sexta-feira, 9 de junho de 2017

O uso da internet como ferramenta pedagógica



O uso da internet como ferramenta pedagógica


Andressa da Silva Chaves
16150253
Ambientes Virtuais de Aprendizagem

                                           

A Internet teve inicio na década de 1960, no período da Guerra Fria, com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (USA), que desenvolveu a Advanced Research Projects Agency (ARPA), que tinha o intuito de desenvolver projetos para garantir a segurança do país em caso de acidentes nas comunicações, evitando a perda de dados e informações em caso de ataques de guerra.

A Internet tornou-se a invenção de maior destaque dentre muitas outras no meio da comunicação e disseminação de informações. Nas décadas de 1970 e 1980, a Internet passou a ser utilizada não somente para fins militares, mas tornou-se um importante meio de comunicação acadêmico.
Atualmente, com o avanço crescente da internet e das tecnologias, está cada vez mais fácil o acesso a esses recursos. As aulas ganharam um novo formato, os professores podem usar vídeos, imagens ilustrativas, artigos, softwares e redes sociais para ajudar na exposição do conteúdo ensinado na sala.

Souza e Gitahy (2010, p.27), a respeito da evolução dos recursos utilizados para registros, complementam:

As informações que vinham sendo transferidas de séculos a séculos por meio
de recursos como a pedra, papiro, papel, giz, é hoje transmitida por meio de
bits, códigos digitais, mensagens virtuais, e-mails; essa evolução tecnológica
proporciona conhecimentos que também podem ser utilizados como recurso
educacional no ambiente escolar.

     Fonte: UOL Educação

No ambiente educacional, a Internet vem assumindo uma importante função de apoio pedagógico, com mediador de uma aprendizagem dinâmica.  Não substitui a figura do professor, somente o auxilia. Porém, para que essa ferramenta seja bem utilizada é necessário que o professor saiba fazer uso e aproveitar da melhor maneira possível.
Com a chegada do computador nas escolas, alguns professores começaram a usufruir desta tecnologia no seu dia a dia, o que deu um novo olhar ao processo de ensino-aprendizagem. Mas, mesmo assim, isso não atingiu uma grande gama de professores, devido à resistência de uns e a dificuldade de outros. Muitas vezes essas dificuldades estão relacionadas à falta de recursos e treinamento dos docentes.

A Internet é uma ferramenta de grande valia ao professor que está atento a novidades. O papel do professor não é somente coletar informação, mas, sim, trabalhar as informações. Para isso, é necessária uma atualização constante. O professor frente à introdução da Internet não pode sofrer de intimidação, pois ele é um dos responsáveis pelo sucesso desta nova técnica de educação. É neste campo que professores e alunos estão mais próximos uma vez que ambos sentirão uma grande necessidade de atualização.

Aqui estão alguns sites que podem auxiliar o professor para uma organização do ensino utilizando os recursos disponíveis na internet:  https://canaldoensino.com.br/blog/12-sites-que-todo-professor-deveria-conhecer

 Para ensinar utilizando a Internet, é necessário que o professor esteja atento. Diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação se torna mais interessante do que o necessário trabalho de interpretação. É importante que o professor esteja atento ao ritmo de cada aluno, motivando o aluno para a importância do tema que está sendo proposto na Internet, e não somente pelo uso da Internet. O êxito está em integrar o tema proposto à Internet.

Os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis, de endereços dentro de endereços, de imagens e textos que se sucedem ininterruptamente. Neste caso, é importante o acompanhamento do professor para organizar, junto com os alunos, a pesquisa efetuada, a coleta de material que seja pertinente ao tema proposto em aula.



A introdução da Internet na escola é uma mudança e, como tal, ela causa resistência. Umas das formas de se utilizar a Internet é escolhendo um tema, determinando os objetivos de aprendizagem e preparando as atividades, para alcançar este objetivo. É importante estabelecer e seguir etapas no uso da Internet. Deve-se fazer o possível para que sejam simples e diretas e para que todos os alunos da classe ou da escola, bem como os pais dos alunos, declarem tê-las compreendido e se comprometam a respeita-las.
Contudo percebe-se, que a Internet utilizada de maneira errada pode causar danos à qualidade do ensino. O pesquisador Primo chama atenção para a má utilização das tecnologias:

A utilização burocrática das novas tecnologias de mediação pode apenas mecanizar a educação, sofisticar métodos reprodutores e transmissionistas e valorizar técnicas de controle dos estudantes. Ocupar alunos em clicar botões de “avanço” e “recuo” em uma interface limitada de ensino à distância é tentar dissimular um texto linear e fechado através de uma fantasia tecnológica de interatividade. (2001, p.14)

Percebe-se que esses agravantes, juntamente com a falta de organização e capacitação dos profissionais da educação, caracterizam o uso inadequado da Internet, contribuindo para uma educação de má qualidade, que pode formar alunos desestimulados e sem senso crítico.

O uso dos computadores e Internet podem inovar, mas também podem reproduzir um ensino tradicional, pois o fato de usar as tecnologias não garante a qualidade do ensino, mas sim a forma como são utilizadas.
Nesse sentido, os professores precisam se dispor de métodos interativos e socializadores para estimular uma aprendizagem significativa e romper com métodos tradicionais.


No vídeo abaixo, algumas dicas para o professor estabelecer um ensino pedagógico combinado com o uso da internet como ferramenta de auxilio.





Referências:

 PINTO, A. SILVA, C. SILVA, J. O Uso da Internet como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Filosofia: uma aplicação com alunos do ensino médio de uma escola estadual. Revista iTEC – Vol. IV, Nº 4, Jul. 2012.

SOUZA, M. O uso da internet como ferramenta pedagógica para os professores do ensino fundamental. Curso de licenciatura em Informática, UAB, 2013.

FERNANDES, L. A internet como ferramenta de apoio ao professor em sala de aula. Monografia de pós-graduação, UNESC, 2004.

3 comentários:

  1. gente esse vídeo é muito bom qual o nome do professor para que eu possa o acompanhar?

    ResponderExcluir
  2. Neste vídeo, faltam algumas informações básicas como o nome do Professor, o título da temática que ele está tratando, se o vídeo tem alguma licença para disponibilização, o link original, créditos de edição, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. André Azevedo da Fonseca
      Excelente professore, didático e superatual. Acompanha e está a frente do seu tempo.

      Excluir