quinta-feira, 14 de julho de 2016

REDES SOCIAIS TEMÁTICAS: VIERAM PARA FICAR

REDES SOCIAIS TEMÁTICAS: VIERAM PARA FICAR


INTRODUÇÃO


Com o avanço da internet e das novas tecnologias podemos observar uma mudança devido ao uso de redes sociais que contribuem para uma maior interatividade, com isso permitindo se tornar um espaço colaborativo, pois tudo que é compartilhado é possível que  seja recriado ou modificado, diferente dos outros meios de comunicação.
Nas redes sociais, cada indivíduo tem sua função e identidade cultural. Sua relação com outros indivíduos vai formando um todo coeso que representa a rede. De acordo com a temática de organização da rede, é possível a formação de configurações diferenciadas e mutantes (TOMAÉL; ALCARÁ; CHIARA 2005, p. 93).
As redes sociais virtuais assumiram um papel de destaque no nosso cotidiano, um exemplo disso é que as empresas tem voltado atenção para elas. Mas seu sucesso na inserção do habitual é que consegue unir pessoas com objetivos em comum, transmitindo informação e conhecimento. Com isso as redes sociais se tornaram uma fonte para seus usuários. O governo brasileiro possui paginas oficiais dos ministérios e presidência em algumas redes sociais. (página oficial)


REDES SOCIAIS: FACEBOOK  



O maior sucesso de rede social virtual é o Facebook, criado em 2003 com o por estudantes de computação pela universidade de Harvard, que são: Mark zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Cris Hughes. Inicialmente era usado somente por alunos de Harvard e por problemas autorais teve que ser encerrado, mas em 2004 recria o site sobe “The facebook”. No começo somente alunos da universidade de Harvard poderiam usar, mas com o sucesso alcançando foi expandido primeiramente outras universidades e escolas até chegar ao todo público. (Mais informação).

O Facebook é a maior rede social virtual do mundo, com 1,5 bilhão de usuários, sendo que 1 bilhão de pessoas ativa diariamente. No caso brasileiro são 92 milhões de usuários e por dia são 62 milhões de usuários.
No entanto, ainda a espaço para segmentação na rede social virtual e com isso o surgimento de redes sociais temáticas.




REDES SOCIAIS TEMÁTICAS

As redes sociais temáticas possuem propostas de segmentação das tradicionais como exemplo: restringir assuntos específicos, atrair um público exclusivo, ou seja, comunidades da internet são movidas por um interesse especifico. A vantagem é a geração de conhecimento e a troca de experiências. O foco anula ou diminui o acesso às redes sociais tradicionais, mas sim funciona de forma aprofundada em um assunto, logo não disputa o público das redes sociais como Facebook.



                        REDES SOCIAIS TEMÁTICAS: BRASILEIRAS


A diversidade de assuntos que se pode ter é o sucesso das mais variáveis temáticas possíveis e logo surgiram redes genuinamente brasileiras. No caso de grande repercussão, o Face Glória chama a atenção não só do público alvo, mas também do Facebook onde acionou a justiça por violar propriedade intelectual do Facebook, que alega que a reprodução parcial.


O Face Glória foi criado em 2015 pelo ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos (SP) Acir Filó dos Santos que foi afastado também em 2015 pelo ministério público por suspeita de fraude em licitações. A rede temática crista emprega a frase de efeito: “A rede social perfeita para você compartilhar o amor e a sabedoria cristã com outras pessoas.”.
A rede temática crista não aceita imagens pornográficas ou do universo gay, palavrões, opiniões de forma contraria a religião. Mesmo com muita limitação já possui mais de 200 mil pessoas cadastradas e 53 nacionalidades diferentes.








O Skoob é uma rede social temática também de grande acesso, desenvolvido por Lindenberg Moreira e lançado em 2009. O foco é a leitura onde ligam os leitores e escritores, marcam reuniões em livraria para trocar ideias sobre livros. O aperfeiçoamento na rede para também vender os livros com grandes livrarias online. O diferencial é poder salvar onde parou a leitura e o serviço de troca de livros chamado Perfil Plus sendo totalmente integrado a outras redes sociais como Facebook e Twitter. Atualmente possui mais de 2 milhões de usuários cadastrados.(Mais informações)




CONCLUSÃO

As redes sociais temáticas conseguiram seu espaço destacando um conceito onde o maior objetivo é a busca maior pela imersão a algum tema, dividir experiências ou simplesmente interesses em comum. Com isso a transmissão de informação pela rede, ainda contribuindo para difusão do conhecimento. Essas redes não competem com as já consolidadas, é um complemento ao que não encontra nas redes sociais tradicionais.

REFERÊNCIAS:

SKOOB. Disponível em:
< https://www.skoob.com.br/>. Acesso em: 11 jul 2016.

PORTAL BRASIL. Redes Sociais. Disponível em:
< http://www.brasil.gov.br/redes-sociais>. Acesso em: 11 jul 2016.
       
     FACEGLORIA. Disponível em:
<
https://facegloria.com/index.php?r=user/auth/login>. Acesso em: 11 jul 2016.

O DIA BRASIL. FaceGloria Ganha Aplicativos e o Mundo. Disponível em:
<
http://odia.ig.com.br/brasil/2016-02-27/facegloria-ganha-aplicativos-e-o-mundo.html>. Acesso em: 11 jul 2016.

OMAEL, Maria Inês; ALCARA, Adriana Rosecler and  DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf.[online]. 2005, vol.34, n.2, pp.93-104. ISSN 0100-1965.  <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652005000200010>.


FACEBOOK. Disponível em:
<
https://www.facebook.com/>. Acesso em 11 jul 2016,

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