ESCRITO POR: LUCAS MIQUILINI
Nos últimos anos o uso das
redes sociais se popularizou no mundo em virtude de diversos fatores, sendo os
mais relevantes o aumento do acesso à internet pela população mundial e a
disseminação dos smartphones. Dadas tais mudanças, foi necessária por parte das
empresas uma reestruturação de seu sistema de comunicação, de seu modo de lidar
com o público alvo, bem como tais mudanças permitiram o surgimento de novas
empresas que já trouxeram consigo como principal modo de interação o contato
através de redes sociais.
Estatísticas
sobre o uso da Internet
Fonte: Internet World Stats, http://www.Internetworldstats.com/stats.htm
Embora ainda metade da
população mundial tenha acesso à internet, os números aumentaram
significativamente dos anos 2000 até os dias atuais, chegando à casa dos quase
8.000% na África e 2.000% na América Latina.
Rosa (2010) diz que os
próprios conceitos tradicionais de comunicação de Marketing estão em mudança
com a Internet, já que o consumidor consegue percorrer o caminho do
reconhecimento, para o interesse e do desejo para a compra, totalmente online e
na mesma sessão (com economia de tempo).
Tendo em mente esta visão,
as empresas mudaram suas estratégias e passaram a fazer campanhas mais
interativas nas redes sociais com o objetivo de popularizar seus serviços e
produtos e ao mesmo tempo ter acesso a reação dos usuários, haja vista que nas
redes tudo ocorre de modo instantâneo.
Segundo Martin et all.
(2008)
“..., apesar de
aspectos culturais serem importantes para formação de conexões nas redes de
relacionamento, gostos ou preferências semelhantes podem também constituir
importantes formadores de conexões. Exemplificando, pessoas com origens
culturais diferentes podem ter gostos musicais semelhantes. Nesse caso, quanto
mais próximos os gostos musicais dos indivíduos, maior a probabilidade de
formação de conexão, uma vez que esses indivíduos podem frequentar os mesmos
shows ou acessar os mesmos fóruns on-line.” (p.166).
A NETFLIX é um exemplo de
empresa que investe no marketing interativo utilizando de recursos na cultura
local de um país para disseminar seu conteúdo. Com o objetivo de promover suas
séries no Brasil, utilizou de diversas personalidades da mídia brasileira com o
intuito de alcançar o maior número de pessoas e atrair mais público para sua
plataforma de entretenimento online.
Alguns dos vídeos em que a
empresa interage com o público brasileiro:
Inês Brasil, Valesca Popozuda
e Narcisa Tamborideguy
João Kléber
Xuxa
É de suma importância para
as empresas, para que sobrevivam as mudanças tecnológicas que ocorrem em uma
velocidade surpreendente, que se adaptem as novas demandas do mercado. O antigo
modo de promover já não basta para conquistar o consumidor agora mais exigente
e solicito por coisas novas e diferenciadas para atrair sua atenção.
As redes sociais, a internet
e as novas tecnologias acostumaram o consumidor a altas expectativas e nada
menos do que surpreendente será capaz de fazê-lo dedicar seu tempo ao que as
empresas têm a oferecer.
Referências
BASSO,
L. F. C; KIMURA, H; MARTIN, D. M. L. Redes
Sociais e o marketing de inovações. Encontro de Marketing da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2006.
ROSA,
N. G. H. da. O Impacto das redes sociais
no marketing: perspectiva portuguesa. Universidade Técnica de Lisboa. 2010.
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