quinta-feira, 8 de junho de 2017

INCLUSÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM



  INCLUSÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM


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Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser definidos como um ambiente de aprendizagem que tem a capacidade de oferecer condições de aprendizagens aos alunos. Dentre estes, alunos e professores podem utilizar fóruns, compartilhamento de documentos, ferramentas para avaliação e chatas, assim permitem que várias oportunidades didáticas de maneira semelhante a outros espaços educativos.
Assim, esta estrutura cria uma disponibilidade para um espaço de desenvolvimento para abordagens educacionais, que assim muda concepções que se havia sobre o processo de ensino e aprendizagem, assim, muda o ambiente físico da sala de aula e escola.


Com o uso de e-books, livros didáticos virtuais, áudio books e outros recursos podemos respeitar as necessidades individuais de cada aluno. Estes são recursos educacionais os quais podem trabalhar os conteúdos específicos de uma disciplina com uma sequência didática. Pelo seu formato, eles possibilitam ainda que sejam usados em sequência ou em partes oferecendo informações multimídia, recursos interativos e atividades avaliativas.

Então, com objetivo de facilitar e possibilitar o acesso digital softwares e hardwares estão e foram desenvolvidos com a finalidade de facilitar o acesso a pessoas com necessidades especiais aos ambientes virtuais.

Os responsáveis por desenvolver os ambientes virtuais, podem contar com avaliações dos sites, são programas que analisam os sites em questão da acessibilidade. Alguns programas são: DaSilva, Examinator e o Hera.

As páginas na web são projetas com alguns cursos de acessibilidade, que ampliam a visibilidade, o acesso no site e assim favorecendo uma maior inclusão de pessoas com necessidades especiais, idosas e que não possuem muitos recursos tecnológicos  em certas situações.

O quadro apresenta alguns cenários e barreiras que deficientes visuais encontram ao utilizar a web.


Na história o desenvolvimento da EAD foi acompanhada a evolução de recursos tecnológicos, alguns autores destacam 5 gerações da EAD:

- primeira geração: desenvolvida através dos estudos por correspondência; 
- segunda geração: caracterizada pelos cursos transmitidos por rádio e televisão; 
- terceira geração: utilizava como recurso as diversas tecnologias da comunicação; 
- quarta geração: utiliza como recurso a teleconferência;
- quinta geração: salas virtuais com base na utilização dos computadores na internet. 

Os avanços das TICs vem possibilitando uma criação de ambientes virtuais de aprendizagem, sendo potencializado pelos recursos da internet.

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem possuem muitos recursos para interação, comunicação e locais onde os integrantes podem guardar os conteúdos utilizando diversas mídias (texto, imagem, som).

O  desenvolvimento dos cursos a distância necessita de uma equipe, formada por pedagogos, web designer, tutores, redatores, equipe de suporte técnico e design instrucional. É esta equipe que definirá a plataforma de aprendizagem que melhor se adéqua aos objetivos institucionais.

É de grande importância que as pessoas portadoras de necessidades especiais sintam-se e sejam inseridas na sociedade, podendo acessar recursos na internet e participar de cursos a distância.



By: Angélica Vieira

Referência:

Silva, da Siony. ACESSIBILIDADE DIGITAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Revista GEINTEC.


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