terça-feira, 14 de julho de 2015

Criei uma rede social para minha empresa: e agora?

O uso de redes sociais atualmente atinge a casa de aproximadamente 2 bilhões de pessoas no mundo, o que demonstra uma grande mudança no comportamento da população frente as tecnologias proporcionadas pela internet. Com a mudança nos hábitos de relacionamento e consequentemente de consumo, as empresas se vêem pressionadas a inserir suas marcas neste novo ambiente, o que muitas vezes implica em questões como: qual rede utilizar? com que frequência devo postar? como que devo mostrar minha empresa? posso medir o resultado?

Para estas questões a principal resposta se encontra no perfil do público da empresa. Cada rede social têm um público característico, com hábitos diferentes e preferências que podem ou não beneficiar a empresa. O Facebook é a plataforma mais utilizada e com público mais heterogêneo, podendo "abrigar" todo tipo de empresa e abordagem com seus cerca de 1,44 bilhão de usuários. Já o Instagram que conta com 300 milhões de usuários concentra o público mais jovem e feminino (90% tem menos de 30 anos e mais da metade é mulher), com foco em imagens e vídeos. Outra rede que conecta cerca de 560 milhões de usuários, o Twitter é um dos principais canais para empresas inovadoras, pela característica de difusão de informações curtas e especializadas.
Crescimento das redes sociais em 2014
Após escolher quais canais sua empresa irá utilizar é preciso traçar estratégias para envolver seus clientes, sempre focando nas características destes. Promoções vinculadas a compartilhamento, curtidas, marcar amigos ou elaborar alguma frase são comuns neste meio - o que é muito interessante para aumentar o número de pessoas atingidas pela ação. Para o dia a dia destas redes é interessante atentar-se em alguns pontos:
  1. Ofereça vantagens para quem interagir com o perfil
  2. Utilize o conhecimento especializado do seu negócio, demonstre o que você faz
  3. Seja sincero
  4. Cuidado com o que você fala
  5. Faça as pazes com clientes insatisfeitos rapidamente
  6. Não terceirize este serviço
  7. Não fique na defensiva
  8. Deixe os consumidores contribuírem
O princípio das redes sociais é semelhante ao convívio social físico, muito do que você faz naturalmente pode ser transferido para o mundo virtual ao mesmo tempo que o que não funciona no seu negócio físico provavelmente não funcionará na rede social. Criar um relacionamento com seus clientes é um diferencial que em qualquer meio, físico ou virtual, sempre será um grande diferencial.

Exemplo de interação com o cliente
             http://bit.ly/1HZMYLz
             http://glo.bo/1d9Suh4
             http://bit.ly/1HrYCLX
             http://bit.ly/1CBIGIi
             http://bit.ly/1CBIJDT
             http://on.fb.me/1M854Mp
             

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