quinta-feira, 4 de maio de 2023

Marketing de Influência no mundo da beleza através de rede sociais



Marketing de Influência no mundo da beleza através de rede sociais

EGC5020-09318/10316 - Redes Sociais e Virtuais


Aluno(a): Beatriz Dutra Carvalho                                                             Matrícula:19205799



O marketing de influência é uma nova abordagem de marketing de extrema importância para o mercado, vem ganhando cada vez mais popularidade na era digital e se tornou um ótimo negócio para empresas que sabem utilizá-lo. Esse tipo de marketing envolve a parceria entre as empresas e os influenciadores digitais, que são pessoas que possuem uma grande quantidade de seguidores nas redes sociais e, portanto, têm um grande poder de influência sobre o comportamento de compra de seus seguidores.

No mundo da beleza, o marketing de influência tem sido bastante relevante, uma vez que muitas pessoas buscam informações e dicas sobre produtos de beleza nas redes sociais. Nesse sentido, os influenciadores digitais têm se tornado autoridades no assunto, compartilhando suas experiências com os mais diversos produtos de beleza e oferecendo conselhos e recomendações aos seus seguidores.

Como o seguinte vídeo explica (MARKETING DE INFLUÊNCIA: ESTRATÉGIA COM INFLUENCIADORES), o marketing de influência já foi algo especial para celebridades, mas isso foi mudando com o passar do tempo e atualmente, os influenciadores mais buscados no momento da compra são aqueles que tem um público bem engajado e são especialistas em determinados assuntos.

De acordo com o artigo da Vogue Business, é importante destacar que aqueles influenciadores que tem uma enorme quantidade de seguidores estão perdendo sua credibilidade pois se aproximam mais do status de celebridades do que de consumidores. Esse é um dos grandes problemas atuais com o marketing de influência, e as grandes marcas de beleza estão tentando resolvê-lo se juntando com influenciadores que são referência no nicho, e não apenas possuem um grande número de seguidores.

Como mostra o gráfico a seguir, mais da metade dos criadores de conteúdo no Instagram no Brasil são micro influenciadores:


E no TikTok, por exemplo, que é um aplicativo mais novo, os nano influenciadores tem tido mais impacto:


Essas imagens provam que os grandes influenciadores vem perdendo sua relevância para os influenciadores que tem um público nichado, ou seja, os influenciadores que as pessoas buscam como referência em determinado assunto e não aqueles que tem milhões de seguidores nas plataformas.

Também é importante destacar que o Instagram é a plataforma com maior número de influenciadores de beleza, mas também existe uma quantidade considerável compartilhando vídeos no YouTube e, mais recentemente, no TikTok. (GEYSER, 2022)

Entrando na área de beleza, uma das principais agências de marketing da Europa, a Territory Influence, (https://www.territory-influence.com/influencers-marketing-the-key-to-success-for-beauty-brands/) mostra que, quando se trata de comprar produtos de maquiagem, mais de 65% dos consumidores decidem comprar determinado cosmético depois de ouvir as opiniões de um influenciador nas mídias sociais, mesmo já sendo de uma marca bem estabelecida no mercado. A digitalização das marcas de beleza foi intensificada com os lockdowns durante a pandemia e o marketing de influência acabou se tornando uma norma para vender produtos de beleza e cosméticos.

O setor de beleza foi um dos primeiros a adotar o marketing de influenciadores. Uma das principais razões para tal é o fato de que a beleza é muito visual e o marketing de influência funciona melhor também no formato visual. Além disso, o marketing de influência no mundo da beleza é a possibilidade de as empresas alcançarem um público altamente segmentado e engajado. Isso porque os influenciadores digitais costumam ter um público muito fiel e engajado, que acompanha suas postagens diariamente e confia em suas opiniões e recomendações.

Um exemplo recente e muito interessante é a parceria entre a empresa farmacêutica Cimed e a Fini, o lançamento da nova linha de hidratantes labiais viralizou nas redes sociais e está trazendo um retorno muito bom para a empresa. De acordo com Rovaroto (2023), a previsão é atingir 8 milhões de reais em vendas no primeiro mês e 40 milhões de reais até o final do ano.

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A grande jogada da Cimed foi fazer com que o produto fosse desejado antes mesmo do lançamento. Dessa forma, o presidente e a VP da empresa, que somam mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, postaram teasers da produção dos produtos. O buzz se tornou ainda maior quando grandes influenciadores digitais divulgaram o press kit (os materiais de divulgação) da marca, o tornando ainda mais desejado.

De acordo com Merino (2023), os vídeos com a hashtag #carmedfini já somam 160 milhões de visualizações no Titok, o assunto virou trend no twitter e alcançou mais de 400 mil contas no Instagram.

Atualmente, os produtos se encontram em falta na maior parte das farmácias do Brasil. Isso prova o poder das redes sociais e do marketing de influência no cenário de vendas atual.

Entretanto, vale ressaltar que o marketing de influência também apresenta alguns desafios e riscos para as empresas. Um dos principais desafios é encontrar o influenciador certo para a campanha, ou seja, alguém que tenha uma audiência relevante para o produto ou serviço que está sendo promovido e que esteja alinhado com os valores e propósitos da marca.

Outro desafio é garantir que a parceria entre a empresa e o influenciador sejam transparentes e éticos. Isso significa que as empresas precisam deixar claro para seus seguidores quando estão fazendo uma parceria paga com um influenciador.

Portanto é de extrema importância, no marketing de influência, a empresa ter muito bem definido quais são os propósitos e objetivos, do produto em questão, e a partir disso é viável buscar um influenciador que case com esses pontos. E além disso, se atentar ao público e ao engajamento que essa pessoa tem com seus seguidores, para que, de fato, encontrem alguém que consiga estreitar essa relação entre a marca e o consumidor.




REFERÊNCIAS:

Chitrakorn, Kati. The big influencer trust issue — and the beauty brands trying to save it. Vogue Business. https://www.voguebusiness.com/beauty/the-big-influencer-trust-issue-and-the-beauty-brands-trying-to-save-it

Cristiane Thiel. MARKETING DE INFLUÊNCIA: ESTRATÉGIA COM INFLUENCIADORES. YouTube, 28 de junho de 2022.MARKETING DE INFLUÊNCIA: ESTRATÉGIA COM INFLUENCIADORES

Geyser, W. (2022). The State of Influencer Marketing in the Beauty Industry. https://influencermarketinghub.com/influencer-marketing-beauty-industry/

Maumelat, Juliette (2021). Influencer Marketing: the key to success for beauty brands. Territory Influence. https://www.territory-influence.com/influencers-marketing-the-key-to-success-for-beauty-brands/


Merino, Carolina (2023). Carmed Fini: entenda como o hidratante labial se tornou um viral na web. Revista Glamour. https://glamour.globo.com/beleza/noticia/2023/06/carmed-fini-entenda-como-o-hidratante-labial-se-tornou-um-viral-na-web.ghtml


Rovaroto, Isabela (2023). Hidratante labial Carmed Fini viraliza nas redes sociais; expectativa é faturar R$ 40 milhões. Exame Negócios. https://exame.com/negocios/hidratante-labial-carmed-fini-viraliza-nas-redes-sociais-expectativa-e-faturar-r-40-milhoes/

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