicam com seus clientes. 

Além dos dados sobre redes sociais e a importância delas na comunicação empresarial nos dias de hoje, deve-se citar os dados sobre o futebol. Conforme Mokfianski e Alvetti (2017 p.1), o esporte em questão representa 81% das preferências dos brasileiros. Visto o crescimento da utilização das redes e a paixão do Brasil pelo futebol, hoje os principais clubes do país possuem páginas oficiais com geração de conteúdo de marketing digital e relacionamento com seus torcedores.

As redes com mais impacto causado pelos clubes são o Facebook, Twitter e Instagram. Dos 40 principais times cadastrados nas plataformas citadas em cima, são movimentados, em curtidas na própria página, mais de 60 milhões de pessoas. Segundo dados do Ibope, destacam-se, como líderes do ranking: Corinthians (19 milhões de curtidas), Flamengo (18,5 milhões de curtidas), São Paulo (11 milhões de curtidas) e Palmeiras (8 milhões de curtidas).

Geração de Receita

Direta ou indiretamente, os clubes presentes podem gerar receita com as redes sociais. Exemplo disso, segundo reportagem de maio de 2017 do Blog Chuteira F.C. da revista Carta Capital, são os clubes europeus, os quais possuem valor de marca em suas mídias sociais. Esse é medido através do número de seguidores, interação com o público e a geração de receita com as redes. O líder do ranking mundial de valor das redes sociais é o Barcelona (U$ 25,3 milhões), em segundo encontra-se o Real Madrid (U$17,2 milhões), seguido por Manchester United (U$ 12,1 milhões). Os três primeiros colocados no valor de marca das redes, possuem, juntos, mais de 400 milhões de seguidores, possuindo quase 3 bilhões de interações.

Os clubes brasileiros estão longe de ser destaque de geração de valor de marca nas redes. Os principais clubes brasileiros começaram a explorar valores monetários nas redes tarde. Em 2015, conforme dados da reportagem do blog citado acima, Corinthians, Palmeiras e São Paulo possuíam como valor de contrato para exposição em suas redes U$1,5 milhões, bem abaixo dos clubes europeus.

Fonte: Youtube Oficial da SE Palmeira
As redes sociais permitem aos clubes explorarem melhor a visibilidade dos seus patrocinadores. Um exemplo disso é o Palmeiras. Desde 2015 possui contrato firmado com a Faculdade das Américas (FAM) de U$2,6 milhões pelos naming rights do seu canal no YouTube, antiga TV Palmeiras.
Talvez o ponto mais indireto na geração de receita, proveniente das redes sociais, para os clubes, é a divulgação para captação de novos sócios. Sendo os sócios adimplentes uma das principais fontes de receita dos times brasileiros, as redes sociais viraram formas de divulgação dos benefícios dos programas “sócio-torcedor”. Dessa forma os times buscam o aumento do impacto e captação dos torcedores do time aos seus programas. 

Modelos de Uso e Relacionamento com o Torcedor                       

Observando as redes sociais dos maiores clubes do Brasil, identificam-se modelos de uso parecidos para as plataformas.

Através das mídias os torcedores podem acompanhar os jogos do seu clube no tempo real. Um exemplo de destaque, que já virou reportagem do site globoesporte.com e, de vez em quando, viraliza nas redes são as plataformas digitais do Paraná Clube. Terceiro clube do estado do Paraná e participante da série A de 2018, o clube explora muito bem seu Facebook e Twitter  na interação com sua apaixonada torcida.

No ano de 2017 o Paraná Clube atingiu, após 10 anos, o tão sonhado acesso a série A e uma boa campanha na Copa do Brasil. Durante as boas campanhas dentro do campo, o clube começou a investir na interação com seus torcedores através de seu Face e de seu Twitter. Projetos como o Cale quem dúvida, o qual visava trazer o torcedor para o jogo Paraná x Internacional no estádio de um de seus rivais, trouxeram resultado. O jogo bateu recorde de público no estádio Arena da Baixada. Conforme dados de reportagem de novembro de 2017 do site Gazeta do Povo, a gestão das redes sociais do time obteve sucesso. Nos meses de setembro, outubro e novembro, as páginas oficiais do Paraná foram as que mais cresceram em seguidores, aumentando em quase 10% suas curtidas.

Fonte: Twitter Oficial Paraná Clube
Quem segue o Paraná Clube no Twitter ou Facebook, identifica um jeito diferente e pouco formal de relacionamento com seus torcedores. Os textos que compõe o tempo real dos jogos clube são lotados de emoção e uma forma de narrar os jogos torcendo, fazendo com que o alcance de suas publicações alcance não, somente, seus torcedores como os de outros times.

Nos anos de 2017 e 2018, outro clube paranaense chamou atenção por modo de uso de suas redes sociais, dessa vez o Atlético Paranaense. Em litígio com a principal emissora do país, a Rede Globo, no dia primeiro de março de 2017, o time transmitiu o principal clássico do Paraná, o Atletiba, através de seu Facebook e seu canal no Youtube, dessa forma não cedendo os direitos de imagem do jogo para o canal de televisão. Segundo dados do seu próprio site, o clube informou que o impacto da transmissão online ultrapassou 8 milhões de pessoas. Visto o sucesso do projeto, na final do Campeonato Paranaense de 2018, entre os mesmos times, o modelo de transmissão foi o mesmo, através do Facebook dos clubes envolvidos. Essa forma de transmissão foi inovadora no país. Nunca antes no território nacional um jogo havia sido transmitido por redes sociais.

Fonte: Facebook Oficial Atlético Paranaense
Outro ponto de interação com torcedores a ser destacado neste artigo, são publicações, normalmente semanais pelo que pode-se observar, que mostram fotos de torcedores mirins, torcedores com a camisa do clube em outros países, dentro do estádio etc. Exemplos de campanhas como essa, são visíveis nas redes sociais de times como Figueirense FC, Santos FC, Avaí FC, entre outros.

Por fim, outro fim dado às redes sociais pelos clubes, é de mostrar o dia-a-dia de treinamentos, viagens e divulgação dos jogos das equipes. Esse modo de uso é corriqueiro utilizado pela maioria dos clubes brasileiros.




Referências
MOKFIANSKI, Karoline; ALVETTI, Celina . O uso das redes sociais pelos clubes de futebol : o Facebook do Coritiba Foot Ball Club. 2017. 13 p. Artigo (Ciências da Comunicação)- Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC PR, Curitiba, 2017. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-1607-1.pdf>. Acesso em: 21 maio 2018.


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