REDES SOCIAIS TEMÁTICAS: VIERAM PARA FICAR
INTRODUÇÃO
Com o avanço da internet e das novas
tecnologias podemos observar uma mudança devido ao uso de redes sociais que
contribuem para uma maior interatividade, com isso permitindo se tornar um
espaço colaborativo, pois tudo que é compartilhado é possível que seja recriado ou modificado, diferente dos
outros meios de comunicação.
Nas redes sociais, cada
indivíduo tem sua função e identidade cultural. Sua relação com outros
indivíduos vai formando um todo coeso que representa a rede. De acordo com a
temática de organização da rede, é possível a formação de configurações diferenciadas
e mutantes (TOMAÉL; ALCARÁ; CHIARA 2005, p. 93).
As redes sociais virtuais assumiram
um papel de destaque no nosso cotidiano, um exemplo disso é que as empresas tem
voltado atenção para elas. Mas seu sucesso na inserção do habitual é que
consegue unir pessoas com objetivos em comum, transmitindo informação e
conhecimento. Com isso as redes sociais se tornaram uma fonte para seus
usuários. O governo brasileiro possui paginas oficiais dos ministérios e
presidência em algumas redes sociais. (página oficial)
REDES SOCIAIS: FACEBOOK
O maior sucesso de rede social
virtual é o Facebook, criado em 2003 com o por estudantes de computação pela universidade
de Harvard, que são: Mark zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Cris Hughes.
Inicialmente era usado somente por alunos de Harvard e por problemas autorais
teve que ser encerrado, mas em 2004 recria o site sobe “The facebook”. No
começo somente alunos da universidade de Harvard poderiam usar, mas com o
sucesso alcançando foi expandido primeiramente outras universidades e escolas
até chegar ao todo público. (Mais
informação).
O Facebook é a maior rede social
virtual do mundo, com 1,5 bilhão de usuários, sendo que 1 bilhão de pessoas
ativa diariamente. No caso brasileiro são 92 milhões de usuários e por dia são
62 milhões de usuários.
No entanto, ainda a espaço para
segmentação na rede social virtual e com isso o surgimento de redes sociais
temáticas.
Fonte: Facebook, 2015
REDES
SOCIAIS TEMÁTICAS
As redes sociais temáticas
possuem propostas de segmentação das tradicionais como exemplo: restringir
assuntos específicos, atrair um público exclusivo, ou seja, comunidades da internet são movidas por um
interesse especifico. A vantagem é a geração de conhecimento e a troca de
experiências. O foco anula ou diminui o acesso às redes sociais tradicionais,
mas sim funciona de forma aprofundada em um assunto, logo não disputa o público
das redes sociais como Facebook.
REDES SOCIAIS TEMÁTICAS:
BRASILEIRAS
A
diversidade de assuntos que se pode ter é o sucesso das mais variáveis
temáticas possíveis e logo surgiram redes genuinamente brasileiras. No caso de
grande repercussão, o Face Glória chama a atenção não só do público alvo, mas
também do Facebook onde acionou a justiça por violar propriedade intelectual do
Facebook, que alega que a reprodução parcial.
O
Face Glória foi criado em 2015 pelo ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos (SP)
Acir Filó dos Santos que foi afastado também em 2015 pelo ministério público
por suspeita de fraude em licitações. A rede temática crista emprega a frase de
efeito: “A rede social perfeita para você compartilhar o amor e a sabedoria
cristã com outras pessoas.”.
A
rede temática crista não aceita imagens pornográficas ou do universo gay, palavrões,
opiniões de forma contraria a religião. Mesmo com muita limitação já possui
mais de 200 mil pessoas cadastradas e 53 nacionalidades diferentes.
O
Skoob é uma rede social temática também de grande acesso, desenvolvido por
Lindenberg Moreira e lançado em 2009. O foco é a leitura onde ligam os leitores
e escritores, marcam reuniões em livraria para trocar ideias sobre livros. O
aperfeiçoamento na rede para também vender os livros com grandes livrarias
online. O diferencial é poder salvar onde parou a leitura e o serviço de troca
de livros chamado Perfil Plus sendo totalmente integrado a outras redes sociais
como Facebook e Twitter. Atualmente possui mais de 2 milhões de usuários
cadastrados.(Mais informações)
CONCLUSÃO
As redes sociais temáticas conseguiram seu
espaço destacando um conceito onde o maior objetivo é a busca maior pela imersão
a algum tema, dividir experiências ou simplesmente interesses em comum. Com
isso a transmissão de informação pela rede, ainda contribuindo para difusão do
conhecimento. Essas redes não competem com as já consolidadas, é um complemento
ao que não encontra nas redes sociais tradicionais.
REFERÊNCIAS:
SKOOB.
Disponível em:
PORTAL
BRASIL. Redes Sociais. Disponível
em:
FACEGLORIA. Disponível em:
< https://facegloria.com/index.php?r=user/auth/login>. Acesso em: 11 jul 2016.
< https://facegloria.com/index.php?r=user/auth/login>. Acesso em: 11 jul 2016.
O DIA BRASIL.
FaceGloria Ganha Aplicativos e o Mundo. Disponível
em:
< http://odia.ig.com.br/brasil/2016-02-27/facegloria-ganha-aplicativos-e-o-mundo.html>. Acesso em: 11 jul 2016.
< http://odia.ig.com.br/brasil/2016-02-27/facegloria-ganha-aplicativos-e-o-mundo.html>. Acesso em: 11 jul 2016.
OMAEL, Maria Inês; ALCARA, Adriana
Rosecler and DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf.[online]. 2005,
vol.34, n.2, pp.93-104. ISSN 0100-1965. <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652005000200010>.
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