quarta-feira, 6 de novembro de 2024

A Evolução das Mídias Sociais: Uma Retrospectiva dos Últimos 20 Anos

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais (EGC5020)

Aluna: Jade Marques de Almeida

Matricula: 19100897


Com todo o acesso que temos às mídias sociais em 2024, é difícil lembrar como começamos e como vivíamos sem elas, para relembrarmos as raízes das plataformas que utilizamos hoje em dia, aqui vai uma retrospectiva das redes sociais mais proeminentes dos últimos 20 anos.

2003


  • LINKEDIN


Interessante ver como uma plataforma utilizada tanto hoje em dia foi lançada em 2003, LinkedIn é uma rede social voltada à vida profissional de seus usuários. Sendo uma conexão entre contratadores e possíveis candidatos à vagas é também utilizado para estabelecer a imagem da empresa/funcionário e é uma ótima ferramenta na vida do trabalhador. Adquirida pela Microsoft em 2016, a plataforma segue crescendo sendo a maior na sua área.



  



  • MYSPACE


MySpace foi um site revolucionário no ano de 2003, sendo uma das primeiras plataformas a proporcionar diversas personalizações nos perfis dos usuários, era uma rede social voltada à personalidade e usada por muitos como um blog pessoal. Diversas figuras populares dos Estados Unidos ganharam sua fama pelo MySpace. Popularizou a estética “Scene” e chegou a acumular mais de 100 milhões de usuários antes de ser devastada pela chegada do gigante Facebook.





2004


  • ORKUT


Apesar de fazer parte da vida de muitos brasileiros, o Orkut não teve o sucesso mundial que poderia ter alcançado, a plataforma chegou à web junto com um gigante emergente, porém conseguiu manter o público brasileiro por anos, até ser desativada em 2014. Conhecida pelas suas comunidades e jogos, o site era adorado pelo Brasil, existindo até petições no País pela reativação do site. 



 

  • FACEBOOK


A criação dessa rede social recebeu até mesmo um filme, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram a plataforma para comunicação entre os estudantes de Harvard, mas logo ganhou popularidade externa e cresceu significativamente em pouco tempo, tirando outros sites do radar dos consumidores. Uma novidade que veio com o Facebook foram os anúncios dentro da própria plataforma, mudando as tendências de consumo para sempre. Hoje em dia com mais de 2,96 bilhões de usuários é a rede social que mesmo com muitos dos usuários mais jovens estando ociosos segue essencial para conexão com a maior quantidade de pessoas, mantendo certa privacidade. 



2005


  • YOUTUBE

Com o lançamento do Youtube a criação de conteúdo chegou a outro nível, virando a profissão de milhares de pessoas no mundo todo. Youtube é fonte de todo tipo de coisas hoje em dia, de notícias à séries e filmes, videoclipes e sketches. A plataforma de vídeos que começou com um de seus criadores no zoológico segue com mais de 1 bilhão e meio de usuários, com a média de conteúdo assistido por dia sendo de 15 minutos cada, seus únicos concorrentes são os apps de vídeos curtos, foi assim que o Youtube adicionou os shorts às suas funções.



              



2006


  • TWITTER


        Criado com o propósito de compartilhar pequenos pensamentos ou recados até 140 caracteres, cresceu para ser uma das maiores fontes de notícias diárias para a maior parte do público jovem, com os "Trending Topics" trazendo os assuntos mais conversados mundialmente, globalizando os acontecimentos em tempo real. 



2007
  • TUMBLR
        Outra rede social altamente personalizada é o Tumblr, o diferencial principal sendo que você não interagia ou se conectava com pessoas que você conhece, como familiares ou amigos, mas sim interagia com seus interesses e com outros usuários que compartilhavam destes. O Tumblr trouxe consigo um grande suporte de Fandoms e era muito utilizado por adolescentes que procuravam se encontrar como indivíduos. Cheios de fórums de discussão, fanpages, fotos de inspiração, o Tumblr foi o predecessor do agora famoso Pinterest e ajudou a popularizar a ideia de "estéticas" diferentes.






2009

  • WHATSAPP
      Começou como um simples aplicativo de mensagem instantanêas, similar ao SMS, porém por causa do custo de envio de SMS, o Whatsapp se popularizou muito no Brasil e outros Países de economia similar. Foi adquirido pelo Facebook e cresceu, com mensagens de voz, status, grupos, chamadas de voz e até mesmo chamadas de vídeo, a mais nova atualização foi uma ferramenta de IA recém adicionada ao aplicativo

                
                                                        
2010
  • INSTAGRAM
        Inicialmente era utilizado como um albúm para artistas e fotógrafos compartilharem suas criações, mas logo se tornou um local pra compartilhar fotos com seus amigos e familiares, foi crescendo com a participação de famosos e influencers e virou uma grande ferramenta de marketing. Também foi adquirida pelo Facebook e continua a ser atualizada para não perder relevância, algumas das atualizações mais conhecidas são a adição dos stories e dos Reels, para competir com o Snapchat e TikTok respectivamente





  • PINTEREST
    Como o próprio nome diz, "Pin your Interest", tradução sendo "Fixe seu interesse". A plataforma traz imagens e vídeos curtos de acordo com o algoritmo das procuras de seus usuários, esses podem então 'fixar' tais imagens em uma pasta ou diretamente em seu perfil, as mídias normalmente são usadas como inspiração para algo que o usuário queira fazer, ou talvez seja somente algo que o agradou. Era muito conhecida na área de decoração interna e por muito tempo foi voltada para um público mais velho. Utiliza da mesma premissa que partia o Tumblr, porém mais sofisticada e voltada somente para a área de mídias, além disso a plataforma é bem menos interativa que a predecessora.




2014

  • TIKTOK
       Conhecido por anos como Musical.ly era um app mais utilizado pelo público adolescente mais jovem,  para dublagens de aúdios famosos e vídeos de dança. Se popularizou em 2019 com a entrada de criadores de conteúdo de diversas áreas de interesse e aqueles saudosos do antigo Vine. Vídeos de animais, comédia, dia a dia, comida, beleza, leitura, etc. E é claro as dublações e danças continuam tendo seu niche dentro da plataforma. A famosa For You , página inicial do usuário que fornece conteúdo personalizado pelo algoritmo de IA, começou mostrando vídeos de até 15 segundos  e apesar de ser conhecido como o app de vídeos de pequena suração, no ano de 2024, o conteúdo chega a ter 60 minutos.. 





CONCLUSÃO

        Observando as plataformas discutidas, percebemos que certas tendências não foram embora com o tempo.  O Whatsapp é único, é mais privado, possui suas funções e não fornece nenhum conteúdo extra para seus usuários, é como se a função de mensagem direta, que está presente em quase todas as redes sociais citadas, fosse seu próprio app. LinkedIn está em sua própria liga, comanda o mundo de redes sociais voltadas aos negócios e nega qualquer competição. Youtube e Tik Tok trazem outra tendência, conteúdo personalizado com base nos interesses e consumos de cada usuário. Tumblr, Pinterest, buscam mostrar estéticas que contentam os indivíduos. Quando vamos analisar MySpace, Orkut e Facebook, vemos muitas similaridades, plataformas individuais, perfil feito na imagem do usuário, um feed com publicações dos seguidores e dos seguidos, jogos disponíveis na plataforma, grupos, etc. Cada plataforma tinha sua especialidade, mas todas disponibilizavam as mesmas características. Avaliando o Instagram, vemos que ele possui as mesmas funções de todos os sites mencionados anteriormente, possui a função de mensagem direta, tem diversos perfis profissionais, a função de reels traz o conteúdo em vídeo personalizado e ainda temos o feed, que nos mosta nossos interesses, nossas famílias e amigos e ainda nos recomenda conteúdo similar. O Instagram parece estar evoluindo para ser uma plataforma "Tudo em Um", porém o que vamos ver no futuro é se o usuário vai aceitar essa realidade ou vai se afastar por preferir separar seus interesses.



REFERÊNCIAS

 

GOLÇALVES, TÁLITA. A evolução das redes sociais. 2023. Disponível em: https://blog.etus.com.br/a-evolucao-das-redes-sociais/. Acesso em: 14 out. 2024.


            ANCHOR DIGITAL. The evolution of social media. 2023. Disponível em: https://anchordigital.com.au/articles/the-evolution-of-social-media. Acesso em: 14 out. 2024.

            MOURA, FERNANDO. História das redes sociais. 2023. Disponível em: https://www.unisuam.edu.br/noticias/nota-10/historia-das-redes-sociais/. Acesso em: 14 out. 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário