Vantagens
e impactos da utilização das tecnologias educacionais e das redes sociais na personalização
do ensino em ambientes virtuais
Aluno: Gabriel Raulino Wagner - Matrícula: 22100971
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem – EGC5019
Contextualização:
O impacto da transformação digital no desenvolvimento das novas tecnologias
educacionais e das redes sociais.
A
transformação digital vem revolucionando a sociedade, impactando de maneira
intensiva na forma como nos comunicamos, trabalhamos e aprendemos. No campo da
educação, essa mudança tem sido ainda mais evidente, impulsionando o surgimento
de novas tecnologias educacionais e o uso constante das redes sociais como
ferramentas de aprendizado. Esse movimento tem permitido a personalização do
ensino, criando oportunidades para que alunos e professores interajam com o
conhecimento de forma dinâmica e acessível. Este artigo examina como o
desenvolvimento dessas tecnologias e plataformas digitais está remodelando a
educação, com um olhar especial sobre os avanços proporcionados pela integração
entre tecnologia e ensino e os impactos positivos que essa transformação desempenha
no aprendizado dos alunos.
Entende-se
que a personalização do ensino refere-se à adaptação de conteúdos e métodos com
o objetivo de buscar o envolvimento da criação de um ambiente virtual de
aprendizagem que motive e engaje o aluno em suas necessidades individuais no
que tange o meio educacional. De acordo com Silva, Oliveira e Silva (2024), “a
personalização do ensino mediada por tecnologias educacionais apresenta um
enorme potencial para transformar a educação e preparar os alunos para o
futuro. Ao oferecer um ensino mais individualizado, engajador e relevante, a
personalização pode contribuir para o desenvolvimento de alunos mais autônomos,
criativos e preparados para os desafios do século XXI”.
Assim,
diante das transformações tecnológicas que estão ocorrendo, fica evidente a
necessidade das escolas, instituições de ensino e professores buscarem alternativas
para se manterem frente aos impactos ocasionados por tal transformação, sendo o
equilíbrio entre sala de aula tradicional e a utilização dos ambientes virtuais
de aprendizagem um mecanismo a ser considerado aos envolvidos nesse processo de
mudança. Como citado por Moran (2015), “essa mescla, entre sala de aula e
ambientes virtuais é fundamental para abrir a escola para o mundo e para trazer
o mundo para dentro da escola”.
Ao
relacionar o papel das tecnologias educacionais na personalização do ensino,
pode-se discorrer sobre como o avanço das tecnologias educacionais abriram
caminhos para novas formas de implementar a personalização deste meio. Os
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), aliados às redes sociais, têm se
mostrado ferramentas fundamentais para criar experiências de aprendizado mais
focadas nas particularidades de cada estudante. Entende-se por Ambientes
Virtuais de aprendizagem como uma ferramenta que consiste em mediar o processo
de ensino-aprendizagem, oferendo diversas funcionalidades como fóruns de
discussão, bibliotecas digitais, avaliações e aulas virtuais.
Portanto, relacionando os conceitos citados é possível compreender alguns tópicos que norteiam o tema deste trabalho: Qual a relação das tecnologias educacionais e das redes sociais na personalização do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem?
A relação entre as tecnologias educacionais e as redes sociais na personalização do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem pode ser entendida por meio de três aspectos fundamentais:
1. Conteúdo
adaptado: Conteúdos teóricos e avaliativos que são adaptados conforme o
desempenho do aluno, garantindo que o material abordado esteja alinhado e
adequado para o seu nível de conhecimento;
2. Tutoria/monitoria virtual personalizada: As inteligências artificiais podem desempenhar um papel fundamental neste tópico, identificando áreas que o aluno possui maiores dificuldades e sugerindo conteúdos específicos que possam auxiliá-lo;
3. Ritmo de aprendizado flexível: Os alunos podem avançar no aprendizado da disciplina e/ou curso no seu próprio ritmo, possibilitando maior flexibilidade e conforto ao estudar os conteúdos.
Além
disso, a personalização do ensino através dos ambientes virtuais de
aprendizagem podem impactar, positivamente, os alunos. Destacam-se alguns
destes benefícios:
1. Melhora
no desempenho acadêmico: Tendo em vista a flexibilidade do aprendizado e a
adaptação dos materiais da disciplina e/ou do curso, pode-se esperar uma
melhora no desempenho do aluno;
2. Maior
envolvimento e participação nas aulas: Considerando as interações sociais e
tecnológicas e a personalização do conteúdo a ser estudado, espera-se que os
alunos fiquem mais motivados e busquem se envolver nas atividades acadêmicas;
3. Autonomia
e responsabilidade: A personalização incentiva o aluno a ser mais responsável pelo
seu próprio aprendizado, uma vez que ele tem mais controle sobre o processo.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Para
concluir, o impacto da transformação digital na educação é inegável,
especialmente ao possibilitar a criação de ambientes virtuais de aprendizagem
mais dinâmicos e personalizados. As novas tecnologias educacionais e as redes
sociais permitem que o ensino seja adaptado aos ritmos, interesses e
necessidades individuais dos alunos, o que, por sua vez, tem demonstrado
benefícios significativos, como o aumento do engajamento e da autonomia.
Através
de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), o conteúdo educativo pode ser
ajustado de forma flexível e acessível, promovendo uma experiência de
aprendizado mais enriquecedora e colaborativa, contribuindo para o
desenvolvimento de habilidades cruciais para o aluno, como a
autorresponsabilidade e a participação ativa em seu processo de aprendizagem.
Contudo,
é fundamental que as instituições de ensino e os professores estejam preparados
para lidar com os desafios que acompanham essas inovações, como o
desenvolvimento de novas competências digitais e a criação de estratégias
eficazes para a implementação de métodos de ensino personalizados. Assim, ao
adotar essas tecnologias de forma consciente e planejada, a educação poderá
transformar-se continuamente, preparando os alunos para um mundo cada vez mais
interconectado e digital.
REFERÊNCIAS
DA SILVA , Josué Jorge Gonçalves; DE OLIVEIRA, Michelle Leandro; DA SILVA, Wandemberg. Tecnologias Educacionais e Personalização do Ensino: Desafios e Oportunidades. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.576. Disponível em: https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/576.. Acesso em: 24 out. 2024.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
*Declaração
de IA e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita: durante a
preparação deste trabalho, o autor utilizou ferramentas de IAG (Exemplos:
ChatGPT, Claude, outros) no processo de planejamento, para aperfeiçoamento do
texto e melhoria da legibilidade. Após o uso destas ferramentas, os textos
foram revisados, editados e o conteúdo está em conformidade com o método científico.
O autor assume total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.
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