segunda-feira, 6 de julho de 2015

A COMUNICAÇÃO INTRAORGANIZACIONAL E A INOVAÇÃO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: O BANCO DO BRASIL

As redes sociais se tornam a cada momento, cada vez mais vivas na vida dos seres humanos. Sua evolução foi incontestavelmente a passos enormes de crescimento ao longo dos anos. A cada dia que passa uma nova inovação na rede. Do ponto de vista corporativo às vezes bom, às vezes ruim. As companhias e organizações precisam ser flexíveis, maleáveis como a água e ágeis para lidar com a velocidade com que a rede se reproduz. Mas, de outro ponto de vista, do colaborativo do funcional e comunicativo dentro das instituições, as redes sociais estão apenas em fase embrionária. Mas já se sabe o potencial revolucionário delas.

É o caso do Banco do Brasil, principal banco brasileiro que está revolucionando a forma com que se faz a gestão do conhecimento. Uma rede social colaborativa intra organizacional aos poucos está fazendo parte da vida dos funcionários do banco. Funciona como uma rede social normal, os colaboradores participam de grupos, virtualizam a amizade e fazem postagens nas suas páginas pessoais. Não necessariamente os posts e grupos de discussão devem estar voltados a assuntos profissionais, cada um tem a liberdade de expor suas opiniões pessoais, participar de grupos que for simpático e criar grupos de discussão. A única exigência é ética e que o bom-senso seja mantido. 
Através deste mecanismo o banco amplia sua capacidade de se aproximar de seus colaboradores, conhecendo-os mais de perto, seus temas de interesse e hobbies. Com essas informações a companhia pode promover programas de qualidade de vida no trabalho que mais se adequam as necessidades espirituais e culturais do corpo organizacional, também, o processo de tomar decisões e traçar estratégias se torna mais rico, respeitoso e recreativo.

                A ideia em si é genial, a tendência é que as redes sociais intra organizacionais ganhem cada vez mais espaço dentro das organizações de pequeno a médio porte. Do ponto de vista qualitativo os ganhos podem ser imensos. Isso tudo porque uma rede social também é lazer, gera informação e desenvolve a capacidade analítica nas pessoas. Sempre que seu uso é para promover o bem e o desenvolvimento geral.                     

Vittor Soares Rocha 

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