O LinkedIn como rede de aprendizagem
Vitor
Garcia Julião da Silva
O
linkedIn é uma rede Social fundada no ano de 2002 na Califórnia, Estados Unidos,
por Reid Hoffman, Allen Blue, Konstantin Guericke, Eric Ly, Jean-Luc Vailant, e
lançada em 2003. A rede foi desenvolvida para utilização profissional. Possuí mais de 238 milhões de usuários. Está disponível
em diversos idiomas e os países que mais utilizam o Linkedin são: Estados
Unidos, com 84 milhões de usuários; Índia,
com 21 milhões de usuários; e Brasil,
com quinze milhões de usuários. Em 2016, a Microsoft adquiriu a empresa Linkedin
por US$ 26,2 bilhões, sendo a maior aquisição da Microsoft. Segundo dados
oficiais da rede social, o Brasil é o país que consome mais conteúdo e passa
mais tempo na ferramenta, com uma média de 12 mil publicações por
semana.
O
intuito da rede é criar relacionamentos, trocar informações e principalmente
buscar empregos através dos recursos da web. A particularidade do LinkedIn é que
sua utilização é estritamente dedicada ao perfil profissional. De maneira resumida, o perfil do usuário na
rede é como um currículo on line, onde dentre outras coisas o usuário demonstra
suas qualificações, aptidões premiações, títulos, experiências de trabalho,
áreas de interesse e tudo mais o que possa estar relacionado ao perfil
profissional. A plataforma permite
também a criação de perfis empresariais buscando manter em contato um canal
direto em empresas e profissionais.
O
modelo de rede utilizado é muito próximo ao modelo utilizado por todas as redes
sociais do mundo, o grande benefício é a forma como seu perfil fica disponível
para muitas pessoas na rede.
Segundo
Eduardo Storini (2016)
Se você tem 100
conexões e essas 100 também têm outras 100, significa que seu perfil estará
disponível a 10.000 conexões quase diretas. E dependendo do conteúdo de sua
atuação, poderá ser interessante – ou não – para que seus amigos repliquem a
informação, causando um buzz (repercussão) ainda maior. Além disso, existem os
grupos e empresas que você segue que também ajudam no aumento de sua
visibilidade. Ou seja, todos os profissionais que também estão seguindo tal
empresa ou grupo estarão indiretamente ligados a você, ampliando ainda mais a
sua visibilidade.
Dessa forma o LinkedIn se mostra ao
mercado como a maior rede profissional do mundo. Na própria página é divulgado o
número de 400 milhões de usuários. Mais de
quatro milhões de buscas são feitas por ano na página.
Exemplo mapeado de conexões em perfil
profissional:
Mesmo estando em funcionamento desde 2002, muito ainda se
questiona acerca da utilização da rede. Diferentes usuários e profissionais da
área questionam a quantidade muito menor de usuários quando comparado ao de
outras redes como facebook, os níveis de engajamento na página, também há
controvérsia se a rede não será apenas uma moda que surgiu e pode desaparecer
advinda da web 2.0 como Orkut. Entre muitos outros questionamentos positivos e
negativos.
Esses
pontos diferentes são lançados, questionando o uso da rede como marketing
pessoal, rede de busca por empregos e, se as empresas realmente consideram o
perfil da página na hora de contratar. Porém, um ponto comum diz respeito às
vantagens da conectividade dessa rede, onde os profissionais além de exibir seu
perfil, buscar empregos, fazer e receber recomendações, compartilham
informações, debatem sobre temas, discutem questões profissionais, compartilham
treinamentos, artigos, teses e muitos outros formatos de conhecimento
profissional, e em diversos formatos como vídeos e-books, o que com certeza faz
do LinkedIn uma rede de aprendizagem. Tanto em sua área de atuação profissional,
como outras áreas que o usuário possa ter interesse, muito conteúdo está
disponível e muito se pode aprender com a troca de informações.
Um
dos recursos de grande destaque nesse sentido é a plataforma de publicação
de conteúdo. No ar
há um ano o linkedIn lançou um recurso que permite ao usuário publicar textos de
sua autoria. Esta ferramenta permite ao
usuário escrever análises e comentários sobre o seu segmento de atuação e
as suas experiências de carreira
“Muita gente que publica textos pela primeira
vez no LinkedIn se surpreende com a quantidade de comentários e estímulos vindos
de outros usuários”, diz a gerente de comunicação do LinkedIn para a América
Latina, Fernanda Brunsizian. “Isso aumenta muito a exposição de um profissional,
o que aliás só aumenta a responsabilidade sobre o conteúdo que ele publica”.
Por
estar dedicada ao perfil profissional, o linkedIn possui uma grande vantagem
comparado a outras redes que não são voltadas ao perfil profissional, mas também
são usadas para isso, como o youtube por exemplo, ou ao facebook quando
utilizado para o debate de idéias. Os profissionais, ao utilizarem a rede,
passam muito mais credibilidade à discussão, pois não é uma rede preocupada com
o perfil pessoal e social, mas sim com a parte social do trabalho. Pessoas
leigas, e curiosos em geral, não são tão presentes no LinkedIn como no facebook
e youtube, o que segundo alguns melhora muito a qualidade do material discutido
e disponibilizado na rede. Hoje o LinkedIn além, de rede social, é uma
ferramenta com um grande valor para os profissionais, principalmente das
áreasde EAD/E-Learning. A rede
de contato permite que o material compartilhado tenha como insumo a experiência
de profissionais de alto nível,com anos de mercado, o que aumenta muito a
eficácia do material.
Em
uma longa entrevista disponibilizada em vídeo pela Universidade Anhanguera no
Youtube, Osvaldo Barbosa de
Oliveira, o Diretor do LinkedIn Brasil do afirmou que a grande missão da
rede é “Conectar os profissionais do mundo todo para torná-los mais produtivos e
bem sucedidos.” Neste mesmo vídeo fala que a visão é arrumar uma oportunidade de
negócios para todos os profissionais do mundo. Assim, mostrando assim que o
LinkedIn não é especificamente, um ambiente virtual de aprendizagem, porém
oferece muitos recursos para o constante aperfeiçoamento profissional através do
estudo, da troca de experiências e informações, desenvolvendo os perfis dos
profissionais da rede. Dessa forma a importância do LinkedIn se mostra muito
mais abrangente do que apenas um grande “catálogo” de perfis e vagas de emprego,
mas também como um ambiente colaborativo que aproveita dos recursos da
tecnologia para oferecer mais oportunidades.
REFERÊNCIAS
Anhanguera
Educacional. LinkedIn
- Transformando como o Mundo trabalha. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=H55HoihaBMM>
Acesso em: 27 nov 2016.
EXAME.COM. 7
recursos
do LinkedIn que você não conhece (mas deveria). Disponível
em: <http://exame.abril.com.br/carreira/7-recursos-do-linkedin-que-voce-nao-conhece-mas-deveria-2/>.
Acesso em: 26 nov 2016.
Introducing
LinkedIn Learning. Disponível em:
< https://br.linkedin.com/static?key=what_is_linkedin>.
Acesso em: 26 nov 2016
Marketing
pessoal. O que é
LinkedIn? Disponível em:
< http://www.
marketing pessoal.net.br/o-que-e-linkedin/>. Acesso em: 27 nov
2016.
MODLE
LIVRE. 6 Passos
para Utilizar o LinkedIn como Rede de Aprendizagem Social. Disponível em:
< https://www.moodlelivre.com.br/noticias/1409-6-passos-para-utilizar-o-linkedin-como-rede-de-aprendizagem-social>.
Acesso em: 25 nov 2016.
Portal
ST.
LinkedIn:
o que é e para que serve?. Disponível em:
< http://agenciast.com.br/portal/linkedin-o-que-e-e-para-que-serve/>
Acesso em: 26 nov 2016.
WIKIPEDIA.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/LinkedIn#/media/File:
Metamodel_Linkedin.jpg>. Acesso em: 26 nov
2016.
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