quarta-feira, 13 de julho de 2016

Importância das redes sociais para o e-commerce

             Importância das redes sociais para o  e-commerce

                                                                                             Carlos Alexandre P. Bueno



     Um termo ainda desconhecido, mas é o correto para se definir o comércio pela Internet. Segundo Kotler (2000), o termo e-commerce significa ser uma ampla variedade de transações eletrônicas , tais como o envio de pedidos de compra para fornecedores via EDI (troca eletrônica de dados).Além da compra pela Internet, as transações bancárias, como compra e venda de ações são consideradas e-commerce. Porém neste estudo, esse tipo de transação estará excluída, focando-se somente em compras online. Segundo Cateora (2007 – pp.425-426), o e-commerce é mais desenvolvido nos Estados Unidos que no resto do mundo, muito por conta do vasto número de pessoas que possuem computadores particulares e ao baixo custo do acesso a Internet, que se encontra em qualquer lugar. Apesar disso, algumas estimativas europeias, apontam a Europa como 26 maior consumidor de e-commerce que os americanos. Também ressalta que a Internet finalmente põe o consumidor no controle do mercado.
          Com o advento da internet e das redes sociais virtuais o consumidor mudou. Passou de ser passivo às comunicações das empresas, onde ele optava por determinada marca devido apenas às suas comunicações tradicionais (televisão, rádio, jornal) ou o famoso boca a boca, para estar no meio da conversa, começando a também ser um elemento importante e essencial para ela. Ele tem deixado totalmente de lado a passividade de só receber informações, como também oferecê-las. E é com esse consumidor moderno e ditador de tendências que se torna publico alvo das empresas(lojas) e-commerce. E quando falamos de comunicação digital, nada mais indicado do que as redes sociais. Cada dia se torna mais comum o uso delas nesta plataforma, tanto no quesito das ações de marketing, quanto nas informações e detalhes de produto, ou seja, o consumidor procura mais praticidade, maior comodidade e tem se tornado mais critico também.
         Um estudo do Sophia Mind(2008) aponta que 63% dos brasileiros só compram depois de consultar as redes sociais. Embora inicialmente as redes sociais fossem usadas apenas para encontrar pessoas e entrar em contato com os amigos, atualmente estes pontos de encontro virtuais começam a ser vistos também como uma grande oportunidade de fazer negócios pela internet. A tendência do mercado atual é que as pessoas compartilhem ideias, elogios, críticas às marcas e aos produtos através dessa ferramenta. E as empresas precisam estar prontas para aproveitar o conteúdo gerado espontaneamente pelo próprio cliente. As redes de relacionamento vêm se tornando não apenas um canal de acesso as lojas virtuais, mas principalmente uma oportunidade de divulgar a marca para os internautas que ainda não fizeram a primeira compra online.
No gráfico 1 abaixo, observamos a evolução das vendas do e-commerce no Brasil no período de 2001-2015.
Fonte: ebit - www.e-commerce.org.br
     Uma empresa pode ter suas vendas aumentada através dos usuários  de rede social que podem  compartilhar as postagens de uma fanpage ou seguidor, recomendando o consumo daquele produto ou serviço. Dessa maneira, gera uma melhor confiança das pessoas com a sua marca, além disso, o engajamento em redes social é parte do algoritmo dos principais buscadores, melhorando o posicionamento do e-commerce no ranking de busca. As redes sociais auxiliam  no tratamento da insatisfação que alguns clientes possam ter com um e-commerce. Desde problemas de entrega, até produtos defeituosos que poderiam ocasionar em uma imagem negativa para uma loja virtual.
.As redes sociais não tem como principal característica gerar vendas, entretanto, uma comunicação bem pensada pode atuar de maneira decisiva durante um processo de compra. Logo a rede social atua de maneira eficaz durante o processo de branding (construção de marca), melhorando a presença online da marca, o que pode vir a ampliar as vendas, pois uma marca bem estruturada faz a diferença durante o momento de escolha do consumidor.
       Abaixo segue o link da revista exame de  15/12/2015, que aponta as 50 maiores empresas do setor de comercio eletrônico do Brasil: 
 http://exame.abril.com.br//negocios/noticias/as-50-maiores-empresas-do-comercio-eletronico-no-brasil

REFERÊNCIAS
CATEORA, PHILIP R. International Marketing., John L. Graham – 13th edition. 2007.
KOTLER, PHILIP (2000). Administração de Marketing. 10a Edição. São Paulo, Prentice Hall.
 Estudo  Sophia Mind(2008): Comércio na internet: muito mais que e-commerce. Disponível em http://www.sophiamind.com/wp-content/uploads/Mulher_Internet_Consumo-SophiaMind.pdf. Acessado em 10/07/2016
Revista Exame : As 50 maiores empresa de comércio eletrônico do Brasil. Disponivel em : http://exame.abril.com.br//negocios/noticias/as-50-maiores-empresas-do-comercio-eletronico-no-brasil. Acessado em 13/07/2016
E-commerce Brasil : perfil dos consumidores das empresas e-commerce no Brasil. Disponível em : https://www.ecommercebrasil.com.br . Acessado em 10/07/2016
Ecommerce News: como as redes sociais influenciam um e-commerce. Disponível em : http://ecommercenews.com.br/artigos/cases/como-as-redes-sociais-influenciam-um-e-commerce. Acessado em 13/07/2016

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