Moodle: do 1.0 para o mundo todo
Jhonnys F. Conceição
O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environmentnasceu)
tem como ideia unir a Internet com a aprendizagem. Seu idealizador, Martin
Dougiamas, um informático Australiano, começou a desenvolve-lo em 1900, mas
depois de algumas versões descartadas ele foi lançado em 20 de Agosto de 2002
na versão 1.0. Essa versão inicial era, basicamente, para turmas pequenas, de
âmbito universitário.
Mas o que é o moodle?
O Moodle((ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos),
é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou seja, é um sistema gerenciamento para criação de curso
online que se mantém em constante evolução e possui um grupo de
programadores espalhados pelo mundo que desenvolvem continuamente o programa. A plataforma vem sendo utilizada não só como ambiente
de suporte à Educação a Distância, mas também como apoio a cursos presenciais,
formação de grupos de estudo, treinamento de professores.
E Open Source, ou seja, aberto, livre e gratuito.
Isso significa que ele pode ser carregado, utilizado, modificado e até distribuído.
Apesar de possuir um “copyright” pode ter o seu código fonte alterado ou
desenvolvido para satisfazer as necessidades específicas do contratante. É um
ambiente de aprendizagem na web na qual os professores podem facilmente criar
salas de estudos para disponibilizar tarefas, arquivos que poderão ser
baixados, fóruns para debater determinados temas, etc. Com essas possibilidades
fica mais prática a distribuição de materiais, pois não haverá mais a
necessidade do aluno de se dirigir até a área de Xerox para então copiar
diversas páginas sendo que no Moodle já está disponibilizado pelo professor.
O acesso ao sistema pelo aluno e pelo professor se
da através de login com usuário e senha, fazendo assim, que os dados, tanto dos
alunos quanto o do professor tenha seus dados assegurados.
O Moodle possui dois domínios com diferentes
funções.
Um deles é o www.moodle.com que
tem como objetivo o apoio profissional para a sua instalação.
O outro é o www.moodle.org que fornecer o apoio para o desenvolvimento do
software e sua tradução para dezenas de idiomas.
Como já dito, o Moodle possui
alguns recursos padrões que já vem instalados, como por exemplo no caso de
ferramentas de interações, temos: chat, fórum, etc. Na parte de avaliação,
temos: Questionários de avaliação, tarefas, etc.
Tem também as opções de uso do
professor para avaliar seus alunos, como por exemplo:
·
Avaliação por acesso:
mostra q0];
uais alunos acessaram a disciplina, o que fizeram, por quanto tempo.
·
Participação: permite
ao professor saber tudo que o aluno interagiu no software.
·
Avaliação formativa e
somativa: o sistema permite a criação de tipos de enquetes com diferentes possibilidades
de formatação, exigir tempo limite para respostas, etc.
Há a opção, também, de baixar novos plug-ins com
novos recursos que são disponibilizados pelos programadores e instalados no
programa.
Vantagens e desvantagens.
Vantagens:
· É gratuito e seguro;
· Simples de instalar e de fácil acesso;
· Permite-nos o acesso ao material de estudo de cada
disciplina;
· Não possui qualquer tipo de problema relativo ao
espaço para armazenamento de ficheiros;
· No caso do fórum umas das vantagens desta aplicação é
que a informação fica registada e armazenada na disciplina em causa, podendo
depois ser visualizada por todos;
· A privacidade está assegurada. O administrador possui
a possibilidade de remover ou alterar da plataforma conteúdos dos que considere
impróprios e que tenham sido submetidos por um dos utilizadores;
Desvantagens:
· Lentidão da abertura da página (em alguns casos);
· Erros de ligação que, por vezes, impedem o acesso à
mesma;
· Bloqueios quanto ao envio de trabalhos e na realização
de pequenas atividades on-line.
Além dos
fatores que já foram mencionados, está, também, o fato de muitos professores
ainda terem dificuldades com a utilização das novas tecnologias, além de que,
para se ter acesso à plataforma, é necessária a disponibilização de
computadores e salas de informática suficientes, o que nem sempre é possível.
Conclusão:
O fato é que o Moodle é um sistema consagrado,
com uma das maiores bases de usuários do mundo, com mais de 25 mil instalações,
mais de 360 mil cursos, mais de 4 milhões de alunos em 155 países e tem a maior
participação de mercado internacional, com 54% de todos os sistemas de apoio
on-line ao ensino e aprendizado. Tanto no presencial quanto no EAD o
Moodle vem demonstrando ser uma ferramenta poderosa para o ensino e muito
provavelmente os números acima só tendem a crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário