EGC5020 (20231) - Redes Sociais e Virtuais
Tabela 1 - Oscilações BTC
USD (2009-2021)
Fonte: elaboração
própria com base em valores da Infomoney
No mundo game, principalmente nos jogos interpretação de personagens online e
em massa para multi-jogadores (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game –
MMORPG), a comercialização de “ativos digitais” começou desde quando os jogos
se tornaram online, destaca Rossini (2013). Um exemplo desses jogos é o mundo de Runescape, uma franquia pertencente a empresa Jagex Ltd. A Jagex possui em suas regras a proibição da comercialização dos que os jogadores
chamam de “coins” (moeda do jogo), porém, os jogadores desenvolveram uma comunidade
online, através de grupos de whatsapp, facebook e até mesmo através de anúncios
no Mercado Livre, conforme próprio site do Mercado Livre e demonstrado na Figura
1. Demonstrando o poder das redes em organizar grupos ou comunidades em prol de um determinado tema.
Figura 1 - Anúncio de
Comercialização de ativos do Runescape
O mais assustador é que esse mercado movimenta bilhões de dólares
anualmente, e é um mercado não regulado, ou seja, não possui dados oficiais. Porém,
segundo Maria Rossini, em 2013, esse mercado entre jogadores, passou por uma
hiperinflação, chegando a ter ajustes de até 10mil % nos preços. Rossini
(2013) destaca também que um dos principais fatos para existir esse mercado é a
busca por um “status social” dentro do jogo, por exemplo: compra de roupas,
armas e até naves dentro dos jogos. Demonstrando aqui mais uma vez o poder da rede social em influenciar as pessoas a consumirem determinado produto, mesmo sendo uma "roupa virtual" dentro de um jogo, que não sera materializada.
Voltando ao caso do Runescape, segundo o site de sua desenvolvedora a Jagex, o game existe desde 1999 de forma online, e por regra do jogo, a comercialização entre jogadores é proibida, ao longo do tempo a desenvolvedora vem buscando mecanismos de rastrear essas operações e retirar os jogadores da comunidade. Mas assim como ocorre no mundo do Bitcoin, esses jogadores desenvolvem verdadeira “fazendas” de produção de coins. Para se ter ideia dessa produção, só na comunidade brasileira no Facebook, existe um grupo privado com mais de 9 mil membros conforme observado na Figura 2. Segundo a regra desse grupo, o mesmo foi criado para facilitar a comercialização de ativos digitais do Runescape entre seus membros. A comunidade pode ser acessada através do seguinte link: Comunicade Runescape.
Figura 2 - Comunidade
Brasileira de comércio no Runescape
A conclusão que podemos chegar, é que existe uma grande comunidade online comercializando ativos não rastreáveis por todo o globo, o exemplo desse artigo, é apenas um de milhares de jogos com milhões de jogadores conectados através de uma comunidade online, e utilizando além da plataforma do jogo a comunidade de redes sociais para propagar seu comércio e usufruir lucro sobre suas horas jogadas.
É um grande desafio para os governos rastrear essas operações e até mesmo criar uma legislação para taxar esse mercado. Diferente do blockchain, a comercialização entre jogadores de um determinado jogo não depende de uma infraestrutura tecnológica ou uma plataforma de negócios. Essa negociaçãp é pautada apenas na confiança entre os jogadores, onde o mesmo pode ocupar o papel de demanda ou oferta. Se podessemos fazer uma comparação com algo físico, a troca entre jogadores no mundo online funcionaria como o mercado de drogas, não é legalizado e não é rastreável. Sendo assim fica improvável de desenvolver mecanismos para rastrear as operações, e mesmo que fosse criado, a precisão desse mecanismo seria duvidosa.
Referências
Guia sobre Bitcoin: conheça a origem
da primeira criptomoeda do mundo. (2022, November 8). InfoMoney.
https://www.infomoney.com.br/guias/o-que-e-bitcoin/
Guia sobre Bitcoin: conheça a origem
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Runescape old school
services:Somente skills free. (n.d.). Com.br. Retrieved May 3, 2023, from
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1836003585-runescape-old-school-servicessomente-skills-free-_JM
(N.d.). Com.Br. Retrieved May 3,
2023, from
https://super.abril.com.br/especiais/a-economia-dos-games/?fbclid=IwAR0qai5f01jrXff1IL7x-G91lf3oMyWEwffQcF0V6R365EgvNrzsHo4J2Vo#:~:text=A%20economia%20interna%20dos%20games%20As%20finan%C3%A7as%20internas,hiperinfla%C3%A7%C3%A3o%20atingiu%20v%C3%A1rios%20pa%C3%ADses%20de%20uma%20s%C3%B3%20vez
Jagex Ltd. (n.d.). Regras do
RuneScape. Jagex. Retrieved May 4, 2023, from
https://www.jagex.com/pt-BR/terms/rules-of-runescape
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