quinta-feira, 29 de junho de 2017

Video Game e Educação especial

Os videogames foram criados em 1947 e desde então vem crescendo de maneira vertiginosa, se tornando, atualmente, um dos mercados que mais movimenta dinheiro no mundo. A tecnologia utilizada nos games, também cresce em uma proporção absurda, já que a tecnologia é um dos principais diferencias quando se trata de jogos eletrônicos.

O crescimento da tecnologia nos videogames foi tão grande, que muitas ferramentas de jogos começaram a ser utilizadas em outras áreas, como no treinamento de pilotos, policiais e até mesmo em autoescolas. a área da educação, os games também foram implementados, fazendo com que os alunos tenham mais interesse em aprender, gerando assim um melhor aproveitamento para os estudantes.

Uma das tecnologias que mais revolucionou os games na atualidade foi o kinect, lançado em 2010.
Esta tecnologia faz com que seja possível interagir com os jogos utilizando apenas os movimentos do corpo, sem a utilização de controles. Outra característica do kinect é que se pode utiliza-lo não só nos videogames como também em computadores se utilizado junto com softwares de adaptação, sendo assim, existe uma maior liberdade para o uso desta ferramenta.

Uma estudante de engenharia de Joinville desenvolveu um tipo de jogo com o kinect para desenvolver o raciocínio e coordenação motora e implementou esta ferramenta na apae da cidade como se pode ver no vídeo disponibilizado no link:
tecnologia na esducação especial

No vídeo se percebe que a ferramenta faz com que se as pessoas tenham muito mais interesse e foco na hora de realizar os exercícios, além de ser muito mais prazeroso para eles.

É interessante analisar as inúmeras formas que as tecnologias podem ser utilizadas e os benefícios que a sua utilização pode trazer para quem a usa, se for usada de forma correta. E as tecnologias tendem a crescer cada vez mais, sendo impossível prever o que o virá em um futuro não muito distante.

Fontes:
http://www.pong-story.com/intro.htm
http://www.xbox.com/pt-BR/projectnatal/



Nenhum comentário:

Postar um comentário