quarta-feira, 13 de julho de 2016

O USO DA TECNOLOGIA TOUCH SCREEN NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O USO DA TECNOLOGIA TOUCH SCREEN NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pâmella Drumm Costa
Graduanda em Administração - UFSC
           
            Sabemos que nos dias de hoje as crianças nascem cercadas por tecnologias digitais diversas. E, com isso, é natural que elas aprendam a fazer uso destas tecnologias rapidamente, utilizando este tipo de aparelhos de forma mais habilidosa do que muitos adultos que estão expostos a estas inovações há anos.
Esta nova geração de crianças, surgida no final da década de 90, são os chamados Homo zappiens, termo utilizado por Veen e Vrakking (2009) para identificar as crianças e os jovens que nasceram na era dos múltiplos recursos digitais. Essas crianças administram diversas informações, paralelamente conseguem acessar diversos sites, ouvir música, jogar e fazer um trabalho solicitado pelos professores sem dificuldade. Elas são “(...) um processador ativo de informação, resolve problemas de maneira muito hábil, usando estratégias de jogo, e sabe se comunicar muito bem.” Veen e Vrakking (2009, p. 12 apud. Frota; Pereira; Vitorino, 2014).
Nos dias de hoje, em um mundo tecnológico e conectado como o nosso, é impossível que o desenvolvimento infantil e a educação não sofram influências dessas evoluções. As crianças tendem a levar consigo suas próprias vivências, experiências e conhecimentos para onde vão, inclusive para a escola, não apenas com seus dispositivos tecnológicos para brincar no “recreio”, mas também para dentro da sala de aula. De maneira que estas tecnologias impactem no contexto escolar e na educação destas crianças de modo geral.
Partindo do pressuposto em que, comumente, se vê crianças, algumas ainda muito novas, manuseando tablets, computadores e smartphones sem nenhuma dificuldade, mesmo que estas nunca tenham sido ensinadas a fazer uso de tais aparelhos, afinal estas crianças já nasceram expostas diariamente a estímulos digitais, porque não utilizar estas inovações, como por exemplo, a tecnologia touch screen (Figura 1), em prol do desenvolvimento e da educação infantil?
Figura 1: Uso do IPad na educação infantil.
Fonte: Colégio do Sol (2013). Disponível em: <http://www.colegiodosol.com.br/2013/10/ipad-na-educacao-infantil/>.
O uso de aparelhos de tecnologia touch screen pelas crianças pequenas dentro da escola é um campo ainda pouco explorado no contexto escolar brasileiro. Mesmo sabendo-se que a tecnologia touch screen permite o acesso precoce das crianças aos aplicativos. Uma vez que, esta tecnologia é mais fácil de ser manuseada quando comparada ao uso do lápis, pois a exigência de coordenação motora é menor do que no uso do teclado ou do mouse. Além disso, a relação causa-efeito também é direta - o toque tem um efeito visível, seja ele qual for. Assim, a tecnologia touch permite a interação com aplicativos de jogos, leitura, escrita, filmes/desenhos e redes sociais desde os primeiros anos de vida (Frota; Pereira; Vitorino, 2014).
Além disso, existem n jogos educativos já disponíveis para uso em aparelhos touch screen, muitos deles com uma dinâmica voltada totalmente para o público infantil e de simples manuseio, com interface cativante às crianças. As características do design do aparelho e dos aplicativos, como as cores e seu formato, são importantes quando o assunto é suscitar o interesse da criança. Além disso, tais aspectos facilitam a aprendizagem no decorrer do manuseio das tecnologias touch screen, tanto no contexto educacional, quanto no seu cotidiano fora da escola. Pois, com este tipo de tecnologia, as crianças têm a possibilidade de aprender de forma natural, como o tocar, repetir, errar, entre outras ações que estão presentes no seu cotidiano (Frota; Pereira; Vitorino, 2014).
Ao mesmo tempo em que se divertem com jogos nos aparelhos touch screen, as crianças aprendem sobre o abecedário, as cores, os animais, de onde as coisas surgem, para onde o lixo vai, dentre outras milhares de possibilidades, conforme pode-se observar na Figura 2; o que contribui diretamente no desenvolvimento da criança.
Figura 2: Uso de tecnologias digitais em prol do aprendizado infantil.
            Desta forma, utilizando da sensorialidade e permitindo uma relação toque-efeito imediato, a tecnologia touch screen permite o acesso precoce das crianças pequenas ao universo das mídias, facilitando que ela represente graficamente, por meio de desenho ou interação com aplicativos, seu desenvolvimento cognitivo antes do que imaginávamos ser possível. Sendo assim, tal tecnologia pode revolucionar o mundo da infância, posto que um aspecto importante dessa sensorialidade tática no uso das mídias, proporcionada pela tecnologia touch screen, concentra-se nas extremidades do corpo (dedos, mãos, boca...) os mesmos membros que utilizamos na interação com o meio (Erthal, 2008 apud. Frota; Pereira; Vitorino, 2014).
Na Europa e nos Estados Unidos, como os tablets já faz parte da rotina educacional, os professores se preocuparam em aprender a explorar as vantagens que o aparelho oferece em termos pedagógicos. Aqui no Brasil, quem se mostra a favor, também já tenta trabalhar com a tecnologia para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Como é identificado em blogs como o do PROJETO IPAD NA SALA DE AULA, da empresa EADes envolvimento humano Ltda., que vem propor um formato diferenciado de trabalho de formação dos gestores, professores, formadores e instrutores educacionais para incentivar o uso da tecnologia em sala de aula.
Outro exemplo de ferramenta deste tipo de tecnologia bastante interessante e que já está sendo utilizado em algumas escolas pelo Brasil, é a Lousa Digital, que pode ser chamada de “tela gigante de computador, só que mais inteligente”, conforma pode-se observar sua funcionalidade no Vídeo 1.
Vídeo 1: Lousa Digital na escola.
Fonte: Escola Medianeira in YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oPDNbxMlb24>.
O contexto em que vivemos deixa cada vez mais visível a necessidade de se repensar o processo pedagógico atual. De modo a fazer uso da tecnologia a favor da educação e do aprendizado, e não tratar os recursos tecnológicos como uma barreira entre alunos e professores. A reprovação do uso de aparelhos com tecnologia touch, por exemplo, acaba mostrando para os alunos que a escola é uma instituição desconectada de seu meio social e que não dialoga com seus interesses, características e vivências pessoais.

REFERÊNCIAS

EADes Envolvimento Humano. Disponível em: < http://www.eades.com.br/>. Acesso em 12 de julho de 2016.
EADes Envolvimento Humano. Projeto IPad na sala de aula. Disponível em: <http://www.ipadnasaladeaula.com.br/>. Acesso em 12 de julho de 2016.
FROTA, G.; PEREIRA, A. C. S.; VITORINO, D. A revolução da tecnologia Touch Screen no desenvolvimento infantil e na escola. Departamento de Educação PUC-Rio – Rio de Janeiro/RJ, 2014.
NOVA ESCOLA. Como funciona a Lousa Digital? Disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/como-funciona-lousa-digital-tecnologia-501324.shtml>. Acesso em 13 de junho de 2016. 



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