UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
REDES SOCIAIS VIRTUAIS
Aluno: Rafael Biazzin Diniz
Matrícula: 19206453
EDUCADORES DIGITAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO MUNDO VIRTUAL
Há muitas forças que estão colocando um sentido de urgência no sistema educativo para se transformar para o futuro, o que irá alterar drasticamente o papel do professor. Nesse artigo, serão contempladas algumas competências necessárias aos professores digitais para que se adaptem à Internet e às tecnologias digitais do futuro.
Os educadores precisam olhar para o futuro para determinar o que deve ser feito de relevante e servirem a sociedade. O sistema educativo estará preparando os alunos para empregos que não existem atualmente, devido às tecnologias emergentes e a explosão da informação.
A procura de aprendizagem ao longo da vida está crescendo significativamente em todo o mundo, uma vez que, para obter bons empregos, os cidadãos precisam de uma educação atual e relevante. Consequentemente, os países estão começando a implementar a tecnologia de aprendizagem digital para educar os seus cidadãos para o sucesso no século XXI.
À medida que a educação avança para proporcionar uma educação de qualidade para todos, haverá uma utilização cada vez maior da tecnologia digital, especialmente para os alunos que vivem em locais remotos e para aqueles que não podem frequentar fisicamente a escola devido à falta de infraestruturas ou outros empecilhos. Esse futuro exigirá que os professores sejam capacitados para utilizar a tecnologia digital e fornecer educação virtual aos alunos que estejam nessas condições. Com a tecnologia, os estudantes, e não os professores, estão no centro da aprendizagem; desenvolvem a sua base de conhecimentos e criam uma compreensão do mundo ao serem aprendizes ativos. A acessibilidade e a flexibilidade das oportunidades de aprendizagem significam que quem aprende pode decidir quando e onde fazer isso.
Forças que Moldam o Futuro da Educação Digital
A era digital exigirá educadores digitais adaptados à educação no futuro. A educação será auto-organizada e a tecnologia desempenhará um papel importante na prestação de educação e na prestação de apoio aos alunos. Para além disso, a aprendizagem avançará para a individualização e centrada no aluno devido à inteligência artificial, à análise da aprendizagem e à Internet das coisas.
- Quarta Revolução Industrial;
- Tecnologias Emergentes;
- Nova Geração de Alunos;
- Novos Recursos Educacionais;
- Inteligência Artificial;
- Explosão de Informações;
- Big Data;
- Internet das Coisas;
- Análises de Aprendizagem;
- "Educação Para Todos";
- Local de Trabalho;
- Globalização.
- Diminuição da capacidade de concentração de alunos pela exposição a estímulos curtos e significativos, indicando a adoção de abordagens como o microlearning.
- Conflito entre formas digitais e tradicionais, com a prioridade por conteúdo multimídia dinâmico em vez de materiais extensos e monótonos.
- Abundância de informações digitais de propriedade duvidosa, com ênfase para a necessidade de promover o pensamento crítico e habilidades de pesquisa.
- Diminuição da paciência devido à cultura do imediatismo, que pode ser combatida com atividades que promovam a autorregulação e paciência.
- Crescente uso de esquemas de ensino remoto, exigindo adaptação de planos acadêmicos para abranger a educação presencial e online.
- A importância de desenvolver competências interpessoais, já que as habilidades sociais são de extrema importância para a empregabilidade, até mesmo no mundo digital.
- A necessidade de entender e ser capaz de atuar com tecnologias avançadas, como algoritmos e inteligências artificiais, para garantir a resiliência em circunstâncias de falha tecnológica.
Em suma, a educação na era digital requer resiliência,
foco em habilidades interpessoais e alto conhecimento tecnológico para
enfrentar os desafios do mundo atual.
Mesmo com a diversidade e alta complexidade dos problemas que ocorrem, a educação passa por um momento de privilégio. A tecnologia, ainda que haja alguns contratempos, abre diversas portas para o progresso. Diante disso, é fundamental não resistirmos as mudanças, não mirando somente os métodos tradicionais de
ensino como eficazes. Pelo contrário, devemos adaptá-los às novas
realidades, pensando em manter a qualidade e o pensamento crítico como elementos
primordiais.
Por fim, é essencial reconhecer que, independente de tudo isso, ainda existem as desigualdades sociais e falta de tecnologia em países em desenvolvimento, nos mostrando que nem todos os
jovens têm acesso às mesmas oportunidades.
Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de
Jomtien – 1990). Disponível em:
<https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990>.
Acesso em: 26 out. 2023.
EDUCACIONAL, E. Educação digital: importância, tipos e
desafios! Educacional, 22 nov. 2022. Disponível em:
<https://educacional.com.br/artigos/educacao-digital/>. Acesso em: 26
out. 2023
PRO, L. Microlearning: o que é, quando e como utilizar.
Disponível em: <https://www.ludospro.com.br/blog/microlearning-o-que-e>.
Acesso em: 26 out. 2023.
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