segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O Marketing na Era Digital

O marketing é uma atividade que engloba a busca pela definicao do que uma determinada instituiçao pretende fazer e os meios como conseguirá alcançar isto. Jerome McCarthy publicou em seu livro Basic Marketing, uma divisao que simplifica os objetivos do marketing nos negocios. Em resumo, a atividade é separada em quatro campos de atuaçao, sendo elas: preço, produto, praça e promoçao.
Cada um destes elementos tem importância relevante quando se pretende alcançar um objetivo bem definido. O case das Havaianas é frequentemente lembrado quando trata-se de sucesso em marketing focado na reformulação da imagem da marca.


Grande parte dos estudiosos consideram que o marketing ganhou notoriedade por volta de 1900. É difícil medir o quanto as técnicas foram utilizadas no passado, mas sabe-se da importância da atividade e presume-se que tenha sido tão útil quanto hoje. Com o aumento da concorrência empresarial observado nos últimos anos, a quantidade de pesquisas e inovações sobre o tema tem crescido consideravelmente. Entre muitos motivos, é importante destacar que a internet foi essencial para o aumento da discussão sobre marketing porque facilita a busca pela informação e disponibiliza conteúdos variados para qualquer pessoa. A área de promoção tem sido fortemente explorada pelos estudiosos por possibilitar que pesquisas e inovações sejam desenvolvidas a partir da janela de oportunidades oferecidas pelo contexto tecnológico atual. Em entrevista, o pesquisador Philip Kotler explica o conceito de Marketing 3.0 e as mudanças ocorridas até chegar a este termo.



Inserido no tema de marketing digital, o Inbound Marketing possibilita uma maior aproximação do desejo do consumidor com a pretenção do vendedor. Também chamado de Marketing Receptivo, esta estratégia de publicidade é executada virtualmente através de redes sociais e tem o objetivo de atrair o público alvo que tem interesse verdadeiro no que é ofertado. Através da publicação de conteúdos específicos, o ofertante consegue filtrar os clientes potenciais no momento que estes fornecem seus dados pessoais em troca de informações sobre o tema. Uma assinatura online de artigos periódicos sobre moda jovem será procurada por pessoas que têm interesse em se vestir bem. Desta forma, uma empresa do ramo de vestuário pode se destacar por ser referencia em divulgações online sem precisar investir em outros meios de comunicação.



Conclui-se que em todo tipo de atividade deve-se inovar, mesmo que isso envolva apenas metodologias ou processos. O ganho de produtividade e conhecimento na era digital é mais rápido do que foi observado antigamente. Com a descoberta de novas técnicas que incentivam a pesquisa de temas específicos em troca de ganho financeiro, é provável que o crescimento intelectual da população mundial esteja em trajetória favorável nos próximos anos.


REFERENCIAS

HALLIGAN, Brian; SHAH, Dharmesh. Inbound Marketing: Get pound using Google,Social Media and Blogs. 2. ed. Estados Unidos: John Wiley Trade, 2010. 256 p. (New Rules Social Media Series)



KOTLER, Philip. Marketing 3.0. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_mix

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