segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O linkedIn como rede de aprendizagem

O LinkedIn como rede de aprendizagem

Vitor Garcia Julião da Silva


O linkedIn é uma rede Social fundada no ano de 2002 na Califórnia, Estados Unidos, por Reid Hoffman, Allen Blue, Konstantin Guericke, Eric Ly, Jean-Luc Vailant, e lançada em 2003. A rede foi desenvolvida para utilização profissional. Possuí mais de 238 milhões de usuários. Está disponível em diversos idiomas e os países que mais utilizam o Linkedin são: Estados Unidos, com 84 milhões de usuários; Índia, com 21 milhões de usuários; e Brasil, com quinze milhões de usuários. Em 2016, a Microsoft adquiriu a empresa Linkedin por US$ 26,2 bilhões, sendo a maior aquisição da Microsoft. Segundo dados oficiais da rede social, o Brasil é o país que consome mais conteúdo e passa mais tempo na ferramenta, com uma média de 12 mil publicações por semana.

O intuito da rede é criar relacionamentos, trocar informações e principalmente buscar empregos através dos recursos da web. A particularidade do LinkedIn é que sua utilização é estritamente dedicada ao perfil profissional.  De maneira resumida, o perfil do usuário na rede é como um currículo on line, onde dentre outras coisas o usuário demonstra suas qualificações, aptidões premiações, títulos, experiências de trabalho, áreas de interesse e tudo mais o que possa estar relacionado ao perfil profissional. A plataforma permite também a criação de perfis empresariais buscando manter em contato um canal direto em empresas e profissionais.
O modelo de rede utilizado é muito próximo ao modelo utilizado por todas as redes sociais do mundo, o grande benefício é a forma como seu perfil fica disponível para muitas pessoas na rede.
Segundo Eduardo Storini (2016) 
Se você tem 100 conexões e essas 100 também têm outras 100, significa que seu perfil estará disponível a 10.000 conexões quase diretas. E dependendo do conteúdo de sua atuação, poderá ser interessante – ou não – para que seus amigos repliquem a informação, causando um buzz (repercussão) ainda maior. Além disso, existem os grupos e empresas que você segue que também ajudam no aumento de sua visibilidade. Ou seja, todos os profissionais que também estão seguindo tal empresa ou grupo estarão indiretamente ligados a você, ampliando ainda mais a sua visibilidade.

Dessa forma o LinkedIn se mostra ao mercado como a maior rede profissional do mundo. Na própria página é divulgado o número de 400 milhões de usuários. Mais de quatro milhões de buscas são feitas por ano na página.
Exemplo mapeado de conexões em perfil profissional:

Mesmo estando em funcionamento desde 2002, muito ainda se questiona acerca da utilização da rede. Diferentes usuários e profissionais da área questionam a quantidade muito menor de usuários quando comparado ao de outras redes como facebook, os níveis de engajamento na página, também há controvérsia se a rede não será apenas uma moda que surgiu e pode desaparecer advinda da web 2.0 como Orkut. Entre muitos outros questionamentos positivos e negativos.
Esses pontos diferentes são lançados, questionando o uso da rede como marketing pessoal, rede de busca por empregos e, se as empresas realmente consideram o perfil da página na hora de contratar. Porém, um ponto comum diz respeito às vantagens da conectividade dessa rede, onde os profissionais além de exibir seu perfil, buscar empregos, fazer e receber recomendações, compartilham informações, debatem sobre temas, discutem questões profissionais, compartilham treinamentos, artigos, teses e muitos outros formatos de conhecimento profissional, e em diversos formatos como vídeos e-books, o que com certeza faz do LinkedIn uma rede de aprendizagem. Tanto em sua área de atuação profissional, como outras áreas que o usuário possa ter interesse, muito conteúdo está disponível e muito se pode aprender com a troca de informações.
Um dos recursos de grande destaque nesse sentido é a plataforma de publicação de conteúdo. No ar há um ano o linkedIn lançou um recurso que permite ao usuário publicar textos de sua autoria. Esta ferramenta permite ao usuário escrever análises e comentários sobre o seu segmento de atuação e as suas experiências de carreira
 “Muita gente que publica textos pela primeira vez no LinkedIn se surpreende com a quantidade de comentários e estímulos vindos de outros usuários”, diz a gerente de comunicação do LinkedIn para a América Latina, Fernanda Brunsizian. “Isso aumenta muito a exposição de um profissional, o que aliás só aumenta a responsabilidade sobre o conteúdo que ele publica”.
Por estar dedicada ao perfil profissional, o linkedIn possui uma grande vantagem comparado a outras redes que não são voltadas ao perfil profissional, mas também são usadas para isso, como o youtube por exemplo, ou ao facebook quando utilizado para o debate de idéias. Os profissionais, ao utilizarem a rede, passam muito mais credibilidade à discussão, pois não é uma rede preocupada com o perfil pessoal e social, mas sim com a parte social do trabalho. Pessoas leigas, e curiosos em geral, não são tão presentes no LinkedIn como no facebook e youtube, o que segundo alguns melhora muito a qualidade do material discutido e disponibilizado na rede. Hoje o LinkedIn além, de rede social, é uma ferramenta com um grande valor para os profissionais, principalmente das áreasde EAD/E-Learning. A rede de contato permite que o material compartilhado tenha como insumo a experiência de profissionais de alto nível,com anos de mercado, o que aumenta muito a eficácia do material. Em uma longa entrevista disponibilizada em vídeo pela Universidade Anhanguera no Youtube, Osvaldo Barbosa de Oliveira, o Diretor do LinkedIn Brasil do afirmou que a grande missão da rede é “Conectar os profissionais do mundo todo para torná-los mais produtivos e bem sucedidos.” Neste mesmo vídeo fala que a visão é arrumar uma oportunidade de negócios para todos os profissionais do mundo. Assim, mostrando assim que o LinkedIn não é especificamente, um ambiente virtual de aprendizagem, porém oferece muitos recursos para o constante aperfeiçoamento profissional através do estudo, da troca de experiências e informações, desenvolvendo os perfis dos profissionais da rede. Dessa forma a importância do LinkedIn se mostra muito mais abrangente do que apenas um grande “catálogo” de perfis e vagas de emprego, mas também como um ambiente colaborativo que aproveita dos recursos da tecnologia para oferecer mais oportunidades.

 

REFERÊNCIAS

 

Anhanguera Educacional. LinkedIn - Transformando como o Mundo trabalha. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=H55HoihaBMM> Acesso em: 27 nov 2016.

 

EXAME.COM. 7 recursos do LinkedIn que você não conhece (mas deveria). Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/7-recursos-do-linkedin-que-voce-nao-conhece-mas-deveria-2/>. Acesso em: 26 nov 2016.


Introducing LinkedIn Learning. Disponível em: < https://br.linkedin.com/static?key=what_is_linkedin>. Acesso em: 26 nov 2016

 

Marketing pessoal. O que é LinkedIn? Disponível em: < http://www. marketing pessoal.net.br/o-que-e-linkedin/>. Acesso em: 27 nov 2016.

 

MODLE LIVRE. 6 Passos para Utilizar o LinkedIn como Rede de Aprendizagem Social. Disponível em: < https://www.moodlelivre.com.br/noticias/1409-6-passos-para-utilizar-o-linkedin-como-rede-de-aprendizagem-social>. Acesso em: 25 nov 2016.

 

Portal ST. LinkedIn: o que é e para que serve?. Disponível em: < http://agenciast.com.br/portal/linkedin-o-que-e-e-para-que-serve/> Acesso em: 26 nov 2016.

WIKIPEDIA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/LinkedIn#/media/File: Metamodel_Linkedin.jpg>. Acesso em: 26 nov 2016.

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