quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Skype: Importância para os negócios



Skype é um software lançado em 2003 que possibilita comunicações de voz e vídeo via Internet, permitindo a chamada gratuita entre milhares de usuários em qualquer parte do mundo. O Skype tem hoje cerca de 300 milhões de usuários e, por dia, é acessado por 4,9 milhões de usuários ativos. Não muito distante, o mundo corporativo utiliza a versão desta ferramenta com recursos empresariais. Enquanto a maior parte das empresas ainda trabalham somente com e-mail chat online, ter o Skype em seu leque de opções moderniza sua operação em relação aos canais de contato. Alguns benefícios que o Skype proporciona são:

Formação de equipe interna: Com o auxílio da ferramenta fica muito mais fácil a comunicação interna entre os colaboradores da empresa, mesmo não estando presente no local devido a o programa também estar disponível via mobile. Proporciona uma maior flexibilidade para envio de arquivos e de deslocamento;
Mensagens instantâneas: Acarreta a diminuição do tempo de resposta em comunicações com seus clientes, fornecedores, representantes e os próprios colaboradores da empresa;
Aproximação do relacionamento com o cliente: O atendimento ao cliente é direto, mostrando o sentido de especialista em relacionamento com o cliente por trás de toda operação, apresentando a disposição em atendê-lo de maneira única.

E o que se ganha usando o Skype na empresa? 

Um dos fatores fundamentais e perceptível na adoção do Skype nas empresas é a redução de custos, tendo um impacto muito grande na conta telefônica. A questão da facilidade no manuseio também é algo bastante atrativo para as empresas. A rede social tem uma interface fácil de usar que qualquer pessoa, independentemente do seu nível de conhecimento técnico, pode aprender a usá-la. Adição de novos contatos, envio de mensagens instantâneas e realização de chamadas de vídeo ou voz podem ser feitos apenas com o clique de um botão. Confira abaixo algumas maneiras de como utilizar o Skype para aumentar a produtividade da sua empresa: 



Chamadas de voz: você pode fazer chamadas de graça  para clientes ou fornecedores, basta seu computador estar equipado com um microfone e fones de ouvido.    




Chamadas de vídeo: reuniões ou entrevistas podem ser feitas através dessa ferramenta sem qualquer custo, precisando apenas de um computador com microfone e webcam.



Videoconferências: Este recurso, além de evitar o descolamento tanto dos clientes quanto o seu, também economiza tempo e dinheiro para as empresas. Os participantes das videoconferências não precisam necessariamente estar no Skype, bastando incluir seu número de telefone e adicioná-los à chamada.



Compartilhamento de Tela: Para fazer isso, basta iniciar uma chamada – com uma única pessoa ou videoconferência e, em seguida, ativar o compartilhamento de tela. Uma vez que o compartilhamento de tela é ativado, você pode optar por compartilhar sua tela inteira, ou apenas uma parte dela. Isso pode ser bastante útil caso você tenha outros programas em execução durante a chamada e prefere que os outros participantes não os vejam. 






Compartilhamentos de arquivos: Com esta ferramenta você pode compartilhar arquivos com os clientes em tempo real e resolver imediatamente quaisquer questões que possam surgir através de chamadas de vídeo/voz ou mensagem instantânea.





Aplicativos: Existem centenas de aplicativos que podem agregar ainda mais recursos ao Skype. Além de ser muito utilizada em desktops, ela também pode ser acessada via mobile. O número de acesso ao aplicativo via Skype cresceu consideravelmente, o número de instalações no sistema operacional Android, por exemplo, chega a por volta de 100 milhões.
 


REFERÊNCIAS
MUNDO DAS TRIBOS. Disponível em: <http://www.mundodastribos.com/skype-vantagens-e-desvantagens-do-comunicador.html> Acessado em 01/12/2015.
SKYPE FOR BUSINESS. Disponível em: <https://products.office.com/pt-br/skype-for-business/benefits> Acessado em 01/12/2015.  


 

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