domingo, 18 de junho de 2017

Duolingo: Aplicativo para aprender e praticar idiomas.

Aluno: Lucas Henrique Viana
Matrícula: 13101483
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem


A globalização vem crescendo ao longo dos anos e por isso o desenvolvimento da tecnologia vem aprimorando-se cada vez mais. A necessidade de comunicação entre as nações foi facilitada pelo uso da internet. Uma pessoa que mora no Brasil pode falar com alguém que mora na Austrália simultaneamente, como um indivíduo pode comunicar-se com seus familiares dos Estados Unidos lá da Europa, tudo isso advém do processo de ampliação da internet, na qual foi uma grande barreira a ser quebrada no quesito da comunicação. Existe alguma outra barreira significativa para falarmos com pessoas de países destintos?  Sim, os idiomas diversos que existe.

O aplicativo Duolingo pode ajudar na tarefa de aprender uma língua nova, facilitando assim a comunicação.  






Como surgiu o Duolingo? Quem fundou o app?

O professor Luis Von Ahn lançou o aplicativo em 2012, e a ideia, simplesmente, surgiu quando ele perguntou para um amigo: "como podemos conseguir 100 milhões de pessoas traduzindo a web nas principais linguás gratuitamente?". A principal língua utilizada na web é o inglês, caso as pessoas não dominem muito o idioma, acaba por não ter "acesso" aos diversos conteúdos, então é necessário o seu conhecimento.

Segundo o criador da plataforma as pessoas querem aprender uma nova língua, então como fazer isso de forma gratuita e de fácil acesso? Aplicativo no smartphone! 

"A educação será oferecida através dos celulares" - Luis Von Ahn.



 Considerado um dos empreendedores mais inovadores do mundo aos 34 anos de idade.

Abaixo segue o vídeo dele falando sobre o surgimento do aplicativo e de outras grandes empresas que também foi fundador como: reCAPTCHA.





Segundo a matéria da revista ÉPOCA: "A ideia funcionou. Passados menos de dois anos, o Duolingo é usado por mais de 38  milhões de pessoas em todo o mundo. Na versão para os falantes de inglês, ensina seis outros idiomas: português, espanhol, holandês, alemão, italiano e francês. Gratuito e sem publicidade, faz dinheiro traduzindo notícias dos portais CNN e Buzzfeed. Cada texto é trabalhado pela horda de usuários que, sem perceber, traduzem gradualmente as notícias da internet, à medida que jogam. Se você tem o Duolingo no celular, faz parte desse exército de voluntários."

Abaixo segue um entrevista que ele fala sobre o app e também sobre empreendedorismo: 

http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/criador-do-duolingo-conta-como-voltou-empreender-mesmo-milionario.html

Interface do APP.





 Já é considerado por muitos um dos melhores aplicativos para praticar os principais idiomas do mundo. Disponível em IOS e Android. Seu feedback é muito bom segundo os usuários, grandes nomes do Youtube que ensinam inglês recomendam o uso, entretanto sempre fica um observação final:  não substitui o professor, só o aplicativo não será possível chegar a fluência em outro idioma. Abaixo está o vídeo de uma youtuber famosa no ensinamento de inglês, questionando as qualidades e defeitos do aplicativo. 



Dicas de como usar o aplicativo por outro professor de ingles do Youtube.



Referências:

https://www.ted.com/talks/luis_von_ahn_massive_scale_online_collaboration?language=pt-br

http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/criador-do-duolingo-conta-como-voltou-empreender-mesmo-milionario.html

https://pt.duolingo.com/

http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/criador-do-duolingo-conta-como-voltou-empreender-mesmo-milionario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário