A evolução da tecnologia e da internet tem sido fundamental para o desenvolvimento e ensino nas instituições educacionais em todo o mundo. O uso das inteligências artificiais tem se tornado cada vez mais indispensáveis para os estudantes, visto que podem contribuir na potencialização do aprendizado, trabalho e suporte na organização e execução de atividades educacionais.
Na última década, o consumo de tecnologia apresentou-se muito acelerado, onde “as pessoas têm cada vez menos tempo para executar suas tarefas e, em consequência disso, precisam de tecnologias que as auxiliem na otimização do tempo.” (Beck, et al., 2017). Por isso, as IAs estão sendo usadas para criar assistentes virtuais que ajudam estudantes e professores a gerenciar tarefas acadêmicas e otimizar o aprendizado.
As inteligências artificiais têm várias aplicações no ambiente acadêmico. Elas podem analisar o desempenho dos alunos, identificar lacunas no conhecimento e oferecer recomendações personalizadas de estudo. Além disso, ferramentas de IA automatizam tarefas repetitivas, como a correção de exercícios, fornecendo feedback imediato e ajudando na criação de planos de estudo específicos para cada aluno. Um estudo recente, realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) em parceria com a Educa Insights, revela que 71% dos estudantes universitários utilizam IA com frequência em sua rotina de estudos, seja diariamente (29%) ou semanalmente (42%). Essa pesquisa, conduzida em julho de 2024, incluiu 300 estudantes de várias regiões do Brasil, com idades entre 17 e 50 anos, que ingressaram no ensino superior entre o final de 2023 e o início de 2024, bem como indivíduos interessados em cursar uma graduação.
Ainda, o uso da IA oferece uma série de vantagens para o aprendizado acadêmico. Em primeiro lugar, ela permite a personalização do ensino, adaptando os conteúdos às necessidades e ritmos de cada aluno, sendo que algoritmos inteligentes proporcionam um ensino mais adequado ao nível de conhecimento individual, sugerindo materiais e atividades específicas. Nessa mesma lógica, a IA oferece recursos interativos e engajadores, como assistentes virtuais e chatbots, que respondem às perguntas dos estudantes de forma instantânea, tornando o aprendizado mais dinâmico. Outro benefício significativo é o feedback imediato, que ajuda os alunos a corrigirem erros rapidamente e ajustarem suas estratégias de estudo.
No entanto, apesar dos benefícios, o uso da IA na educação também traz desafios importantes. Privacidade e segurança são grandes preocupações, pois a IA depende do processamento de grandes volumes de dados estudantis. Assim, é essencial implementar políticas rigorosas para proteger essas informações e evitar vazamentos de dados. Não suficiente, os algoritmos de IA podem reproduzir tendências existentes, levantando questões sobre equidade no acesso e a potencial perpetuação de desigualdades. Outro ponto crítico é a dependência excessiva da tecnologia, que pode inibir o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais fundamentais. Dessa forma, a IA deve ser utilizada como um complemento ao ensino tradicional, e não como um substituto integral.
Por sua vez, no campo da pesquisa, a IA está revolucionando a análise e extração de dados. Algoritmos de machine learning permitem processar grandes volumes de informações, como dados de experimentos ou históricos, de maneira rápida e precisa, o que facilita a identificação de padrões e a geração de novas hipóteses. Na biomedicina, por exemplo, a IA já está sendo usada para identificar novos medicamentos ao analisar vastos conjuntos de dados genéticos. Ferramentas de IA também auxiliam na produção de conteúdo acadêmico, sugerindo estruturas de texto, revisando redações e garantindo maior clareza e coesão. No entanto, é essencial que os acadêmicos utilizem essas ferramentas com discernimento para assegurar que o resultado final seja de alta qualidade e original.
A IA também desempenha um papel importante na garantia da integridade acadêmica, ajudando a identificar plágios em trabalhos por meio de ferramentas como "Turnitin" e "Copyscape", que comparam textos com publicações já existentes. Entretanto, essa mesma tecnologia pode ser mal utilizada para criar textos fraudulentos, o que gera preocupações éticas quanto à originalidade de trabalhos acadêmicos. Inclusive, o Brasil tem se destacado na produção acadêmica em inteligência artificial, estando entre os 20 países com maior volume de publicações científicas na área. Entre 2019 e 2023, foram registradas 6.304 publicações, sendo 4.600 financiadas pela CAPES e pelo CNPq. Essas pesquisas abrangem diversas disciplinas e exploram novas formas de aprimorar a precisão, eficiência e a implantação ética da IA.
Além disso, a IA está sendo empregada na criação de ambientes de aprendizado imersivos, como simulações em realidade aumentada e virtual, que permitem aos estudantes interagir com conceitos complexos de maneira prática, principalmente em áreas como medicina, engenharia e biologia.
Assim, a presença da inteligência artificial na educação é uma realidade que veio para transformar profundamente o modo como ensinamos e aprendemos. Seu potencial de personalizar o ensino, oferecer feedback imediato e democratizar o acesso ao conhecimento cria uma educação mais inclusiva e eficiente. No entanto, a implementação da IA deve ser guiada por princípios éticos e focada no desenvolvimento integral dos alunos, garantindo que ela sirva como uma ferramenta complementar, e não como uma substituta completa. Em suma, ao abraçar essa revolução tecnológica de forma ética e responsável, estamos moldando um futuro promissor, onde a inteligência artificial contribui de maneira decisiva para a formação e preparação dos estudantes para os desafios do século 21.
REFERÊNCIAS:
BECK, C. G., et. al. O comportamento de consumo de tecnologias digitais pelo público feminino. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, vol. 10, núm. Esp.6, pp. 956-975, 2017.
TOKARNIA, Mariana. Sete a cada dez estudantes usam IA na rotina de estudos. 2024. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2024-08/sete-cada-dez-estudantes-usam-ia-na-rotina-de-estudos. Acesso em: 20 out. 2024.
CAPES. Brasil produz 6,3 mil estudos sobre inteligência Artificial. 2024. GOV.BR. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/brasil-produz-6-3-mil-estudos-sobre-inteligencia-artificial#:~:text=O%20Brasil%20est%C3%A1%20entre%20os,no%20dia%2015%20de%20agosto. Acesso em: 20 out. 2024.
SCHOOL, International. O uso da Inteligência Artificial na educação: desafios e benefícios. 2023. Disponível em: https://internationalschool.global/2023/07/11/o-uso-da-inteligencia-artificial-na-educacao-desafios-e-beneficios/. Acesso em: 20 out. 2024.
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