sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Vantagens e impactos da utilização das tecnologias educacionais e das redes sociais na personalização do ensino em ambientes virtuais

 

Vantagens e impactos da utilização das tecnologias educacionais e das redes sociais na personalização do ensino em ambientes virtuais

Aluno: Gabriel Raulino Wagner - Matrícula: 22100971

Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem – EGC5019


Contextualização: O impacto da transformação digital no desenvolvimento das novas tecnologias educacionais e das redes sociais.

            A transformação digital vem revolucionando a sociedade, impactando de maneira intensiva na forma como nos comunicamos, trabalhamos e aprendemos. No campo da educação, essa mudança tem sido ainda mais evidente, impulsionando o surgimento de novas tecnologias educacionais e o uso constante das redes sociais como ferramentas de aprendizado. Esse movimento tem permitido a personalização do ensino, criando oportunidades para que alunos e professores interajam com o conhecimento de forma dinâmica e acessível. Este artigo examina como o desenvolvimento dessas tecnologias e plataformas digitais está remodelando a educação, com um olhar especial sobre os avanços proporcionados pela integração entre tecnologia e ensino e os impactos positivos que essa transformação desempenha no aprendizado dos alunos.

Entende-se que a personalização do ensino refere-se à adaptação de conteúdos e métodos com o objetivo de buscar o envolvimento da criação de um ambiente virtual de aprendizagem que motive e engaje o aluno em suas necessidades individuais no que tange o meio educacional. De acordo com Silva, Oliveira e Silva (2024), “a personalização do ensino mediada por tecnologias educacionais apresenta um enorme potencial para transformar a educação e preparar os alunos para o futuro. Ao oferecer um ensino mais individualizado, engajador e relevante, a personalização pode contribuir para o desenvolvimento de alunos mais autônomos, criativos e preparados para os desafios do século XXI”.

Assim, diante das transformações tecnológicas que estão ocorrendo, fica evidente a necessidade das escolas, instituições de ensino e professores buscarem alternativas para se manterem frente aos impactos ocasionados por tal transformação, sendo o equilíbrio entre sala de aula tradicional e a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem um mecanismo a ser considerado aos envolvidos nesse processo de mudança. Como citado por Moran (2015), “essa mescla, entre sala de aula e ambientes virtuais é fundamental para abrir a escola para o mundo e para trazer o mundo para dentro da escola”.

 A relação da utilização de um modelo de ensino personalizado através dos ambientes virtuais de aprendizagem e o seu papel desempenhado no aprendizado dos alunos.

Ao relacionar o papel das tecnologias educacionais na personalização do ensino, pode-se discorrer sobre como o avanço das tecnologias educacionais abriram caminhos para novas formas de implementar a personalização deste meio. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), aliados às redes sociais, têm se mostrado ferramentas fundamentais para criar experiências de aprendizado mais focadas nas particularidades de cada estudante. Entende-se por Ambientes Virtuais de aprendizagem como uma ferramenta que consiste em mediar o processo de ensino-aprendizagem, oferendo diversas funcionalidades como fóruns de discussão, bibliotecas digitais, avaliações e aulas virtuais.

Portanto, relacionando os conceitos citados é possível compreender alguns tópicos que norteiam o tema deste trabalho: Qual a relação das tecnologias educacionais e das redes sociais na personalização do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem?

            A relação entre as tecnologias educacionais e as redes sociais na personalização do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem pode ser entendida por meio de três aspectos fundamentais:

1.  Conteúdo adaptado: Conteúdos teóricos e avaliativos que são adaptados conforme o desempenho do aluno, garantindo que o material abordado esteja alinhado e adequado para o seu nível de conhecimento;

2.   Tutoria/monitoria virtual personalizada: As inteligências artificiais podem desempenhar um papel fundamental neste tópico, identificando áreas que o aluno possui maiores dificuldades e sugerindo conteúdos específicos que possam auxiliá-lo;

3.   Ritmo de aprendizado flexível: Os alunos podem avançar no aprendizado da disciplina e/ou curso no seu próprio ritmo, possibilitando maior flexibilidade e conforto ao estudar os conteúdos.

Além disso, a personalização do ensino através dos ambientes virtuais de aprendizagem podem impactar, positivamente, os alunos. Destacam-se alguns destes benefícios:

1.    Melhora no desempenho acadêmico: Tendo em vista a flexibilidade do aprendizado e a adaptação dos materiais da disciplina e/ou do curso, pode-se esperar uma melhora no desempenho do aluno;

2.  Maior envolvimento e participação nas aulas: Considerando as interações sociais e tecnológicas e a personalização do conteúdo a ser estudado, espera-se que os alunos fiquem mais motivados e busquem se envolver nas atividades acadêmicas;

3.    Autonomia e responsabilidade: A personalização incentiva o aluno a ser mais responsável pelo seu próprio aprendizado, uma vez que ele tem mais controle sobre o processo.







CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para concluir, o impacto da transformação digital na educação é inegável, especialmente ao possibilitar a criação de ambientes virtuais de aprendizagem mais dinâmicos e personalizados. As novas tecnologias educacionais e as redes sociais permitem que o ensino seja adaptado aos ritmos, interesses e necessidades individuais dos alunos, o que, por sua vez, tem demonstrado benefícios significativos, como o aumento do engajamento e da autonomia.

Através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), o conteúdo educativo pode ser ajustado de forma flexível e acessível, promovendo uma experiência de aprendizado mais enriquecedora e colaborativa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cruciais para o aluno, como a autorresponsabilidade e a participação ativa em seu processo de aprendizagem.

Contudo, é fundamental que as instituições de ensino e os professores estejam preparados para lidar com os desafios que acompanham essas inovações, como o desenvolvimento de novas competências digitais e a criação de estratégias eficazes para a implementação de métodos de ensino personalizados. Assim, ao adotar essas tecnologias de forma consciente e planejada, a educação poderá transformar-se continuamente, preparando os alunos para um mundo cada vez mais interconectado e digital.


REFERÊNCIAS

DA SILVA , Josué Jorge Gonçalves; DE OLIVEIRA, Michelle Leandro; DA SILVA, Wandemberg. Tecnologias Educacionais e Personalização do Ensino: Desafios e Oportunidades. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.576. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/576.. Acesso em: 24 out. 2024.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.


*Declaração de IA e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita: durante a preparação deste trabalho, o autor utilizou ferramentas de IAG (Exemplos: ChatGPT, Claude, outros) no processo de planejamento, para aperfeiçoamento do texto e melhoria da legibilidade. Após o uso destas ferramentas, os textos foram revisados, editados e o conteúdo está em conformidade com o método científico. O autor assume total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.


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