quinta-feira, 8 de junho de 2017

Edmodo: uma Rede Social Educacional implantada na Economia da Informação

Na Sociedade da Informação e do Conhecimento na qual vivemos, vemos a ocorrência da virtualização de muitos processos, inclusive de processos educacionais. Ao penar na Economia da Informação, uma parte dessa sociedade, vemos que a educação está inserida em uma parte específica de sua cadeia de valor, o downstream
No mercado, é possível encontrar uma ferramenta on-line que abrange os valores virtuais necessários para estar disponível como uma Rede Social Educacional (RSE): o Edmodo. 

Mas, vamos por partes: Primeiramente, o que é a Sociedade da Informação e do Conhecimento?

Resumidamente, esse é um modelo de sociedade que abrange a informação, principalmente disseminada via Internet, como o centro das relações sociais e econômicas. Pode-se dizer também que “as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aliadas ao conhecimento consumido e produzido se tornam as bases dessa nova sociedade” (SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, 2012).

Além disso, a Sociedade da Informação e do Conhecimento tem uma cadeia de valores formada pelos segmentos de indústria, comércio e serviços TIC e pelo setor de conteúdo e mídia. Essa cadeia de valores pode ser dividida em upstream, middlestream e downstream.

Aqui, daremos foco para o downstream. Observe o quadro a seguir:



Os setores conteúdo e mídia e desenvolvimento de software e prestação de serviços de TI são os principais componentes do downstream da cadeia de valor. (em roxo no infográfico).

Aqui, no dowstream, é onde estão os segmentos que vão fornecer conteúdo a ser processado, transportado ou armazenado por equipamentos e dispositivos digitais, além dos segmentos responsáveis pela adaptação do conteúdo às necessidades do dispositivo que será utilizado. 

Indo um pouco mais a fundo, nosso foco principal é na caixa Aplicativos Verticais, onde se encontram os dispositivos digitais de Educação. Isso pode ser complementado com algumas informação do infográfico, observando que estamos analisando serviços de maior valor agregado, pois conectaremos todas essas informações ao Edmodo, que é um aplicativo vertical com requisitos elevados de customização.

Para desenvolver um desses softwares conhecidos como Aplicativo Vertical é necessário entender que os usuários estão muito mais conectados a smartphones e a tabletes do que a computadores, então, há a necessidade de criar aplicativos com interdependência do sistema operacional, onde o usuário possa acessar de qualquer dispositivo.

Outro ponto que deve ser levantado é que: cada vez mais os aplicativos e suas soluções devem ser personalizadas e direcionadas para o usuário. Isso significa que devem ser criadas partes desse software especializadas para cada tipo de cliente, e que esse possa acessar somente aquilo que o interessa, e não necessariamente tudo que o aplicativo oferece.

O mercado dos Aplicativos Verticais é composto por produtos direcionados às demandas especificas de um setor da economia, como por exemplo a educação, onde estão as RSE. “Os aplicativos verticais diferenciam-se entre si, trazendo possibilidades maiores de fornecer diferencial competitivo para o cliente” (DUARTE et al., 2013). Além disso, esses aplicativos caracterizam-se pela grade realização de atividades in-house.

Agora, com essa gama de informações, será possível observar como praticamente todas essas características estão presentes no Edmodo.

Vamos entender como funciona essa plataforma:
























O Edmodo foi criado e desenvolvido pelos mantenedores do Linkedin. Seu acesso é totalmente gratuito, não tem limite de alunos e está disponível em alguns idiomas, como inglês e português.

É uma plataforma de RSE de acesso livre e com espaços customizados para a interação de professores, alunos e pais, o que gera uma interação entre essas 3 esferas.

Ela é baseada no modelo de aprendizagem colaborativa, ou seja, utiliza as mídias sociais como ferramenta para o gerenciar o ensino e aprendizagem dos seus participantes, criando um ambiente de ensino personalizado para cada usuário (cliente): professor, aluno, pais.

Pensando em um exemplo, se o cadastro for feito como professor,ele terá acesso a possibilidade de criar grupos em que os estudantes farão parte como membros. Nesse momento, será gerado um código para o grupo, utilizado pelos alunos para fazer parte do mesmo, e também um código para cada estudante, de modo que os pais possam acompanhar as atividades e interações utilizando esse segundo código.

O professor ainda tem acesso a ferramentas avaliativas e pode proporcionar atividades direcionadas a grupos ou estudantes isolados, com datas de entrega prevista, duração da atividade, links e arquivos complementares.

A plataforma fornece uma área chamada de Notificações, onde os usuários podem entrar para ver o que aconteceu enquanto não estavam conectados. Há inúmeras especificações da plataforma que permitem o acesso direcionado a cada tipo de usuário, como o Calendário, a Biblioteca, Notas e outros que tornam o acesso único.

Os recursos e as características que o Edmodo tem, fazem com que ele se destaque em meio a outras plataformas. Acredita-se que isso acontece principalmente devido ao fato de sua interface lembrar muito a rede social Facebook, assim os usuários têm facilidade para manusear a plataforma e em pouco tempo estão interagindo com todas as esferas da maneira esperada.

Por fim, o acesso pode ser realizado por computadores, smartphones ou tablets, tornando para o usuário mais fácil interagir de qualquer dispositivo.

Nesse vídeo (legendas disponíveis em português) é possível vizualizar a interface do Edmodo na prática:


O Edmodo, atende às características apresentadas como um excelente Aplicativo Vertical, inserido em nossa realidade de Sociedade de Informação e Conhecimento. Ele apresenta as “cinco etapas sequenciais que a cadeia de valor envolve: a coleta, a organização, a seleção, a síntese e a distribuição da informação” (COHEN, 2002), proporcionando aos usuários uma experiência mais do que satisfatória, em um momento onde a educação precisa de suporte on-line até para a motivação dos estudantes.  

Assim, percebemos que as RSE estão atingindo um alto patamar de qualidade e tem se tornado meios interessantíssimos de interação, que além de tudo geram bons resultados não somente para os alunos, mas também para os pais que os acompanham. 

Aos futuros desenvolvedores, programadores e técnicos, que as RSE possam proporcionar experiências na educação tão boas quanto as proporcionadas pelo Edmodo.

Giorgia de Castro 
EGC - Redes Virtuais e Sociais 17.1 

Referências 

SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, 4., 2012, Pernambuco. EDMODO: UMA REDE SOCIAL EDUCACIONAL. Pernambuco: Ufpe, 2012. 16 p. Disponível em: <http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2012/Francisco Kelsen de Oliveira & Orlando Silva de Oliveira - Edmodo-uma rede social educacional.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.

DUARTE, Virgínia et al (Ed.). Cadernos Temáticos do Observatório: ECONOMIA DA INFORMAÇÃO E INTERNET. Campinas, Sp: Publit Soluções Editoriais, 2013. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2019479/mod_resource/content/1/Cadernos-tematicos-do-observatorio-economia-da-informacao-e-internet1.pdf>. Acesso em: 31 maio 2017.

COHEN, Max F. Alguns aspectos do uso da informação na economia da informação. Ci. Inf., Brasília, v.31, n.3, p.26-36, set./dez. 2002.

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