sábado, 10 de novembro de 2018

Crowdsourcing - compartilhando idéias

Aluna: Elizabeth Gregório Salgado

    Você conhece o termo Crowdsourcing?

Resultado de imagem para Crowdsourcing  Crowdsourcing é uma maneira de obter infomações através de uma rede com um grande grupo de usuários para a resolução de um problema ou de uma tarefa. Este termo foi criado em 2005 por Jeff Howe e Mark Robinson (Wikipédia 1), após a analise da utilização da internet por empresas a fim de encontrar soluções de questões internas. O uso popular da Internet tornou a comunicação e a coordenação extremamente baratas: tarefas que seriam impossíveis de comunicar e coordenar,tornaram-se extremamente fáceis e de fácil acesso.

Resultado de imagem para #vemprarua   O crowdsourcing pode agregar valor significativo a um produto ou serviço e também pode gerar conexões valiosas entre as pessoas e a empresa. Mas não são só as empresas que se beneficiam com a prática do Crowdsoucing. A população tem utilizado desta prática para se organizar com o intuito de protestar contra problemas sociais como  condições de segurança pública, de saúde, entre outros, presentes em nosso cotidiano. Para ilustrar esta ação. podemos citar o movimento “Vem pra rua”, que reuniu milhares de pessoas com um mesmo propósito, sem que houvesse a necessidade de envolvimento de uma organização ou de ser liderado por uma pessoa ou entidade para criar força, conforme artigo “As jornadas de junho de 2013: O #vemprarua no Brasil”.


Resultado de imagem para Crowdsourcing   Crowdsourcing é a prática de envolver uma "multidão" ou grupo para um objetivo comum - geralmente inovação, solução de problemas ou eficiência. O crowdsourcing  pode ocorrer em muitos níveis diferentes e em vários setores. Graças à nossa crescente conectividade, agora é mais fácil do que nunca para os indivíduos contribuírem coletivamente - seja com idéias, tempo, experiência ou fundos - para um projeto ou causa. Essa mobilização coletiva é crowdsourcing.
Esse fenômeno pode fornecer às organizações acesso a novas ideias e soluções, envolvimento mais profundo do consumidor, oportunidades de cocriação, otimização de tarefas e redução de custos. A Internet e as mídias sociais aproximaram as organizações de seus stakeholders, lançando as bases para novas maneiras de colaborar e criar valor juntos como nunca antes.

Resultado de imagem para wikipedia
  Um dos maiores exemplos de crowdsourcing é a Wikipédia. A Wikipédia é uma referência quando se trata de enciclopédia online. O site foi criado inteiramente por meio da colaboração dos internautas. A atualização, manutenção e correção das informações contidas no site é feita pelos próprios usuários.


Resultado de imagem para ideia crowdsourcing  Uma prática comum pelas empresas atualmente é a utilização de campanhas colaborativas para criação de novos produtos. A Coca-Cola, por exemplo, é mas das empresas que mais utiliza o crowdsourcing como estratégia de marketing, é comum o lançamento de concursos de vídeos, slogans e até design para novas embalagens. Geralmente, essas campanhas oferecem prêmios para os vencedores, a premiação pode normalmente é feita em forma de dinheiro, viagens e outras alternativas criativas relacionadas com a empresa. A Azul e a Netflix, lançaram em 2008 e 2012 respectivamente, desafios para o público em geral, porém, ao final, ambas não escolheram a proposta vencedor para representar a marca.

Resultado de imagem para crowdsourcing
  O crowdsourcing atinge todas as interações sociais e comerciais. Está mudando a forma como trabalhamos, contratamos, pesquisamos, produzimos e comercializamos. Os governos estão aplicando o crowdsourcing para capacitar os cidadãos e dar uma voz maior às pessoas. Em ciência e saúde, o crowdsourcing pode democratizar a resolução de problemas e acelerar a inovação. Com a educação, ela tem o potencial de revolucionar o sistema, assim como o crowdfunding está atualmente desafiando os processos bancários e de investimento tradicionais.

    Para finalizar, segue abaixo exemplos de plataformas utilizadas atualmente nesta proposta de colaboração coletiva:

·    Creative Commons: site que busca arquivos licenciados para compartilhamento de conteúdo jornalístico, fotos e vídeos de forma gratuita;

·    Crowdtest: dá a oportunidade para que os cadastrados testem seu aplicativo, antes de lançá-lo ao mercado;

·   Kaxola: plataforma de crowdsourcing que ajuda na divulgação de ideias e projetos, sendo uma ótima fonte para empreendedores pesquisarem por inovação;

·    OpenIDEO: comunidade para solução de problemas empresariais ou geração de insights (em inglês);

·       UTest: comunidade online para testes de softwares (em inglês);


·  WeDoLogos: empresas podem contratar designers freelancers para a criação de sua identidade visual e demais projetos na área.

REFERÊNCIAS :

DESCONHECIDO. Crowdsourcing. 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing>. Acesso em: 08 nov. 2018.

ENDEAVOR. Mil cabeças pensam melhor que uma: saiba tudo sobre crowdsourcing. 2018. Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/crowdsourcing/>. Acesso em: 08 nov. 2018.

TEAM, Content. Crowdsourcing: O que é e como utilizar a favor da empresa? 2017. Disponível em: <https://blog.ambracollege.com/crowdsourcing-utilize-a-favor-da-empresa/>. Acesso em: 08 nov. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário