quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Educadores Digitais: Desafios e Oportunidades no Mundo Virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

REDES SOCIAIS VIRTUAIS

Aluno: Rafael Biazzin Diniz

Matrícula: 19206453

EDUCADORES DIGITAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO MUNDO VIRTUAL


Fonte: Educacional

    Há muitas forças que estão colocando um sentido de urgência no sistema educativo para se transformar para o futuro, o que irá alterar drasticamente o papel do professor. Nesse artigo, serão contempladas algumas competências necessárias aos professores digitais para que se adaptem à Internet e às tecnologias digitais do futuro.

    Os educadores precisam olhar para o futuro para determinar o que deve ser feito de relevante e servirem a sociedade. O sistema educativo estará preparando os alunos para empregos que não existem atualmente, devido às tecnologias emergentes e a explosão da informação.  

    A procura de aprendizagem ao longo da vida está crescendo significativamente em todo o mundo, uma vez que, para obter bons empregos, os cidadãos precisam de uma educação atual e relevante. Consequentemente, os países estão começando a implementar a tecnologia de aprendizagem digital para educar os seus cidadãos para o sucesso no século XXI.

    À medida que a educação avança para proporcionar uma educação de qualidade para todos, haverá uma utilização cada vez maior da tecnologia digital, especialmente para os alunos que vivem em locais remotos e para aqueles que não podem frequentar fisicamente a escola devido à falta de infraestruturas ou outros empecilhos. Esse futuro exigirá que os professores sejam capacitados para utilizar a tecnologia digital e fornecer educação virtual aos alunos que estejam nessas condições. Com a tecnologia, os estudantes, e não os professores, estão no centro da aprendizagem; desenvolvem a sua base de conhecimentos e criam uma compreensão do mundo ao serem aprendizes ativos. A acessibilidade e a flexibilidade das oportunidades de aprendizagem significam que quem aprende pode decidir quando e onde fazer isso.


Forças que Moldam o Futuro da Educação Digital


    A era digital exigirá educadores digitais adaptados à educação no futuro. A educação será auto-organizada e a tecnologia desempenhará um papel importante na prestação de educação e na prestação de apoio aos alunos. Para além disso, a aprendizagem avançará para a individualização e centrada no aluno devido à inteligência artificial, à análise da aprendizagem e à Internet das coisas.



Fonte: TOTVS

    De acordo com pesquisa realizada por Mohamed Ally, professor na Universidade de Athabasca, Canadá, onde foram entrevistados 34 especialistas em “uso de tecnologias emergentes e pedagogias inovadoras” de 6 países diferentes, há uma variedade de forças que estão moldando o futuro da educação, forças essas que, segundo eles, afetarão as habilidades necessárias para que os futuros professores ofereçam educação de qualidade e apoio aos alunos:

  • Quarta Revolução Industrial;
  • Tecnologias Emergentes; 
  • Nova Geração de Alunos; 
  • Novos Recursos Educacionais;
  • Inteligência Artificial;
  • Explosão de Informações;
  • Big Data;
  • Internet das Coisas;
  • Análises de Aprendizagem;
  • "Educação Para Todos";
  • Local de Trabalho;
  • Globalização.

Desafios

        A seguir, abordaremos alguns desafios que deverão ser enfrentados ao longo do processo da educação virtual:

  • Diminuição da capacidade de concentração de alunos pela exposição a estímulos curtos e significativos, indicando a adoção de abordagens como o microlearning.
  • Conflito entre formas digitais e tradicionais, com a prioridade por conteúdo multimídia dinâmico em vez de materiais extensos e monótonos.
  • Abundância de informações digitais de propriedade duvidosa, com ênfase para a necessidade de promover o pensamento crítico e habilidades de pesquisa.
  • Diminuição da paciência devido à cultura do imediatismo, que pode ser combatida com atividades que promovam a autorregulação e paciência.
  • Crescente uso de esquemas de ensino remoto, exigindo adaptação de planos acadêmicos para abranger a educação presencial e online.
  • A importância de desenvolver competências interpessoais, já que as habilidades sociais são de extrema importância para a empregabilidade, até mesmo no mundo digital.
  • A necessidade de entender e ser capaz de atuar com tecnologias avançadas, como algoritmos e inteligências artificiais, para garantir a resiliência em circunstâncias de falha tecnológica.

    Em suma, a educação na era digital requer resiliência, foco em habilidades interpessoais e alto conhecimento tecnológico para enfrentar os desafios do mundo atual.


Fonte: Árvore Blog

Oportunidades

    Mesmo com a diversidade e alta complexidade dos problemas que ocorrem, a educação passa por um momento de privilégio. A tecnologia, ainda que haja alguns contratempos, abre diversas portas para o progresso. Diante disso, é fundamental não resistirmos as mudanças, não mirando somente os métodos tradicionais de ensino como  eficazes. Pelo contrário, devemos adaptá-los às novas realidades, pensando em manter a qualidade e o pensamento crítico como elementos primordiais.

    Por fim, é essencial reconhecer que, independente de tudo isso, ainda existem as desigualdades sociais e falta de tecnologia em países em desenvolvimento, nos mostrando que nem todos os jovens têm acesso às mesmas oportunidades.


REFERÊNCIAS

Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990). Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990>. Acesso em: 26 out. 2023.

EDUCACIONAL, E. Educação digital: importância, tipos e desafios! Educacional, 22 nov. 2022. Disponível em: <https://educacional.com.br/artigos/educacao-digital/>. Acesso em: 26 out. 2023

PRO, L. Microlearning: o que é, quando e como utilizar. Disponível em: <https://www.ludospro.com.br/blog/microlearning-o-que-e>. Acesso em: 26 out. 2023.

Ally, M. (2019). Competency Profile of the Digital and Online Teacher in Future Education. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 20(2). https://doi.org/10.19173/irrodl.v20i2.4206

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