segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Como as Redes sociais virtuais e as IA's tem impactado a educação.

EGC5020-10316 (20252) - Redes Sociais e Virtuais

Gabrielly Viana Dias - 22203310


    O início do uso de tecnologia no ambiente acadêmico veio com a inserção de computadores no ensino, depois com aplicativos e finalmente em dispositivos portáteis simplificando atividades, o acesso à informação se tornou mais fácil e o conhecimento melhor estruturado e organizado facilitando o aprendizado, todavia com o crescimento mundial da internet, novos paradigmas surgiram, nos últimos anos com o boom das redes sociais as opiniões quanto ao seu impacto nos estudos - principalmente das crianças - foram ambíguas enquanto alguns alegavam que as redes só serviam para desconectar os alunos das aulas e torná-los preguiçosos outros viam a gama de novas possibilidades que elas traziam como o acesso mais democrático a informação, a possibilidade de estar conectado com os alunos mesmo fora da sala de aula.

    No documentário Uma escola entre redes sociais (produzido pelo observatório jovem/UFF de 2013) eles trazem depoimentos de alunos e professores quanto ao uso de redes sociais, é interessante ouvir a opinião dessas pessoas doze anos antes de medidas nacionais como a proibição de celulares em escolas terem que ser tomadas, os jovens se mostram muito animados com a possibilidade de ter acesso à informação através das redes e com a nova forma de interação com os colegas, já os professores se mostram receosos quanto aos efeitos das redes em sala de aula, alguns gostam de poder interagir com os alunos de forma mais descontraída enquanto outros se sentem “atrasados” pois não são tão ativos. O documentário também traz como pauta a necessidade de privacidade já que alunos e professores dizem se policiar mais nas redes em perfis de interação entre si.

    Mais atualmente a utilização de Inteligência Artificial (IA) na educação vem se destacando como uma tendência promissora, capaz de mudar significativamente como as pessoas adquirem conhecimento.  A utilização da IA na educação pode ser realizada de diversas formas, desde a criação de sistemas de ensino personalizados, como foi feito em uma escola em Maranhão, até a simplificação de tarefas, como correção de provas e avaliações. Um dos principais benefícios da IA na educação é a possibilidade de personalização do ensino.  Com o uso de algoritmos de machine learning, por exemplo, é possível criar sistemas que analisam o desempenho de cada aluno individualmente, identificando pontos fortes e fracos e adaptando o conteúdo segundo as necessidades específicas de cada um.

    Por fim as redes sociais e as IA’s vieram para ficar e cabe a nós como sociedade encontrar formas de gerir elas de maneira a minimizar seus prejuízos, recentemente saiu o resultado de um estudo que mostrou o impacto da proibiçãode celulares nas escolas que eu citei acima, os resultados são que 83% dos alunos declararam uma melhora na atenção durante as aulas o que é um ótimo resultado mas em contra partida eles também tem sentido mais tedio (principalmente entre os alunos do fundamental), e os professores também relatam o aumento na ansiedade dos alunos, o estudo ainda diz que ouve diminuição no cyberbullying apesar de nesse último parâmetro os professores e gestores terem sentido uma mudança maior que os alunos o que pode ser motivado por casos não reportados. Ainda assim são resultados promissores que marcam apenas o início de uma longa jornada de regulação.



Referências:

Trajano, J. R., & Pinho, A. M. (2024). INTERFERÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS ALGORITMOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação10(6), 2249–2263. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14486

dos Santos, A. A., Lucio, E. O., Barbosa, V. G., Barreto, M. S., Alberti, R., da Silva, J. A., Joerke, G. A. O., Placido, R. L., Placido, I. T. M. P., & Saraiva, M. do S. G. (2023). A aplicação da inteligência artificial (ia) na educação e suas tendências atuais. Cuadernos De Educación Y Desarrollo - QUALIS A415(2), 1155–1172. https://doi.org/10.55905/cuadv15n2-011

WERHMULLER, Claudia Miyuki; SILVEIRA, Ismar Frango. Redes sociais como ferramentas de apoio à Educação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 594-605, 1 out. 2012. Cruzeiro do Sul Educacional. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v3i3.522.

https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/proibicao-de-celulares-aumenta-atencao-de-83-dos-alunos-nas-escolas/ acessado em 10/11/2025 as 19:34.

https://www.youtube.com/watch?v=vP2o472pjNs acessado em 10/11/2025 as 20:15.

https://porvir.org/escola-maranhao-premio-ia/ acessado em 12/11/2025 as 18:45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário