quarta-feira, 10 de maio de 2017

INTERFERÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA ESCRITA
Aluna: Heloise Demétrio Prudencio - 14201501  

Cresce todos os dias o número de pessoas com acesso à internet e às redes sociais. A internet passou a ser utilizada de maneiras diferentes em cada ambiente social. Pode ser usada para trabalhar, aprender, socializar, entre outras coisas. O acesso à internet e redes sociais pode ser um aliado na vida de muitas pessoas, mas também pode ser um vilão! Com a modernização e a facilitação dos ambientes através da internet o dia-a-dia das pessoas torna-se mais funcional, com isto surge a exigência de que as coisas ocorram de maneira mais acelerada. O surgimento dos bate-papos de mensagens instantâneas com a mistura de agilidade acaba agregando uma maneira peculiar e persistente a escrita. A linguagem dos internautas está empobrecida, o português padrão está perdendo a vez para o VC = VOCÊ, PQ = PORQUE, HJ = HOJE, Ñ = NÃO, BLZ = BELEZA... E não para por aí, além das palavras abreviadas temos as palavras com letras trocadas (mais comum entre os jovens), trocar a letra C pela letra K entre outras façanhas. Abaixo vamos assistir um vídeo que explica um pouco isso:


Agora que já sabemos um pouquinho sobre o INTERNETÊS, vamos falar dos problemas causados por este tipo de linguagem se não usado com moderação. O principal problema do internetês é quando esta forma errada passa-se a virar rotina e causar dúvidas na hora da escrita correta, como coletado na internet. Infelizmente uma boa parte da população utiliza este tipo de linguagem não só para conversas informais com amigos, utilizam também para escrever textos de real importância como: preenchimento de um cadastro à vaga de emprego, redação de provas, entre outros. Para poder prestar uma prova de concurso ou qualquer outro tipo de prova e para realizar uma entrevista de emprego ou participar de um processo seletivo é necessário o mínimo de conhecimento da língua portuguesa. Para tentar combater este problemas causado pelas redes sociais, professores de todo o Brasil tentam inserir a rotina do aluno outras atividades além das atividades relacionadas a internet.

Aqui vai algumas dicas para utilizar a internet com sabedoria: 

  • Diversidade: A internet tem muito mais recursos que bate-papo e redes sociais. Aproveite para estudar, ler notícias, artigos acadêmicos, baixar livros.
  • Confiabilidade: Na rede, qualquer um escreve o que quiser. Desconfie, investigue e procure outras fontes.
  • Exagero: Não deixe de ler um livro, conversar pessoalmente, ter atividades físicas para ficar online.
  • Zelo: Ao escrever na internet, você pode ter muitos leitores - mais do que na redação da escola. Por isso capriche no texto. 

A internet é excelente para disseminar ideias e discutir temas, pesquisar sobre diversos assuntos e fazer críticas construtivas a certas abordagens. A busca por informação e conhecimento tem crescido e isto é bom, mas, como já falado no texto, use-a com sabedoria e moderação. 
     
Referências Bibliográficas
  • https://www.youtube.com/watch?v=N7lPCPpvHI0
  • http://www.opopular.com.br/editorias/opiniao/opini%C3%A3o-1.146392/a-l%C3%ADngua-escrita-e-quasefalada-das-redes-sociais-1.930287 
  • https://ifettec.wordpress.com/2013/10/07/interferencia-das-redes-sociais-sms-bate-papos-online-etc-na-escrita-dos-alunos-internetes/
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet%C3%AAs
  • http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/portugues/internetes-ou-portuguesanalfabetismo-virtual.htm
  • http://www.estadao.com.br/noticias/geral,linguagem-de-internet-preocupa-educadores-imp-,598839

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