quinta-feira, 4 de maio de 2023

Impactos notados na educação devido a introdução das mídias sociais

                                  O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA VIDA DOS ESTUDANTES 

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Autor: Stella Silva Fazzolo (21102253)

A introdução da internet, canais de comunicação e pesquisa online na vida cotidiana da sociedade foi um marco e uma revolução ao mesmo tempo.

Se antes era necessário horas de pesquisa para se obter uma resposta, hoje basta um clique e poucos segundos para ter sua resposta em mãos. A internet conseguiu democratizar muitos meios de aprendizagem, levando o ensino a lugares e dimensões que nem se podia imaginar antigamente. 

Mas agora que seu uso é disseminado e já não existe mais  uma vida separada dos canais de comunicação e internet, quais são os impactos que ficam? E principalmente, como isso pode afetar a educação das gerações futuras? 

Existem estudos que colocam a internet como um dos pilares da educação, com um meio facilitador para a aprendizagem. Além disso, é necessário considerar que as mídias sociais são a realidade dos jovens, que possuem um letramento digital muito avançado, portanto, tentar separar o mundo digital na hora do ensino pode ser prejudicial.

 Atualmente, a melhor maneira é encontrar um equilíbrio, onde é possível casar sala de aula e os canais digitais, para potencializar a aprendizagem. 

Assim, existe meios já aplicados para que essa fusão aconteça de forma saudável. Como por exemplo, a introdução de mesas e lousas interativas, aplicativos para completamente o estudo passado em aula, gameficação do ensino que ajuda os estudantes a praticarem e exercitarem seus conhecimentos de um modo mais didático e comunicativo. 

É importante lembrar que os meios de comunicação exercem uma influência muito relevante na vida dos jovens. Então, mostrar os perigos e as oportunidades da vida conectada pode ser um debate que ocorre dentro das salas de aula.




Um debate mais recente que movimentou essa discussão e trouxe um novo olhar para as mídias sociais e educação foi o lançamento do Chat GPT em Novembro de 2022. O debate se estabeleceu devido a função da plataforma, que através da IA é capaz de responder inúmeras perguntas de diferentes complexidades, criar textos através de comandos, realizar resumos e muito mais em apenas alguns segundos. 

É importante considerar que através do Chat GPT é possível personalizar o ensino através das suas prioridades e dificuldades, fornecer feedbacks, ou seja, auxiliar na educação de forma pontual. Mas alguns alertas devem ser levados em consideração, como a terceirização das tarefas, debates e o poder da pesquisa. O perigo está na redução do pensamento crítico que prejudica no desenvolvimento das capacidades de interação, comunicação, aprendizagem e muito mais, além disso, pode ser um disseminador de conhecimento errôneo, devido às falhas que está sujeito a cometer. 

Dessa forma, para que o plágio, desempenho e produtividade dos alunos e o processo de aprendizagem possam se manter o mais íntegro possível é necessário introduzir de forma gradual e saudável o Chat GPT na educação, assim como, os meios digitais foram introduzidos e hoje são um auxiliador dentro das salas de aula. Essa nova tecnologia é mais um dilema que a educação precisa driblar para não perder seu poder no meio das novas tecnologias que o mundo está sujeito a receber. Portanto, fingir que não existe não é uma opção viável.


Referências: 

https://www.guarulhoshoje.com.br/2023/04/04/impacto-do-chat-gpt-na-aprendizagem-dos-alunos-preocupa-professores/#:~:text=Impactos%20negativos%20do%20Chat%20GPT%20na%20aprendizagem&text=Isso%20%C3%A9%20negativo%20para%20os,produzir%20trabalhos%20escolares%20e%20acad%C3%AAmicos.

https://www.provafacilnaweb.com.br/blog/chatgpt-e-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário