sexta-feira, 2 de junho de 2017

Aplicativos Para se Preparar Para o Enem


Autora: Marina Kostaneski Pasetto 

Matrícula: 13201212

Ambientes Virtuais de Aprendizagem


O que é o Enem?


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi feito pela primeira vez em 1998 e tinha como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino médio e fundamental das escolas brasileiras. Testa os conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio e pode ser usado como parte do processo seletivo de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Sua avaliação e nota são dadas através de provas objetivas e uma redação, na qual o estudante tem uma nota individual. O site oficial do Enem apresenta mais informações sobre o processo seletivo, as datas de provas, o edital e a inscrição do Enem,  sobre as regras, o edital e o conteúdo das provas. Acesse Aqui.

Essa nota é o critério fundamental na seleção para as bolsas como a do ProUni (Programa Universidade para Todos) que desde 2009 passou a ser a única forma de se candidatar a IES públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). E pode ser usado também para a conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

        A prova é composta por 180 questões de múltipla escolha, composta em quatro partes, contendo 45 questões cada parte, que depois são corrigidas e somadas a nota da redação, são elas:
 – linguagens e códigos, em que são cobrados conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol);
 – ciências humanas, que aborda questões de geografia, história, filosofia e sociologia;
– ciências da natureza, que traz perguntas sobre biologia, química e física;
– matemática.

        Por apresentar opções de ingresso e até de financiamento de instituições de ensino superior, o Enem é um exame de suma importância para jovens e adultos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ou se formar em uma nova carreira. São vagas disputadas em todo o território nacional e que exigem um grau de estudo e dedicação para a disputa dessas vagas disponíveis. Com a evolução da tecnologia atualmente existem muitos aplicativos que podem ajudar e facilitar o processo de planejamento e aprendizagem de quem quer realizar um vestibular como o Enem.

O aplicativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser baixado em tablets e smartphones das plataformas Andoid, iOS e Windows Phone, de forma gratuita. Para garantir a segurança na utilização da ferramenta, a recomendação é baixar o app direto da loja de aplicativos do seu celular (Google Play e App Store) e confirmar se o nome do desenvolvedor é o Inep. No ano passado, o aplicativo Enem teve quase 3 milhões de downloads, tornando-se o número um na categoria educação, segundo o Ministério da Educação (Inep). 

Ferramentas - Pelo app o estudante pode: acompanhar as etapas do exame, acessar comunicados oficiais, receber notificações personalizadas. Porque além de facilitar o contato com os inscritos, o aplicativo permite uma melhor organização pessoal e o cumprimento de prazos, como por exemplo, ao mostrar a situação da inscrição, o cronograma, locais de provas, cartão de confirmação, gabaritos e até mesmo resultados das provas. Dados que antes eram disponibilizados apenas pelo site oficial do ENEM, que causaram em algumas ocasiões transtornos aos usuários devido ao grande número de acessos que deixa a pagina lenta ou indisponível. 

Fonte: Site Guia do Estudante. "Aplicativo do Enem".

Após instalado é necessário um login do CPF e a senha cadastrada no sistema de inscrição do Enem. A função Alerta permite que o inscrito selecione quais informações quer ser notificado e quando ocorrem atualizações no cronograma. Ele pode também fazer uma checagem das etapas do exame que foram concluídas, facilitando o acompanhamento de pendências. No mural de avisos, o estudante fica ciente das comunicações oficiais do Inep. 

Novidade - O App deste ano, 2017, já está disponível, e apresenta uma novidade comparada a versão do ano passado. Agora, há uma nova seção de notícias e acesso liberado ao público, que antes era permitido apenas através de um cadastro. Essa nossa ferramenta permite a pais, professores, tutores e entre outros, a acompanhar publicações de forma pública.  Além das ferramentas já disponíveis no ano anterior, na nova versão há novo apetrecho que é a liberação dos espelhos de redação. 

            Além desse App que ajuda no planejamento e organização, existem muitos outros apps que auxiliam o participante a estudar para as provas do Enem, como o G1 Enem e o AppProva, que permitem acessibilidade, praticidade e facilidade na hora do estudo com o conteúdo disponível na palma da mão. Cada um deles apresenta provas anteriores e simulados que podem ser feitas gratuitamente pelo aplicativo. O site TechTudo apresentou uma lista com 5 aplicativos que ajudam a estudar para o Enem que pode ser acessado Aqui.

G1 Enem Tem a proposta de ao mesmo tempo divertir e estudar, com um método de jogo, o aluno pode fazer o login pelo Facebook e desafiar os amigos a responderem questões baseadas no Enem. Além disso, com ele, o aluno pode assistir aos vídeos preparados pela equipe do site com dicas que podem ser acessados antes da rodada dos jogos. Os conteúdos são divididos em 4 categorias: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática. As rodadas são de seis perguntas que devem ser respondidas antes que o tempo se acabe, selecionando a alternativa correta. Pode ser jogado sozinho, contra um amigo ou contra um jogador aleatório. G1 Enem é uma plataforma diferente e descontraída de se preparar para uma das provas mais disputadas do país. Com mais informações no site G1 Enem

Fonte: Site TechTudo."Cinco Aplicativos Para Estudar Melhor e Passar no Enem".


AppProva - Este é outro aplicativo para quem deseja se preparar para diferentes vestibulares, vai além do Enem, com parcerias de mais de 800 Escolas e Instituições de Ensino Superior em todo o país.  Com uma correção em tempo real, para que o aluno identifique seus erros e possa melhora-los Contendo mais de nove mil questões de múltipla escolha. Além disso, este aplicativo, assim como o outro, conecta-se com o Facebook e também oferece a possibilidade de disputar e comparar o seu desempenho com o de seus amigos. Seu site não é apenas para alunos e vestibulandos, como também apresenta materiais didáticos aos professores, com dicas de aulas, para tornas as aulas mais envolventes e aproximar professores e alunos. O cadastro tanto de alunos quanto de instituições interessadas pode ser acessado no site AppProva.


AppProva traz mais de nove mil questões para que usuário resolva e compare com amigos (Foto: Divulgação/App Store)
Fonte: Site TechTudo."Cinco Aplicativos Para Estudar Melhor e Passar no Enem".
Em síntese, apesar de uma grande quantidade de aplicativos de estudo as provas do Enem são formuladas com uma metodologia de avaliação diferente dos vestibulares convencionais, dado o modelo atual de prova, que foi desenvolvido para dar ênfase não apenas na memória, mas também fazendo com que o participante use na teoria as práticas do cotidiano. Por isso, a prova é interdisciplinar e contextualizada, o Enem busca colocar o estudante em situações e problemas em que ele tenha que aplicar diversos conceitos para a solução, ou seja, o Enem não é voltado a valorização da memória como a maioria dos vestibulares, tem como objetivo que o estudante utilize uma abrangência de conhecimentos que de forma interligada solucionam as questões da prova. 


 Esses novos meios de estudos permitem que fração bem maior de pessoas possam alcançar o material de ensino e assim aumentar a possibilidade de ingressar no Ensino Superior. Muito funcional, principalmente, para pessoas com pouco tempo disponíveis, ou que não possa ou até mesmo não queira fazer um cursinho pré-vestibular. Com esses recursos disponíveis na palma da mão, o sucesso só depende da determinação e do planejamento dos estudantes.

 Referências: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário