sábado, 16 de julho de 2016

4 dicas para tirar boas fotos em suas viagens


Viajar e conhecer locais diferentes é sempre muito bom! Melhor ainda é voltar destas viagens com fotos belíssimas e cheias de história para contar. As fotos de cada viagem permitem que estes momentos e lugares sejam relembrados mesmo anos após sua realização, mas para isso, precisam estar bem nítidas e com um mínimo de qualidade.
Se você está com alguma viagem programada, acompanhe o post de hoje. Nele te traremos 4 dicas simples para arrasar nas próximas fotos. Confira!

Como arrasar nas fotos de viagem com 4 dicas?

#1. Conheça seu equipamento

Pode ser uma câmera fotográfica profissional, amadora ou ainda um smartphone, o importante é conhecer bem o equipamento e dominar todas as suas funções: macro, panorâmica, tipos de flash, zoom... Estas são apenas algumas funções que ela pode exercer, e para fazer fotos diferentes, você deve dominar muito bem cada uma delas. Para isso, uma boa leitura no manual de instrução e algum tempinho mexendo nela já resolvem.

#2. Entenda os enquadramentos

Um enquadramento mal feito pode acabar com qualquer foto. Por isso, conheça um pouco sobre os mais usados.
  • Plano geral: usado para mostrar um todo ou o ambiente. Use para retratar paisagens ou monumentos.
  • Plano médio: usado para dar mais ênfase na pessoa de corpo inteiro ou da cintura pra cima. Para usá-lo, tente manter o equilíbrio. Por exemplo, imagine uma pessoa em frente a uma paisagem. Tente posicioná-la ao centro ou em alguma das laterais. Cuidado para não cortar os pés ou a cabeça e manter certa distancia nas laterais, acima e abaixo.
  • Primeiro plano: é quando a foto fica mais próxima do rosto, perfeita para capturar emoções ou expressões faciais. O interessante no caso de fotos de viagens é tentar fazer o enquadramento bem perto do rosto e captar mais algum detalhe importante, como por exemplo, um primeiro plano em frente à Torre Eiffel.
Dica extra: enquadramentos de cima para baixo (chamado plongée) tende a afinar um pouco a silhueta ou causar a impressão de aumentar a altura. Já os feitos de baixo para cima (contra plongée) causam o efeito contrário. Por isso, tome cuidado para não distorcer as imagens posicionando a câmera muito para cima ou muito para baixo.

#3. Cuidado com a luz

Sabe aquela foto durante o dia que ficou muito escura? Provavelmente a câmera foi posicionada contra luz. Quando você posiciona uma pessoa para ser fotografada de costas para o sol, por exemplo, terá como resultado uma foto escurecida. Busque sempre pela melhor luminosidade do local e posicione a pessoa ou objeto a ser fotografado de frente para esta fonte de luz.

#4. Fuja do tradicional

Saia do lugar comum. Com apenas um pouco de criatividade é possível criar fotos únicas em lugares já muito conhecidos. Mostre proporções dos monumentos com o tamanho das pessoas, fotografe em dias de chuva também, faça fotos de moradores locais... Somente assim você criará verdadeiras histórias através de fotografias!
Por fim, revele suas fotos! Ter um álbum de viagens é uma maneira (antiga e) efetiva de tornar suas imagens ainda mais especiais e dá a possibilidade de que sejam passadas de geração para geração. Um grande presente para seus futuros netos!


E você, conhece algum outro truque para fazer registros incríveis durante suas viagens? Compartilhe com os outros leitores através dos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário