domingo, 11 de junho de 2017

MARKETING E REDES SOCIAIS

ESCRITO POR: LUCAS MIQUILINI



Nos últimos anos o uso das redes sociais se popularizou no mundo em virtude de diversos fatores, sendo os mais relevantes o aumento do acesso à internet pela população mundial e a disseminação dos smartphones. Dadas tais mudanças, foi necessária por parte das empresas uma reestruturação de seu sistema de comunicação, de seu modo de lidar com o público alvo, bem como tais mudanças permitiram o surgimento de novas empresas que já trouxeram consigo como principal modo de interação o contato através de redes sociais.
Estatísticas sobre o uso da Internet
Fonte: Internet World Stats, http://www.Internetworldstats.com/stats.htm

Embora ainda metade da população mundial tenha acesso à internet, os números aumentaram significativamente dos anos 2000 até os dias atuais, chegando à casa dos quase 8.000% na África e 2.000% na América Latina.
Rosa (2010) diz que os próprios conceitos tradicionais de comunicação de Marketing estão em mudança com a Internet, já que o consumidor consegue percorrer o caminho do reconhecimento, para o interesse e do desejo para a compra, totalmente online e na mesma sessão (com economia de tempo).
Tendo em mente esta visão, as empresas mudaram suas estratégias e passaram a fazer campanhas mais interativas nas redes sociais com o objetivo de popularizar seus serviços e produtos e ao mesmo tempo ter acesso a reação dos usuários, haja vista que nas redes tudo ocorre de modo instantâneo.
Segundo Martin et all. (2008)
“..., apesar de aspectos culturais serem importantes para formação de conexões nas redes de relacionamento, gostos ou preferências semelhantes podem também constituir importantes formadores de conexões. Exemplificando, pessoas com origens culturais diferentes podem ter gostos musicais semelhantes. Nesse caso, quanto mais próximos os gostos musicais dos indivíduos, maior a probabilidade de formação de conexão, uma vez que esses indivíduos podem frequentar os mesmos shows ou acessar os mesmos fóruns on-line.” (p.166).

A NETFLIX é um exemplo de empresa que investe no marketing interativo utilizando de recursos na cultura local de um país para disseminar seu conteúdo. Com o objetivo de promover suas séries no Brasil, utilizou de diversas personalidades da mídia brasileira com o intuito de alcançar o maior número de pessoas e atrair mais público para sua plataforma de entretenimento online.

Alguns dos vídeos em que a empresa interage com o público brasileiro:

Inês Brasil, Valesca Popozuda e Narcisa Tamborideguy

João Kléber

Xuxa


É de suma importância para as empresas, para que sobrevivam as mudanças tecnológicas que ocorrem em uma velocidade surpreendente, que se adaptem as novas demandas do mercado. O antigo modo de promover já não basta para conquistar o consumidor agora mais exigente e solicito por coisas novas e diferenciadas para atrair sua atenção.
As redes sociais, a internet e as novas tecnologias acostumaram o consumidor a altas expectativas e nada menos do que surpreendente será capaz de fazê-lo dedicar seu tempo ao que as empresas têm a oferecer.

Referências

BASSO, L. F. C; KIMURA, H; MARTIN, D. M. L. Redes Sociais e o marketing de inovações. Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2006.


ROSA, N. G. H. da. O Impacto das redes sociais no marketing: perspectiva portuguesa. Universidade Técnica de Lisboa. 2010.

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