As
redes sociais como ferramenta de marketing empresarial
As redes sociais mudaram a forma como as pessoas se
relacionam com o mundo. Foram as interações sociais na pré-história que
proporcionaram ao ser humano a evolução de sua espécie e, consequentemente, de
seu modelo de comunicação.
Das redes sociais primitivas à tecnologia que temos
atualmente, vieram o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus, entre outras,
que são sites de redes sociais.
A internet evoluiu a relação entre veículos de
comunicação, marcas e consumidor (seja consumidor de informação ou de
produtos). A massa sem rosto para a qual eram direcionadas campanhas de
publicidade e marketing hoje tem rosto, nome e é cada vez mais heterogênea. Não
se pode separar mais os indivíduos da massa.
Ou seja, a formação de opinião hoje em dia não vem
mais exclusivamente de veículos de comunicação. O estilo de vida de grupos de
pessoas com interesses semelhantes não vem mais exclusivamente de marcas de
moda, por exemplo
As pessoas que eram antes meros receptores passivos
de informação hoje estão se tornando – ou já se tornaram – formadores de
opinião, utilizando plataformas como blogs, perfis no Twitter, ou simplesmente
interagindo em páginas de empresas, marcas, políticos e artistas, por exemplo.
Como medir o resultado de campanhas nas
redes sociais?
A maior vantagem do marketing digital, ou internet
marketing, é o poder de mensuração de campanhas e análise de ROI (retorno sobre
o investimento).
Com o uso de ferramentas como o Google Analytics,
por exemplo, além de saber a origem e a quantidade da audiência proveniente da
internet, qualidade e experiência de navegação em blogs, sites institucionais,
portais de notícias e lojas virtuais.
Também é possível medir a quantidade de geração de
leads e conversões (pedidos de orçamento, download de aplicativos, assinatura
de newsletter, venda de produtos etc.), rentabilidade e lucro.
Vale a pena investir em marketing nas
mídias sociais?
Sem sombra de dúvida o investimento em marketing nas
redes sociais traz retorno, mas não pode ser encarado como uma panaceia
universal como muitas empresas têm encarado essa nova opção no Brasil. Este é
apenas mais um canal de divulgação a ser utilizado e por isso deve ser
devidamente avaliado e contextualizado no panorama geral da estratégia de marketing digital das empresas.
A grande vantagem dessa opção para divulgação
de empresas na Internet é que ela nos proporciona uma chance de
aproximação do público-alvo, de maneira mais pessoal, dirigida e segmentada.
Através dela podemos nos aproximar de forma mais efetiva do consumidor e
conhecer suas necessidades e anseios de forma mais direta, facilitando assim,
não só a criação de estratégias mais
eficientes para divulgação da marca, como também o conhecimento sobre o público
que estamos querendo impactar.
Mudança de comportamento dos usuários de
redes sociais
A forma de consumo está mudando. Para conquistar o
público almejado é preciso oferecer conteúdo de extrema qualidade, informativo,
interativo, e não simplesmente bombardeá-lo com propagandas intrusivas e de
serviços e produtos aleatórios.
A maior vantagem em campanhas nas redes sociais é a
segmentação de público. Utilizando o Facebook Ads, por
exemplo (links patrocinados no Facebook), é possível definir um target e
comunicar diretamente com pessoas que gostem de páginas e assuntos relativos
aos serviços e produtos que você pretende divulgar.
Além disso, é possível entender o comportamento de
sua audiência, saber em que horário há mais público online, filtrar que tipo de
interação ele tem com sua página, classificar se os comentários são positivos,
neutros ou negativos, e, em suma, entender como é a relação das pessoas com sua
marca.
Gustavo Fontana
AVA
TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.
VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2010. bxwbh
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