A
evasão dos estudantes representa um dos mais preocupantes problemas da EAD,
enfrentados na atualidade, as conseqüências deste fenômeno afetam tanto a
própria instituição docente como aos seus alunos,não se sabendo o certo sobre a
razão que leva este ambandono, ficando-se divido entre se é a frustação da
aprendizagem recebida ou os perfis dos estudantes não se encaixam com esta modalidade
de ensino, a exemplo da falta de motivação no auto-estudo, capacidades destas
que são primordiais para o estudante conseguir superar os obstaculos inerentes
a modalidade. Baseado em estudos da Universidade Federal de Alagoas e complementado
pela minha experiencia e vivencia nas disciplinas cursadas – Redes Sociais e
Virtuais, Ambientes Virtuais de Amprendizagem – seleciono as cinco maiores
dificuldades em se aplicar a EaD e a utlização dos AVA’s.
1) O modus-operandi do
Curso EaD e a Dificuldade do Aluno em Entende-lo - Os alunos apresentam, durante seu processo de estudo inicial,
dificuldades de tempo, de organização e planejamento sobre quando e como
estudar, além da confusão sobre as condições e demandas das tarefas de
aprendizagem, já que reconhecem que se trata de uma experiência de aprendizagem
nova diante da qual não sabem como atuar. Estas dificuldades respondem a uma
diferença entre suas expectativas iniciais de dedicação e esforço, e as
demandas reais de estudo a distância, que se apresentavam desconhecidas, devido
a sua falta de experiência como alunos dessa modalidade.
2)
Insuficiente Domínio Técnico das TIC - Principalmente da Internet, a inabilidade
em lidar com as TIC cria dificuldades em acompanhar as atividades propostas
pelos cursos a distância, como receber e enviar e-mail, participar de chats, de
grupos de discussão, visitar links sugeridos. A EaD baseada nas TIC requer uma
alfabetização tecnológica que pode se tornar um obstáculo insuperável para
alguns.
3)
Falta de Competência para a Tutoria Online - Devido às dificuldades
de comunicação, falta de estímulo, demora no feedback dos exercícios enviados,
além disso existe o fato de o aluno online geralmente está sozinho diante do
computador, portanto, não há quem solucione suas dúvidas imediatamente. A
comunicação entre o professor e o aluno se dá quase que exclusivamente por meio
do verbal escrito assincrônico, as mensagens na maior parte das vezes não se
dão em tempo real, as vezes não conseguindo atinfgir a sua totalidade.
4)
Administração do Tempo - A falta de tempo pode ser critica para muitos estudantes online,
seja por uma inadequada organização pessoal, seja por excesso de trabalho no
ambiente de trabalho, ou por não conciliar adequadamente o tempo que se dedica
a formação com as obrigações laborais e familiares.
5) Criação de Expectativas Irreais na EaD – Uma expectativa perigosa
é considerar que a formação online requer pouco ou nenhum esforço, comparada
com outras formas de aprendizagem. Ao contrário, a EaD online exige saber
manejar o ambiente virtual, saber onde está e o que necessita, como conseguir o
que precisa, ler e escrever mensagens, ler e estudar o material de
aprendizagem, redigir atividades e exercícios, aplicar ou gerenciar instrumentos.Referências:
Aritigo: DIFICULDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE, Luis Paulo Leopoldo Mercado - Universidade Federal de Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário