EGC5020-10316 (20252) - Redes Sociais e Virtuais
Gabrielly Viana Dias - 22203310
O
início do uso de tecnologia no ambiente acadêmico veio com a inserção de
computadores no ensino, depois com aplicativos e finalmente em dispositivos
portáteis simplificando atividades, o acesso à informação se tornou mais fácil
e o conhecimento melhor estruturado e organizado facilitando o aprendizado, todavia
com o crescimento mundial da internet, novos paradigmas surgiram, nos últimos anos
com o boom das redes sociais as opiniões quanto ao seu impacto nos estudos - principalmente
das crianças - foram ambíguas enquanto alguns alegavam que as redes só serviam
para desconectar os alunos das aulas e torná-los preguiçosos outros viam a gama
de novas possibilidades que elas traziam como o acesso mais democrático a
informação, a possibilidade de estar conectado com os alunos mesmo fora da sala
de aula.
No
documentário Uma escola entre redes sociais (produzido pelo
observatório jovem/UFF de 2013) eles trazem depoimentos de alunos e professores
quanto ao uso de redes sociais, é interessante ouvir a opinião dessas pessoas
doze anos antes de medidas nacionais como a proibição de celulares em escolas
terem que ser tomadas, os jovens se mostram muito animados com a possibilidade
de ter acesso à informação através das redes e com a nova forma de interação
com os colegas, já os professores se mostram receosos quanto aos efeitos das redes
em sala de aula, alguns gostam de poder interagir com os alunos de forma mais descontraída
enquanto outros se sentem “atrasados” pois não são tão ativos. O documentário também
traz como pauta a necessidade de privacidade já que alunos e professores dizem
se policiar mais nas redes em perfis de interação entre si.
Mais atualmente a utilização de Inteligência Artificial (IA) na educação vem se
destacando como uma tendência promissora, capaz de mudar significativamente como
as pessoas adquirem conhecimento. A
utilização da IA na educação pode ser realizada de diversas formas, desde a
criação de sistemas de ensino personalizados, como foi feito em uma escola em Maranhão, até a simplificação de tarefas, como correção de provas e avaliações. Um dos principais
benefícios da IA na educação é a possibilidade de personalização do ensino. Com o uso de algoritmos de machine learning,
por exemplo, é possível criar sistemas que analisam o desempenho de cada aluno individualmente,
identificando pontos fortes e fracos e adaptando o conteúdo segundo as necessidades
específicas de cada um.
Por fim as redes sociais e as IA’s vieram para ficar e cabe a nós como sociedade encontrar formas de gerir elas de maneira a minimizar seus prejuízos, recentemente saiu o resultado de um estudo que mostrou o impacto da proibiçãode celulares nas escolas que eu citei acima, os resultados são que 83% dos alunos declararam uma melhora na atenção durante as aulas o que é um ótimo resultado mas em contra partida eles também tem sentido mais tedio (principalmente entre os alunos do fundamental), e os professores também relatam o aumento na ansiedade dos alunos, o estudo ainda diz que ouve diminuição no cyberbullying apesar de nesse último parâmetro os professores e gestores terem sentido uma mudança maior que os alunos o que pode ser motivado por casos não reportados. Ainda assim são resultados promissores que marcam apenas o início de uma longa jornada de regulação.
Referências:
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Silva, J. A., Joerke, G. A. O., Placido, R. L., Placido, I. T. M. P., &
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WERHMULLER,
Claudia Miyuki; SILVEIRA, Ismar Frango. Redes sociais como ferramentas de apoio
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https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/proibicao-de-celulares-aumenta-atencao-de-83-dos-alunos-nas-escolas/
acessado em 10/11/2025 as 19:34.
https://www.youtube.com/watch?v=vP2o472pjNs
acessado em 10/11/2025 as 20:15.
https://porvir.org/escola-maranhao-premio-ia/
acessado em 12/11/2025 as 18:45.
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