Na Sociedade da Informação e do Conhecimento na qual vivemos, vemos a ocorrência da virtualização de
muitos processos, inclusive de processos educacionais. Ao penar na Economia da Informação, uma parte dessa sociedade, vemos
que a educação está inserida em uma parte específica de sua cadeia de valor, o downstream.
No mercado, é possível encontrar uma ferramenta on-line que abrange os valores virtuais necessários para estar disponível como uma Rede Social Educacional (RSE): o Edmodo.
No mercado, é possível encontrar uma ferramenta on-line que abrange os valores virtuais necessários para estar disponível como uma Rede Social Educacional (RSE): o Edmodo.
Mas, vamos por
partes: Primeiramente, o que é a Sociedade da Informação e do Conhecimento?
Resumidamente, esse
é um modelo de sociedade que abrange a informação, principalmente disseminada
via Internet, como o centro das relações sociais e econômicas. Pode-se dizer também
que “as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aliadas ao conhecimento
consumido e produzido se tornam as bases dessa nova sociedade” (SIMPÓSIO
HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, 2012).
Além disso, a Sociedade
da Informação e do Conhecimento tem uma cadeia de valores formada pelos
segmentos de indústria, comércio e serviços TIC e pelo setor de conteúdo e
mídia. Essa cadeia de valores pode ser dividida em upstream, middlestream e downstream.
Aqui, daremos foco
para o downstream. Observe o quadro a
seguir:
Os setores conteúdo
e mídia e desenvolvimento de software e prestação de serviços de TI são os principais componentes do downstream da cadeia de valor. (em roxo no infográfico).
Aqui, no dowstream, é onde estão
os segmentos que vão fornecer conteúdo a ser processado, transportado ou
armazenado por equipamentos e dispositivos digitais, além dos segmentos
responsáveis pela adaptação do conteúdo às necessidades do
dispositivo que será utilizado.
Indo um pouco
mais a fundo, nosso foco principal é na caixa Aplicativos Verticais, onde se encontram os dispositivos digitais de Educação. Isso pode ser complementado com algumas informação do infográfico, observando
que estamos analisando serviços de maior valor agregado, pois conectaremos
todas essas informações ao Edmodo, que é um aplicativo vertical com requisitos
elevados de customização.
Para
desenvolver um desses softwares conhecidos como Aplicativo Vertical é necessário entender que os usuários estão muito
mais conectados a smartphones e a tabletes do que a computadores, então, há
a necessidade de criar aplicativos com interdependência do sistema operacional,
onde o usuário possa acessar de qualquer dispositivo.
Outro ponto que deve ser levantado é que: cada vez mais os aplicativos e suas soluções devem ser
personalizadas e direcionadas para o usuário. Isso significa que devem ser criadas partes
desse software especializadas para cada tipo de cliente, e que esse possa acessar somente aquilo que o interessa, e não necessariamente tudo que o aplicativo
oferece.
O mercado dos
Aplicativos Verticais é composto por produtos direcionados às demandas
especificas de um setor da economia, como por exemplo a educação, onde estão as RSE. “Os
aplicativos verticais diferenciam-se entre si, trazendo possibilidades maiores
de fornecer diferencial competitivo para o cliente” (DUARTE et al., 2013). Além disso, esses aplicativos
caracterizam-se pela grade realização de atividades in-house.
Agora, com essa gama de informações, será possível observar como praticamente todas essas características estão presentes no
Edmodo.
Vamos entender como funciona essa plataforma:
O Edmodo foi criado e desenvolvido pelos mantenedores do
Linkedin. Seu acesso é totalmente gratuito, não tem limite de alunos e está disponível
em alguns idiomas, como inglês e português.
É uma plataforma
de RSE de acesso livre e com espaços customizados para a interação de
professores, alunos e pais, o que gera uma interação entre essas 3
esferas.
Ela é baseada no modelo de aprendizagem colaborativa, ou seja, utiliza as mídias sociais como
ferramenta para o gerenciar o ensino e aprendizagem dos seus
participantes, criando um ambiente de ensino personalizado para cada usuário (cliente): professor, aluno, pais.
Pensando em um exemplo, se o cadastro
for feito como professor,ele terá acesso a possibilidade de criar grupos em que os estudantes farão parte como membros. Nesse momento, será gerado um
código para o grupo, utilizado pelos alunos para fazer parte do mesmo, e também um código para cada estudante, de
modo que os pais possam acompanhar as atividades e interações utilizando esse segundo código.
O professor
ainda tem acesso a ferramentas avaliativas e pode proporcionar atividades
direcionadas a grupos ou estudantes isolados, com datas de entrega prevista,
duração da atividade, links e arquivos complementares.
A plataforma
fornece uma área chamada de Notificações, onde os usuários podem entrar para ver
o que aconteceu enquanto não estavam conectados. Há inúmeras especificações
da plataforma que permitem o acesso direcionado a cada tipo de usuário, como o
Calendário, a Biblioteca, Notas e outros que tornam o acesso único.
Os recursos e
as características que o Edmodo tem, fazem com que ele se destaque em meio a
outras plataformas. Acredita-se que isso acontece principalmente devido ao fato de sua interface lembrar muito a
rede social Facebook, assim os usuários têm facilidade para manusear a plataforma
e em pouco tempo estão interagindo com todas as esferas da maneira esperada.
Por fim, o acesso pode ser realizado por computadores, smartphones ou tablets, tornando
para o usuário mais fácil interagir de qualquer dispositivo.
Nesse vídeo (legendas disponíveis em português) é possível vizualizar a interface do Edmodo na prática:
O Edmodo, atende
às características apresentadas como um excelente Aplicativo Vertical, inserido
em nossa realidade de Sociedade de Informação e Conhecimento. Ele apresenta as “cinco
etapas sequenciais que a cadeia de valor envolve: a coleta, a organização, a
seleção, a síntese e a distribuição da informação” (COHEN, 2002), proporcionando
aos usuários uma experiência mais do que satisfatória, em um momento onde a educação precisa de suporte on-line até para a motivação dos estudantes.
Assim,
percebemos que as RSE estão atingindo um alto patamar de qualidade e tem se tornado meios
interessantíssimos de interação, que além de tudo geram bons resultados não
somente para os alunos, mas também para os pais que os acompanham.
Aos futuros desenvolvedores, programadores e técnicos, que as RSE possam proporcionar experiências na educação tão boas quanto as proporcionadas pelo Edmodo.
Aos futuros desenvolvedores, programadores e técnicos, que as RSE possam proporcionar experiências na educação tão boas quanto as proporcionadas pelo Edmodo.
Giorgia de Castro
EGC - Redes Virtuais e Sociais 17.1
Referências
SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS DA
EDUCAÇÃO, 4., 2012, Pernambuco. EDMODO: UMA REDE SOCIAL
EDUCACIONAL. Pernambuco: Ufpe,
2012. 16 p. Disponível em:
<http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2012/Francisco
Kelsen de Oliveira & Orlando Silva de Oliveira - Edmodo-uma rede social
educacional.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.
DUARTE, Virgínia et al (Ed.). Cadernos
Temáticos do Observatório: ECONOMIA
DA INFORMAÇÃO E INTERNET. Campinas, Sp: Publit Soluções Editoriais, 2013.
Disponível em:
<https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2019479/mod_resource/content/1/Cadernos-tematicos-do-observatorio-economia-da-informacao-e-internet1.pdf>.
Acesso em: 31 maio 2017.
COHEN, Max F. Alguns aspectos do uso da informação na
economia da informação. Ci. Inf., Brasília, v.31, n.3, p.26-36, set./dez. 2002.
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