segunda-feira, 3 de julho de 2017

AS 5 PRINCIPAIS DIFICULDADES DE SE APLICAR A EDUCAÇÃO À DISTANCIA E A UTILIZAÇÃO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM


A evasão dos estudantes representa um dos mais preocupantes problemas da EAD, enfrentados na atualidade, as conseqüências deste fenômeno afetam tanto a própria instituição docente como aos seus alunos,não se sabendo o certo sobre a razão que leva este ambandono, ficando-se divido entre se é a frustação da aprendizagem recebida ou os perfis dos estudantes não se encaixam com esta modalidade de ensino, a exemplo da falta de motivação no auto-estudo, capacidades destas que são primordiais para o estudante conseguir superar os obstaculos inerentes a modalidade. Baseado em estudos da Universidade Federal de Alagoas e complementado pela minha experiencia e vivencia nas disciplinas cursadas – Redes Sociais e Virtuais, Ambientes Virtuais de Amprendizagem – seleciono as cinco maiores dificuldades em se aplicar a EaD e a utlização dos AVA’s.

1) O modus-operandi do Curso EaD e a Dificuldade do Aluno em Entende-lo - Os alunos apresentam, durante seu processo de estudo inicial, dificuldades de tempo, de organização e planejamento sobre quando e como estudar, além da confusão sobre as condições e demandas das tarefas de aprendizagem, já que reconhecem que se trata de uma experiência de aprendizagem nova diante da qual não sabem como atuar. Estas dificuldades respondem a uma diferença entre suas expectativas iniciais de dedicação e esforço, e as demandas reais de estudo a distância, que se apresentavam desconhecidas, devido a sua falta de experiência como alunos dessa modalidade.

2) Insuficiente Domínio Técnico das TIC - Principalmente da Internet, a inabilidade em lidar com as TIC cria dificuldades em acompanhar as atividades propostas pelos cursos a distância, como receber e enviar e-mail, participar de chats, de grupos de discussão, visitar links sugeridos. A EaD baseada nas TIC requer uma alfabetização tecnológica que pode se tornar um obstáculo insuperável para alguns.

3) Falta de Competência para a Tutoria Online - Devido às dificuldades de comunicação, falta de estímulo, demora no feedback dos exercícios enviados, além disso existe o fato de o aluno online geralmente está sozinho diante do computador, portanto, não há quem solucione suas dúvidas imediatamente. A comunicação entre o professor e o aluno se dá quase que exclusivamente por meio do verbal escrito assincrônico, as mensagens na maior parte das vezes não se dão em tempo real, as vezes não conseguindo atinfgir a sua totalidade.

4) Administração do Tempo - A falta de tempo pode ser critica para muitos estudantes online, seja por uma inadequada organização pessoal, seja por excesso de trabalho no ambiente de trabalho, ou por não conciliar adequadamente o tempo que se dedica a formação com as obrigações laborais e familiares.
5) Criação de Expectativas Irreais na EaD Uma expectativa perigosa é considerar que a formação online requer pouco ou nenhum esforço, comparada com outras formas de aprendizagem. Ao contrário, a EaD online exige saber manejar o ambiente virtual, saber onde está e o que necessita, como conseguir o que precisa, ler e escrever mensagens, ler e estudar o material de aprendizagem, redigir atividades e exercícios, aplicar ou gerenciar instrumentos.


Referências:
Aritigo: DIFICULDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE, Luis Paulo Leopoldo Mercado - Universidade Federal de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário