Disciplina: Redes Sociais e Virtuais (EGC5020)
Aluna: Jade Marques de Almeida
Matricula: 19100897
Com todo o acesso que temos às mídias sociais em 2024, é difícil lembrar como começamos e como vivíamos sem elas, para relembrarmos as raízes das plataformas que utilizamos hoje em dia, aqui vai uma retrospectiva das redes sociais mais proeminentes dos últimos 20 anos.
2003
Interessante ver como uma plataforma utilizada tanto hoje em dia foi lançada em 2003, LinkedIn é uma rede social voltada à vida profissional de seus usuários. Sendo uma conexão entre contratadores e possíveis candidatos à vagas é também utilizado para estabelecer a imagem da empresa/funcionário e é uma ótima ferramenta na vida do trabalhador. Adquirida pela Microsoft em 2016, a plataforma segue crescendo sendo a maior na sua área.
MySpace foi um site revolucionário no ano de 2003, sendo uma das primeiras plataformas a proporcionar diversas personalizações nos perfis dos usuários, era uma rede social voltada à personalidade e usada por muitos como um blog pessoal. Diversas figuras populares dos Estados Unidos ganharam sua fama pelo MySpace. Popularizou a estética “Scene” e chegou a acumular mais de 100 milhões de usuários antes de ser devastada pela chegada do gigante Facebook.
2004
Apesar de fazer parte da vida de muitos brasileiros, o Orkut não teve o sucesso mundial que poderia ter alcançado, a plataforma chegou à web junto com um gigante emergente, porém conseguiu manter o público brasileiro por anos, até ser desativada em 2014. Conhecida pelas suas comunidades e jogos, o site era adorado pelo Brasil, existindo até petições no País pela reativação do site.
A criação dessa rede social recebeu até mesmo um filme, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram a plataforma para comunicação entre os estudantes de Harvard, mas logo ganhou popularidade externa e cresceu significativamente em pouco tempo, tirando outros sites do radar dos consumidores. Uma novidade que veio com o Facebook foram os anúncios dentro da própria plataforma, mudando as tendências de consumo para sempre. Hoje em dia com mais de 2,96 bilhões de usuários é a rede social que mesmo com muitos dos usuários mais jovens estando ociosos segue essencial para conexão com a maior quantidade de pessoas, mantendo certa privacidade.
2005
Com o lançamento do Youtube a criação de conteúdo chegou a outro nível, virando a profissão de milhares de pessoas no mundo todo. Youtube é fonte de todo tipo de coisas hoje em dia, de notícias à séries e filmes, videoclipes e sketches. A plataforma de vídeos que começou com um de seus criadores no zoológico segue com mais de 1 bilhão e meio de usuários, com a média de conteúdo assistido por dia sendo de 15 minutos cada, seus únicos concorrentes são os apps de vídeos curtos, foi assim que o Youtube adicionou os shorts às suas funções.
2006
Criado com o propósito de compartilhar pequenos pensamentos ou recados até 140 caracteres, cresceu para ser uma das maiores fontes de notícias diárias para a maior parte do público jovem, com os "Trending Topics" trazendo os assuntos mais conversados mundialmente, globalizando os acontecimentos em tempo real.
2007
Outra rede social altamente personalizada é o Tumblr, o diferencial principal sendo que você não interagia ou se conectava com pessoas que você conhece, como familiares ou amigos, mas sim interagia com seus interesses e com outros usuários que compartilhavam destes. O Tumblr trouxe consigo um grande suporte de Fandoms e era muito utilizado por adolescentes que procuravam se encontrar como indivíduos. Cheios de fórums de discussão, fanpages, fotos de inspiração, o Tumblr foi o predecessor do agora famoso Pinterest e ajudou a popularizar a ideia de "estéticas" diferentes.
2009
Começou como um simples aplicativo de mensagem instantanêas, similar ao SMS, porém por causa do custo de envio de SMS, o Whatsapp se popularizou muito no Brasil e outros Países de economia similar. Foi adquirido pelo Facebook e cresceu, com mensagens de voz, status, grupos, chamadas de voz e até mesmo chamadas de vídeo, a mais nova atualização foi uma ferramenta de IA recém adicionada ao aplicativo
2010
Inicialmente era utilizado como um albúm para artistas e fotógrafos compartilharem suas criações, mas logo se tornou um local pra compartilhar fotos com seus amigos e familiares, foi crescendo com a participação de famosos e influencers e virou uma grande ferramenta de marketing. Também foi adquirida pelo Facebook e continua a ser atualizada para não perder relevância, algumas das atualizações mais conhecidas são a adição dos stories e dos Reels, para competir com o Snapchat e TikTok respectivamente
Como o próprio nome diz, "Pin your Interest", tradução sendo "Fixe seu interesse". A plataforma traz imagens e vídeos curtos de acordo com o algoritmo das procuras de seus usuários, esses podem então 'fixar' tais imagens em uma pasta ou diretamente em seu perfil, as mídias normalmente são usadas como inspiração para algo que o usuário queira fazer, ou talvez seja somente algo que o agradou. Era muito conhecida na área de decoração interna e por muito tempo foi voltada para um público mais velho. Utiliza da mesma premissa que partia o Tumblr, porém mais sofisticada e voltada somente para a área de mídias, além disso a plataforma é bem menos interativa que a predecessora.
2014
Conhecido por anos como Musical.ly era um app mais utilizado pelo público adolescente mais jovem, para dublagens de aúdios famosos e vídeos de dança. Se popularizou em 2019 com a entrada de criadores de conteúdo de diversas áreas de interesse e aqueles saudosos do antigo Vine. Vídeos de animais, comédia, dia a dia, comida, beleza, leitura, etc. E é claro as dublações e danças continuam tendo seu niche dentro da plataforma. A famosa For You , página inicial do usuário que fornece conteúdo personalizado pelo algoritmo de IA, começou mostrando vídeos de até 15 segundos e apesar de ser conhecido como o app de vídeos de pequena suração, no ano de 2024, o conteúdo chega a ter 60 minutos..
CONCLUSÃO
Observando as plataformas discutidas, percebemos que certas tendências não foram embora com o tempo. O Whatsapp é único, é mais privado, possui suas funções e não fornece nenhum conteúdo extra para seus usuários, é como se a função de mensagem direta, que está presente em quase todas as redes sociais citadas, fosse seu próprio app. LinkedIn está em sua própria liga, comanda o mundo de redes sociais voltadas aos negócios e nega qualquer competição. Youtube e Tik Tok trazem outra tendência, conteúdo personalizado com base nos interesses e consumos de cada usuário. Tumblr, Pinterest, buscam mostrar estéticas que contentam os indivíduos. Quando vamos analisar MySpace, Orkut e Facebook, vemos muitas similaridades, plataformas individuais, perfil feito na imagem do usuário, um feed com publicações dos seguidores e dos seguidos, jogos disponíveis na plataforma, grupos, etc. Cada plataforma tinha sua especialidade, mas todas disponibilizavam as mesmas características. Avaliando o Instagram, vemos que ele possui as mesmas funções de todos os sites mencionados anteriormente, possui a função de mensagem direta, tem diversos perfis profissionais, a função de reels traz o conteúdo em vídeo personalizado e ainda temos o feed, que nos mosta nossos interesses, nossas famílias e amigos e ainda nos recomenda conteúdo similar. O Instagram parece estar evoluindo para ser uma plataforma "Tudo em Um", porém o que vamos ver no futuro é se o usuário vai aceitar essa realidade ou vai se afastar por preferir separar seus interesses.
REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário