O
USO DA TECNOLOGIA TOUCH SCREEN NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Pâmella Drumm Costa
Graduanda em Administração - UFSC
Sabemos
que nos dias de hoje as crianças nascem cercadas por tecnologias digitais diversas.
E, com isso, é natural que elas aprendam a fazer uso destas tecnologias
rapidamente, utilizando este tipo de aparelhos de forma mais habilidosa do que
muitos adultos que estão expostos a estas inovações há anos.
Esta nova geração de
crianças, surgida no final da década de 90, são os chamados Homo zappiens, termo utilizado por Veen
e Vrakking (2009) para identificar as crianças e os jovens que nasceram na era
dos múltiplos recursos digitais. Essas crianças administram diversas
informações, paralelamente conseguem acessar diversos sites, ouvir música,
jogar e fazer um trabalho solicitado pelos professores sem dificuldade. Elas
são “(...) um processador ativo de informação, resolve problemas de maneira
muito hábil, usando estratégias de jogo, e sabe se comunicar muito bem.” Veen e
Vrakking (2009, p. 12 apud. Frota; Pereira; Vitorino, 2014).
Nos dias de hoje, em um
mundo tecnológico e conectado como o nosso, é impossível que o desenvolvimento
infantil e a educação não sofram influências dessas evoluções. As crianças
tendem a levar consigo suas próprias vivências, experiências e conhecimentos
para onde vão, inclusive para a escola, não apenas com seus dispositivos tecnológicos
para brincar no “recreio”, mas também para dentro da sala de aula. De maneira
que estas tecnologias impactem no contexto escolar e na educação destas
crianças de modo geral.
Partindo do pressuposto em que, comumente, se vê
crianças, algumas ainda muito novas, manuseando tablets, computadores e smartphones
sem nenhuma dificuldade, mesmo que estas nunca tenham sido ensinadas a fazer
uso de tais aparelhos, afinal estas crianças já nasceram expostas diariamente a
estímulos digitais, porque não utilizar estas inovações, como por exemplo, a
tecnologia touch screen (Figura 1), em prol do desenvolvimento e
da educação infantil?
Figura
1:
Uso do IPad na educação infantil.
Fonte: Colégio
do Sol (2013). Disponível em: <http://www.colegiodosol.com.br/2013/10/ipad-na-educacao-infantil/>.
O uso de aparelhos de
tecnologia touch screen pelas
crianças pequenas dentro da escola é um campo ainda pouco explorado no contexto
escolar brasileiro. Mesmo sabendo-se que a tecnologia touch screen permite o acesso precoce das crianças aos aplicativos.
Uma vez que, esta tecnologia é mais fácil de ser manuseada quando comparada ao
uso do lápis, pois a exigência de coordenação motora é menor do que no uso do
teclado ou do mouse. Além disso, a relação causa-efeito também é direta - o
toque tem um efeito visível, seja ele qual for. Assim, a tecnologia touch permite a interação com
aplicativos de jogos, leitura, escrita, filmes/desenhos e redes sociais desde
os primeiros anos de vida (Frota; Pereira; Vitorino, 2014).
Além disso, existem n jogos educativos já disponíveis para
uso em aparelhos touch screen, muitos
deles com uma dinâmica voltada totalmente para o público infantil e de simples
manuseio, com interface cativante às crianças. As características do design do
aparelho e dos aplicativos, como as cores e seu formato, são importantes quando
o assunto é suscitar o interesse da criança. Além disso, tais aspectos
facilitam a aprendizagem no decorrer do manuseio das tecnologias touch screen, tanto no contexto
educacional, quanto no seu cotidiano fora da escola. Pois, com este tipo de
tecnologia, as crianças têm a possibilidade de aprender de forma natural, como
o tocar, repetir, errar, entre outras ações que estão presentes no seu
cotidiano (Frota; Pereira; Vitorino, 2014).
Ao mesmo tempo em que
se divertem com jogos nos aparelhos touch
screen, as crianças aprendem sobre o abecedário, as cores, os animais, de
onde as coisas surgem, para onde o lixo vai, dentre outras milhares de
possibilidades, conforme pode-se observar na Figura 2; o que contribui diretamente no desenvolvimento da
criança.
Figura
2:
Uso de tecnologias digitais em prol do aprendizado infantil.
Fonte: Blog
do empreendedor in Estadão (2016).
Disponível em: <http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/o-futuro-da-inovacao-menos-high-tech-mais-high-touch/>.
Desta
forma, utilizando da sensorialidade e permitindo uma relação toque-efeito
imediato, a tecnologia touch screen
permite o acesso precoce das crianças pequenas ao universo das mídias,
facilitando que ela represente graficamente, por meio de desenho ou interação
com aplicativos, seu desenvolvimento cognitivo antes do que imaginávamos ser
possível. Sendo assim, tal tecnologia pode revolucionar o mundo da infância,
posto que um aspecto importante dessa sensorialidade tática no uso das mídias,
proporcionada pela tecnologia touch
screen, concentra-se nas extremidades do corpo (dedos, mãos, boca...) os
mesmos membros que utilizamos na interação com o meio (Erthal, 2008 apud. Frota;
Pereira; Vitorino, 2014).
Na
Europa e nos Estados Unidos, como os tablets
já faz parte da rotina educacional, os professores se preocuparam em
aprender a explorar as vantagens que o aparelho oferece em termos pedagógicos.
Aqui no Brasil, quem se mostra a favor, também já tenta trabalhar com a
tecnologia para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Como é
identificado em blogs como o do PROJETO IPAD NA SALA DE AULA,
da empresa EADes envolvimento
humano Ltda., que vem propor um
formato diferenciado de trabalho de formação dos gestores, professores,
formadores e instrutores educacionais para incentivar o uso
da tecnologia em sala de aula.
Outro exemplo de ferramenta
deste tipo de tecnologia bastante interessante e que já está sendo utilizado em
algumas escolas pelo Brasil, é a Lousa
Digital, que pode ser chamada de “tela gigante de computador, só que mais
inteligente”, conforma pode-se observar sua funcionalidade no Vídeo 1.
Vídeo
1: Lousa
Digital na escola.
O contexto em que
vivemos deixa cada vez mais visível a necessidade de se repensar o processo
pedagógico atual. De modo a fazer uso da tecnologia a favor da educação e do
aprendizado, e não tratar os recursos tecnológicos como uma barreira entre
alunos e professores. A reprovação do uso de aparelhos com tecnologia touch, por exemplo, acaba mostrando para
os alunos que a escola é uma instituição desconectada de seu meio social e que
não dialoga com seus interesses, características e vivências pessoais.
REFERÊNCIAS
EADes Envolvimento Humano. Disponível
em: < http://www.eades.com.br/>. Acesso em 12 de julho
de 2016.
EADes Envolvimento Humano. Projeto IPad na sala de aula.
Disponível em: <http://www.ipadnasaladeaula.com.br/>. Acesso em 12 de
julho de 2016.
FROTA, G.; PEREIRA, A. C. S.; VITORINO, D. A revolução da tecnologia Touch Screen no desenvolvimento infantil e na escola. Departamento de Educação PUC-Rio – Rio de Janeiro/RJ, 2014.
NOVA ESCOLA. Como funciona a Lousa Digital? Disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/como-funciona-lousa-digital-tecnologia-501324.shtml>. Acesso em 13 de junho de 2016.


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