quarta-feira, 15 de julho de 2015

A Educação nos Jogos e os Jogos na Educação

    

Introdução
O mundo dos jogos eletrônicos deixou de ser brincadeira e diversos jogos já são considerados esportes, que são chamados de e-sports (electronic sports, ou esportes eletrônicos em português).
            Com premiações milionárias, jovens de todos os cantos do mundo querem se tornar jogadores profissionais de jogos como Dota 2, League of Legends, Call of Duty, Counter-Strike: Global Offensive, Starcraft II, entre outros. A Tabela 1 mostra o valor em dólar U$ das premiações totais dos 5 maiores torneios que já ocorreram e seus respectivos jogos:

Tabela 1: Premiações no E-Sports
Torneio
Premiação total em U$
Jogo (ou e-sport)
1.      The International 2014
$ 10.931.103,00
Dota 2
2.      DAC 2015
$ 3.057.521,00
Dota 2
3.      The International 2013
$ 2.874.407,00
Dota 2
4.      Smite World Championship 2015
$ 2.612.259,00
Smite
5.      LoL 2014 World Championship
$ 2.130.000,00
League of Legends
Fonte: adaptado de Esports Earnings

                Como pode-se perceber, esses valores são realmente altos para “joguinhos” de computador ou videogame. Devido ao crescimento desse mundo ou dessa nova categoria de esportes, o mundo dos jogos passou de apenas diversão para profissão.
            Os jogadores profissionais estudam e treinam para se adaptarem ao metagame ou para criar um novo metagame. Metagame é como é chamado o estilo de jogo atual, ou seja, como o jogo é jogado atualmente.
            Para exemplificar, citarei o caso do jogo Starcraft II: Starcraft é um jogo que acontece num campo de batalha virtual que contêm terrenos com minerais, morros e rampas.  Cada oponente nasce em um canto do mapa e eles vão fazendo suas construções e exércitos para destruir o inimigo. Quem matar o outro primeiro ganha.
            No Starcraft, antes se acreditava que não era bom fazer um tipo de construção x no início do jogo, pois demandava muitos recursos. Mas alguém veio com uma estratégia inovadora, mostrando ser possível fazer isso de tal maneira e os outros abraçaram a ideia, mudando como o jogo é jogado (KOW e YOUNG, 2013).

A Educação nos Jogos
            Como citado acima, os jogadores profissionais de esports estudam e treinam para melhorar seu desempenho. E isso acontece de diversas maneiras, principalmente com o fácil acesso às mídias eletrônicas.
            Kow e Young (2013) citam alguns dos principais ambientes virtuais de aprendizagem utilizado pelos profissionais e, não diferentemente, para aqueles que jogam o jogo apenas por diversão e querem também melhorar seu desempenho. Tais ambientes virtuais são: fóruns, wikis, youtube, sites de streaming, como o twitch.tv.
            Os jogadores (casuais e profissionais) podem assistir a um jogo de torneio ao vivo na twitch.tv que provavelmente está sendo narrado por especialistas que explicam as estratégias para aqueles que não entendem tanto. Em seguida, podem assistir ao replay no youtube, discutir as estratégias e ações do jogo em fóruns com outros jogadores, distribuindo e recebendo conhecimento.
            Para aqueles que querem melhorar ainda mais seu desempenho, existem até ‘escolas’ ou ‘acadêmias’ de jogos. Um exemplo é a Games Academy.
            A Games Academy é uma academia de jogos que possui jogadores profissionais, como por exemplo o Gabriel Sguario do Counter-Strike: Global Offensive -mais conhecido como Fallen por seus fãs e colegas – que ensinam aos participantes dessa acadêmia como jogar o jogo e melhorar seu desempenho.
            O Gabriel, ou melhor, Fallen, por exemplo, faz vídeo-aulas mostrando estratégias que podem ser utilizadas pelos jogadores no jogo. Junto com sua equipe, realizam torneios, treinamentos ao vivo com os alunos, entre outros.

Os Jogos na Educação

            Por se tratarem de jogos complexos que envolvem, geralmente, times de 5 jogadores, os mesmos estão sendo utilizados para ensinar atitudes, comportamentos e habilidades em universidades.
            Na China, o Chongqing Energy College, por exemplo, abriu o curso de “Recent Development of Electronic Sports and Analysis of Dota (recente desenvolvimento dos esportes eletrônicos e análise do Dota).
            De acordo com o site Esports Inquirer, o curso foi criado para desenvolver habilidades de comunicação e coordenação por meio do jogo Dota 2. Há também a possibilidade do ensino de habilidades como liderança e a utilização de estratégias do jogo na vida real e suas aplicações.
            Alguns parentes não acreditam que esse tipo de curso levará aos alunos a encontrarem trabalhos sérios, como mostra o artigo sobre o curso no site Join Dota. Porém, um parente de um dos alunos do curso, Ms Zhou, acredita que aprender sobre competitividade e cooperação ajudará os alunos a se adequarem melhor à vida em sociedade.
           
Conclusão

            Há diversos tipos de pessoas que aprendem de diversas maneiras diferentes. Se bem administrados, os jogos podem servir como meios de ensino e aprendizagem para qualquer um e, principalmente, pode ser um chamativo para àqueles jovens desinteressados da educação formal a qual conhecemos.
            Não apenas acredito na utilização de jogos no ensino, como também apoio e acredito nos seus benefícios. Porém, para tudo tem um lado negativo. É necessário saber para quais habilidades, atitudes e conhecimentos eles podem ser bem utilizados.
           
           
Referências:


KOW, Yong M.; YOUNG, Timothy. Media technologies and learning in the Starcraft esport community. In: CSCW’13. San Antonio, Texas. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário