sábado, 19 de novembro de 2016

Tecnologias e ferramentas que transformam o Ensino à Distância


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De acordo com Nunes (1994 apud. Alves, 2011), a Educação a Distância pode ser considerada um recurso de importância e que contribui no atendimento de grandes contingentes de alunos, para que ele seja feito de forma mais efetiva que outras modalidades e com uma diminuição dos riscos de reduzir a qualidade dos serviços prestados por causa da ampliação da quantidade de pessoas atendidas. Neste sentido, a tecnologia vem para possibilitar novas formas de ensino e novos processos na educação à distância.

Silva (2014) comenta que as tecnologias impactam diretamente na educação e abrem um leque enorme de novas oportunidades no ramo do ensino, para que mais pessoas sejam atingidas e de melhor forma.

Pesquisas mostram que em 2014 cerca de 25 por cento das matrículas do ensino superior eram na modalidade de ensino à distância, e de acordo com as estimativas do diretor executivo de operações de ensino a distância (EAD) da Estácio Participações, Pedro Graça, a expectativa é que esta quantidade possa alcançar 40 a 45 por cento com o passar dos anos.
Sendo assim, levando em consideração o franco crescimento das tecnologias e do crescimento do EaD no Brasil e no mundo, é interessante analisar as novas tendências da educação à distância.

M-learning
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O contínuo crescimento do acesso à internet fez com que a utilização de smartphones na sociedade aumentasse. Então, seguindo esta linha, os mobiles vem aparecendo como importantes ferramentas de transmissão de conhecimento e informações.
Assim, surge o Mobile Learning, que possibilita a constante utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem e o acompanhamento continuado dos processos de ensino. Desas forma, o M-learning traz independências às pessoas, onde elas podem estudar, trocar informações e aprender sozinhas.

Flipped Classroom

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Outra tendência no âmbito do EaD é a chamada Flipped classroom, que pode ser traduzido para sala de aula invertida. Essa abordagem tem como princípio um sistema educacional onde primeiramente os alunos estudam os conteúdos curriculares em suas casas, então, posteriormente vão à escola tirar suas dúvidas e fazer exercícios. Resumindo, a tarefa de casa é feita em sala e a aula é dada em casa. O ensino na proporcionado em casa pode se referir à video-aulas, jogos educativos, etc.

Big Data

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Primeiramente, é interessante explicar do que se trata o Big Data. Ele está relacionado à um sistema com uma grande quantidade de dados armazenadas. Assim, quem detém esses dados, transforma-os em informações que podem ser úteis ou não para um negócio ou organização.
Sendo assim, a introdução do Big Data na educação vem sendo amplamente discutido por se tratar de uma tecnologia que pode agregar muito. Com a utilização do Big Data na educação, professores ou facilitadores teriam em mãos informações muito importantes para o desempenho de suas funções, pois a ferramenta permite que as instituições de ensino entendam melhor o que se passa com seus alunos, podendo oferecer serviços melhores e até mesmo personalizados.

Adaptive Learning

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Por fim, outra tendência no escopo do EaD diz respeito ao Adaptive Learning. Esta metodologia, que em tradução literal seria "aprendizado adaptado", se refere à utilização de programas capazes de identificar as maiores dificuldades dos alunos ou aprendizes. Dessa forma, os programas trabalham de forma personalizada, colocando opções para o aluno melhorar suas maiores fraquezas.
Então, o ambiente virtual cria caminhos para o usuário ultrapassar os obstáculos e para que o desenvolvimento aconteça de forma mais eficiente.

Concluindo, as tecnologias se mostram grandes amigas do desenvolvimento da educação, principalmente quando nos referimos ao EaD. As 4 tendências apresentadas anteriormente demonstram que o crescimento da utilização de tecnologias para o desempenho das mais varias funções é inevitável, portanto, adaptando-se a essas mudanças, o setor educacional também deve continuar progredindo para processos que facilitem e melhorem as formas de ensino.
Entretanto, é importante frisar que esta mudança deve ser seguida de uma mudança cultural também, pois nada adianta a implementação de ferramentas e tecnologias se a mentalidade das pessoas continuar a mesma. Sendo assim, fica nítido que a transformação nos meios educacionais é um processo que deve ocorrer paralelamente à mudança cultural, tudo isso para o bem da educação.

Por Vitor Henrique Kortmann

REFERÊNCIAS:

ALVES, Lucineia. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. In: Associação Brasileira de Educação à Distância. 2011.

SCHINCARIOL, Juliana. Ensino à distância no Brasil pode dobrar em 5 anos. 2014. Disponível em <http://exame.abril.com.br/brasil/ensino-a-distancia-no-brasil-pode-dobrar-em-5-anos/> Data de acesso: 18 nov. de 2016.

SILVA, Liliam. As 10 tendências na EaD. 2014. Disponível em <http://www.educacao-a-distancia.com/as-10-tendencias-na-ead/> Data de acesso: 18 nov. de 2016.

PAIVA, Thais. Como funciona a sala de aula invertida?. 2016. Disponível em <http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-funciona-a-sala-de-aula-invertida/> Data de acesso: 18 nov. de 2016.

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