sexta-feira, 15 de julho de 2016

Influência das redes sociais nos processos de inovação




O processo de inovação é contínuo e nasce a partir de um processo de aprendizagem que se estabelece com as relações diretas entre informações e conhecimento. Inovar é sair de 0 para 1 gerando valor para uma comunidade, setor, grupo de pessoas ou até mesmo o indivíduo.


Cronhecimento e informação são a base das relações e permitem a troca direta entre pares. Com as redes sociais emergindo de forma considerável foi possível permitir esta troca de forma efetiva tanto das informações, quanto dos conhecimentos que antes eram pertencentes apenas a determinados e restritos grupos. 

Hoje é possível encontrar em várias redes, grupos com intenções próximas discutindo e gerando processos de inovação compartilhada. Não é raro, atualmente, observar soluções inovadoras que foram desenvolvidas por pessoas de várias partes de um pais, estado, com culturas e percepções diferentes da vida e dos modelos de negócio. 


Redes Sociais permitiriam a criação de novos modelos de comunicação e relações de interesse baseados no cerne basilar com intersecções entre indivíduo-comunidade. 

O conceito de Social Innovation nasceu desta estrutura, um modelo baseado em resolução de problemas sociais com foco em efetividade, eficiência, sustentabilidade, onde os valores da sociedade estão acima dos individuais e norteados pelo ato de compartilhar. 

Facebook, Instagram, Messengers, todos permitem a conexão efetiva e direcionam discussões, ações e processos de inovação. E a partir destes debates foi possível reunir para criar e inovar com propósito. 

Sem contar o uso das redes pelas empresas como forma de identificar necessidades de seus clientes pela abordagem direta que as redes possibilitam. 

Saber o que pensam, o que sentem, como falam dos produtos, das marcas, de forma clara e franca, sem medo ou pudor, abre um leque de possibilidades para as empresas de entenderem de fato o lado humano da interação entre estes e seus produtos. 

Por isto, podemos concluir, que as redes sociais influenciam diretamente e efetivamente em todos os atuais processos de inovação em todas as áreas, setores e mercados! A mensagem que fica é...




Partir do nada, estabelecer um propósito, encontrar os pares e inovar, é preciso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário