quarta-feira, 3 de maio de 2023

Como rastrear o mercado global de troca entre jogadores?


Autor: Jonathan da Silva Lima Mafra (17101232)
EGC5020 (20231) - Redes Sociais e Virtuais

Desde o lançamento do Bitcoin em 2008, por seu criador conhecido pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, os ativos digitais têm se tornado cada vez mais proeminentes no cenário mundial. O Bitcoin, também conhecido como BTC, ganhou destaque devido às oportunidades de lucro que oferece, como afirmado por Lewitinn (2021).

Uma das características notáveis dos ativos digitais é a sua volatilidade, que pode superar significativamente a de outros ativos econômicos, como demonstrado na Tabela 1. Por exemplo, em 2013, quando o Bitcoin se tornou conhecido mundialmente, houve uma oscilação de 5952,6%. Nesse cenário, se um investidor tivesse destinado 1 USD em Bitcoin no início de 2013, ao final do ano teria obtido um retorno de 60,50 USD.

Essas oscilações expressivas no valor dos ativos digitais são um fator atrativo para investidores em busca de ganhos substanciais no mercado. No entanto, é importante ressaltar que essa volatilidade também representa um risco significativo, uma vez que os preços podem cair abruptamente, levando a perdas consideráveis para os investidores (Smith, 2022).

Além das oportunidades de lucro, os ativos digitais também têm despertado interesse devido às suas características tecnológicas. O Bitcoin, por exemplo, é baseado na tecnologia blockchain, que garante a segurança e a transparência das transações realizadas. Essa tecnologia tem o potencial de impactar diversos setores da economia, como o financeiro e o logístico, proporcionando maior eficiência e redução de custos (Narayanan et al., 2016). 

Tabela 1 - Oscilações BTC USD (2009-2021)

Fonte: elaboração própria com base em valores da Infomoney

 

No mundo game, principalmente nos jogos interpretação de personagens online e em massa para multi-jogadores (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game – MMORPG), a comercialização de “ativos digitais” começou desde quando os jogos se tornaram online, destaca Rossini (2013). Um exemplo desses jogos é o mundo de Runescape, uma franquia pertencente a empresa Jagex Ltd. A Jagex possui em suas regras a proibição da comercialização dos que os jogadores chamam de “coins” (moeda do jogo), porém, os jogadores desenvolveram uma comunidade online, através de grupos de whatsapp, facebook e até mesmo através de anúncios no Mercado Livre, conforme próprio site do Mercado Livre e demonstrado na Figura 1. Demonstrando o poder das redes em organizar grupos ou comunidades em prol de um determinado tema.

 

Figura 1 - Anúncio de Comercialização de ativos do Runescape


Fonte: elaboração própria

 

O mais assustador é que esse mercado movimenta bilhões de dólares anualmente, e é um mercado não regulado, ou seja, não possui dados oficiais. Porém, segundo Maria Rossini, em 2013, esse mercado entre jogadores, passou por uma hiperinflação, chegando a ter ajustes de até 10mil % nos preços. Rossini (2013) destaca também que um dos principais fatos para existir esse mercado é a busca por um “status social” dentro do jogo, por exemplo: compra de roupas, armas e até naves dentro dos jogos. Demonstrando aqui mais uma vez o poder da rede social em influenciar as pessoas a consumirem determinado produto, mesmo sendo uma "roupa virtual" dentro de um jogo, que não sera materializada. 

Voltando ao caso do Runescape, segundo o site de sua desenvolvedora a Jagex, o game existe desde 1999 de forma online, e por regra do jogo, a comercialização entre jogadores é proibida, ao longo do tempo a desenvolvedora vem buscando mecanismos de rastrear essas operações e retirar os jogadores da comunidade. Mas assim como ocorre no mundo do Bitcoin, esses jogadores desenvolvem verdadeira “fazendas” de produção de coins. Para se ter ideia dessa produção, só na comunidade brasileira no Facebook, existe um grupo privado com mais de 9 mil membros conforme observado na Figura 2. Segundo a regra desse grupo, o mesmo foi criado para facilitar a comercialização de ativos digitais do Runescape entre seus membros. A comunidade pode ser acessada através do seguinte link: Comunicade Runescape.

Figura 2 - Comunidade Brasileira de comércio no Runescape


Fonte: elaboração própria


A conclusão que podemos chegar, é que existe uma grande comunidade online comercializando ativos não rastreáveis por todo o globo, o exemplo desse artigo, é apenas um de milhares de jogos com milhões de jogadores conectados através de uma comunidade online, e utilizando além da plataforma do jogo a comunidade de redes sociais para propagar seu comércio e usufruir lucro sobre suas horas jogadas.

É um grande desafio para os governos rastrear essas operações e até mesmo criar uma legislação para taxar esse mercado. Diferente do blockchain, a comercialização entre jogadores de um determinado jogo não depende de uma infraestrutura tecnológica ou uma plataforma de negócios. Essa negociaçãp é pautada apenas na confiança entre os jogadores, onde o mesmo pode ocupar o papel de demanda ou oferta. Se podessemos fazer uma comparação com algo físico, a troca entre jogadores no mundo online funcionaria como o mercado de drogas, não é legalizado e não é rastreável. Sendo assim fica improvável de desenvolver mecanismos para rastrear as operações, e mesmo que fosse criado, a precisão desse mecanismo seria duvidosa.

Referências

Guia sobre Bitcoin: conheça a origem da primeira criptomoeda do mundo. (2022, November 8). InfoMoney. https://www.infomoney.com.br/guias/o-que-e-bitcoin/

 

Guia sobre Bitcoin: conheça a origem da primeira criptomoeda do mundo. (2022, November 8). InfoMoney. https://www.infomoney.com.br/guias/o-que-e-bitcoin/

Runescape old school services:Somente skills free. (n.d.). Com.br. Retrieved May 3, 2023, from https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1836003585-runescape-old-school-servicessomente-skills-free-_JM

 

(N.d.). Com.Br. Retrieved May 3, 2023, from https://super.abril.com.br/especiais/a-economia-dos-games/?fbclid=IwAR0qai5f01jrXff1IL7x-G91lf3oMyWEwffQcF0V6R365EgvNrzsHo4J2Vo#:~:text=A%20economia%20interna%20dos%20games%20As%20finan%C3%A7as%20internas,hiperinfla%C3%A7%C3%A3o%20atingiu%20v%C3%A1rios%20pa%C3%ADses%20de%20uma%20s%C3%B3%20vez

 

Jagex Ltd. (n.d.). Regras do RuneScape. Jagex. Retrieved May 4, 2023, from https://www.jagex.com/pt-BR/terms/rules-of-runescape

Lewitinn, M. (2021). The Rise of Digital Assets: Cryptocurrencies, Tokens, and Blockchain-Based Securities.

Smith, J. (2022). Understanding the Volatility of Digital Assets.

Narayanan, A., Bonneau, J., Felten, E., Miller, A., & Goldfeder, S. (2016). Bitcoin and Cryptocurrency Technologies: A Comprehensive Introduction.

Huang, Z. (2020). Risk Management Strategies for Cryptocurrency Investments.

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