quarta-feira, 13 de julho de 2016

Netnografia, conhecendo o consumidor

       Etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita). Netnografia é um método de pesquisa em ambientes virtuais claramente inspirado na etnografia já consagrada pela antropologia. Assim como o antropólogo se inseria na cultura ou grupo a ser estudado e lá fazia observações detalhadas ao mesmo tempo participando das atividades, o netnógrafo também o faz. Desta maneira, o pesquisador que faz uso da netnografia precisa conhecer bem a cultura na qual se insere, chegando a ser reconhecido como membro. Ele precisa conhecer a linguagem e os símbolos utilizados para melhor fazer suas investigações e interpretações durante seu trabalho de campo.


     















 Imagem (1)

 Dado que na imagem (1) sejam rastros onde a pessoa pesquisou na internet, podemos observar um retrato do que representa as atitudes de um consumidor para um nétnogrado, suas ideias, suas atitudes, o rastro deixado por suas pesquisas... A partir dai o trabalho do netnógrafo é conseguir direcionar estas ações para um determinado produto.




       No vídeo acima temos uma palestra da Tatiana Tosi (referências clique aqui) , onde ela explica o conceito de netinografia e que a ela se baseia em entender o outro, não é algo para que a pessoa possa se conhecer melhor, o pesquisador fica apenas observando e colhendo as informações, pois caso interfira, poderá alterar a resposta do ser pesquisado. Tatiana também salienta que não pode trazer casos reais de netnografia, dado que as informações que são colidas são confidenciais. 
         Após essa análise, podemos observar que a netnografia é o futuro das pesquisar para entender o comportamento das pessoas nas redes sociais. Dado isso, utilizando a netnografia para direcionar um produto a um cliente torna a venda muito mais fácil de acontecer, pois após sabermos o que o cliente esta buscando, já teremos as respostas para as dúvidas, e saberemos as formas de conduzir o cliente a efetuar a compra do determinado produto.





Referências:


CONOR, Myrian. Netnografia: um raio x do consumidor 2.0. Disponível em: <https://mylamultimidia.wordpress.com/tag/sociologia-2/>. Acesso em: 11 jul. 2016.

TOSI, Tatiana. NETNOGRAFIA: ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO CONSUMIDOR ONLINE. Disponível em: <https://ideas.scup.com/suas-ideias/netnografia-o-futuro-reside-no-aprofundamento-da-analise-comportamental-dos-consumidores/>. Acesso em: 11 jul. 2016.

TOSI, Tatiana. Consumidores Digitais: Netnografia - Comportamento do consumidor online. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vndqesMHnSg>. Acesso em: 12 jul. 2016.

MARKETING, Redação Melhor do. Como praticar a netnografia: procedimentos metodológicos. Disponível em: <http://www.omelhordomarketing.com.br/como-praticar-a-netnografia-procedimentos-metodologicos/>. Acesso em: 10 jul. 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário