Universidade Federal de Santa Catarina
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Nome: Maitê Ferreira Cruz
Com a indústria 4.0 e as mudanças extremamente imediatistas, a geração Alfa já nasce totalmente uma nativa digital, sabendo utilizar e interpretar as tecnologias de forma instintiva, sem, ainda, que sejam alfabetizados. Porém, para que se tornem cidadãos inclusos na educação, mercado de trabalho etc, é necessário que sejam alfabetizados da forma institucional, até para conseguirem de fato, se manter como usuários ativos das tendências tecnológicas. Assim, se torna impossível se manter em um mundo onde a educação em rede não seja a base do desenvolvimento das crianças.
A questão é: como desenvolver crianças através da tecnologia? O JUSBRASIL fornece informações a respeito do cenário brasileiro, de forma clara como ocorre a exclusão social daqueles que não estão inseridos no meio digital. Processos estão sendo otimizados, reinventados e adaptados para tecnologia, as organizações buscam por profissionais que saibam se desenvolver no meio. É válida a reflexão ao acessar a leitura no link disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-tecnologia-a-exclusao-digital-social-e-o-mercado-de-trabalho/333404375. Todo esse contexto nos leva a uma só temática, como será o futuro das nossas crianças, como será os futuros adultos se não estiverem preparados de forma assertiva para uso das tecnologias e as mudanças globais? Ter uma educação em rede vai muito além de ter conhecimentos primários em Youtube e redes sociais como Instagram e Facebook.
A educação infantil é um marco decisivo no desenvolvimento de uma população, sendo a base para o seu aprendizado ao longo da vida. Na atualidade, a tecnologia desempenha um papel significativo em quase todos os aspectos da nossa sociedade. Neste artigo, exploraremos como o uso da tecnologia está se tornando um recurso valioso para apoiar a alfabetização de crianças, destacando os benefícios e desafios reais desse cenário.
Na reportagem da Carla Lange, especialista em Comunicação e Marketing e mestra em Letras, como é possível visualizar claramente alguns prós e contras dessa realidade tecnológica dentro das salas de aulas. Reportagem disponível em: https://www.sponte.com.br/como-a-tecnologia-pode-auxiliar-a-escola-no-processo-de-alfabetizacao/.
Crianças têm demonstrado maior interesse em aprender utilizando os meios tecnológicos incorporados ao processo de ensino, como: aplicativos, jogos educacionais em dispositivos eletrônicos, sala de aula interativa, tornam o aprendizado mais atraente, principalmente nas fases iniciais. A tecnologia permite a adaptação do conteúdo de acordo com as necessidades individuais de cada criança, proporcionando um aprendizado mais personalizado e eficaz, pois pessoas são únicas e com ritmos diferentes.
A internet oferece uma ampla gama de recursos educacionais, como livros eletrônicos, vídeos e aplicativos, tornando o acesso a materiais de leitura mais fácil e acessível, independentemente da localização geográfica. No século 21, as crianças precisam adquirir habilidades multimídia, como a capacidade de interpretar informações em diferentes formatos, incluindo imagens, áudio e vídeo. A tecnologia facilita a introdução desses elementos no processo de aprendizado. Ferramentas tecnológicas promovem a colaboração entre crianças, professores e pais, criando um ambiente de aprendizado cooperativo, o que estimula a comunicação e a troca de conhecimento. A imagem abaixo ilustra essa perspectiva de engajamento social para o estímulo de crianças para o conhecimento:
No entanto, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode levar a problemáticas, como: sedentarismo, distúrbios de sono, acesso a informações inadequadas para a idade. Portanto, é essencial estabelecer limites adequados e garantir um equilíbrio entre o uso da tecnologia e outras atividades. É fundamental assegurar que o conteúdo oferecido às crianças seja educativo, seguro e apropriado para a sua idade, exigindo supervisão atenta! A seleção criteriosa de aplicativos e sites é fundamento para o ambiente eficaz de aprendizado.. É válido que pais e crianças tenham conhecimento dos perigos existentes por trás das telas. É válida a leitura da cartilha desenvolvida por integrantes da Universidade Federal de Santa Catarina, a cartilha é super completa, foi desenvolvida para auxiliar pais e responsáveis no processo de educação digital, segue: https://hconline.hc.fm.usp.br/images/n836/Cartilha%20Uso%20de%20Internet%20por%20Crian%C3%A7as%20e%20Adolescentes.pdf
A falta de igualdade de acesso à tecnologia pode ampliar a desigualdade na educação. Portanto, é importante considerar a disparidade no acesso ao implementar a tecnologia na área educacional. As crianças precisam de orientação de pais e professores para usar a tecnologia de forma eficaz e segura como já mencionado, incluindo a educação sobre questões como a privacidade online e o uso responsável da tecnologia. É necessário democratizar a tecnologia, não basta um celular, ou acesso ao wifi de péssima qualidade. Faço das minhas palavras a fala da autora Marcela Lorenzoni no link: https://www.geekie.com.br/blog/desigualdade-na-educacao.
Portanto, o uso da tecnologia na alfabetização de crianças é uma realidade promissora que prepara as novas gerações para enfrentar os desafios do século 21. Ela oferece benefícios reais, como engajamento aprimorado, personalização do aprendizado e acesso a recursos educacionais ricos. Com a orientação adequada e o equilíbrio entre a tecnologia e outras atividades, a tecnologia pode ser uma aliada valiosa no processo de alfabetização, capacitando as crianças com habilidades essenciais de leitura, escrita e competência digital para o seu futuro.
A Educação básica a distância oferece possibilidades, como a localização dos alunos em diferentes unidades escolares, disponibilidades de horários. É necessário que se tenha um mediador do conhecimento, que tenha a cordialidade, confiança e aceitação do público alvo (crianças). Para atividades interdisciplinares é possível ter fácil acesso através de portais de exposição de dúvidas, como o AVA, materias de estudos tem a possibilidades de ser enviados para alunos por e-mail, apostilas eletrônicas e exercicios online também podem ser disponibilizados. Porém, é necessário que se tenha acesso.
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