UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE REDES SOCIAIS E VIRTUAIS
Brigitti Brunocilla Bonetti
Matrícula: 19201710
O crescimento da inteligência virtual e as fake News como uma das suas principais consequências
Florianópolis
2023
O tema tratado é de suma importância e vem ganhando destaque cada vez mais nos últimos anos e que segundo a Forbes (2023), o ano atual de 2023 será o ano da inteligência artificial, pelo fato de no fim de 2022 com a criação do ChatGPT tem apoiado a alavancar muito este tema.
A inteligência artificial surgiu em 1950, porém em 1956 em uma Conferência de Darthmouth em New Hampshire nos Estados Unidos, um professor chamado John McCarthy definiu a IA (inteligência Artificial) como ´´ a ciência e a engenharia de construir máquinas inteligentes´´ ALENCAR, AC (2022).
1 Crescimento da inteligência artificial
O crescimento da inteligência artificial é nítido e vem influenciando em todas as áreas de um país, pode trazer tanto benefícios como por exemplo na saúde, prevenir diagnósticos e dar novas perspectivas aos profissionais, pode identificar as famosas Fake News, pode ajudar em uma tomada de decisão ao fornecer insights valiosos por meio de análise de dados, como também pode trazer malefícios como a força de fake News.
Fonte: Tortoise Media- Global Al index
O site britânico Tortoise Media analisou mais de 140 indicadores de 62 países para classificá-los de acordo com a capacidade de desenvolver tecnologias de inteligência artificial e como mostra a imagem a cima, o Brasil está em trigésimo nono lugar, ficando a baixo de países apresentados como Estados Unidos que ocupam o primeiro lugar, China que está em segundo e Reino Unido e Canadá que estão na sequência.
2.1 Notícias Falsas
As fake News que ao ser traduzidas significam ´´noticias falsas`` é um problema na atualidade, pois as redes sociais são lugares onde as informações circulam livremente e são de fácil acesso, sendo elas verdadeiras ou falsas, na maioria das vezes o leitor não se preocupa em ver a veracidade da informação ou da notícia e acaba repassando para mais pessoas e atingindo cada vez mais um público maior, além disso pode influenciar diretamente na vida real das pessoas e até em suas tomadas de decisões como por exemplo votar em um candidato ou outro em uma eleição.
Fonte: ´´Fake News, Filter Bubbles, Post- Truth and Trust``- Instituto Ipsos
Fonte: ´´ Digital News Report 2019`- Reuters Institute for the Study of Journalism/University of Oxford
2.2 Ia x notícias falsas
A inteligência artificial também é um risco muito grande para as fake News, pelo fato de possuir uma facilidade muito grande em criar imagens falsas, que são os chamados ´´Deepfakes``, é uma técnica que utiliza IA para criar vídeos e imagens, manipulando rostos, expressões faciais e áudios.
Além disso, seus algoritmos são usados para parar de transformar uma notícia verdadeira em falsa, assim tornando- a muito mais convincente, que são denominados de ´´Automação´´ que nada mais é do que softwares capazes de, automaticamente, criar notícias falsas que passou a ser autônoma.
Um exemplo disso, é a imagem a baixo onde mostra o ex presidente Donald Trump ´´ caindo ao ser preso``, esta imagem foi lançada no meio da grande expectativa que havia sido criada para a possível prisão do ex presidente, a qual viralizou pelo fato de os internautas acreditarem que teria sido uma imagem verídica.
Fonte: Olhar digital
3 Por que é importante controlar o crescimento da IA?
Os países estão entrando em uma ´´corrida`` de inteligência artificial e a partir disso, houve um pedido feito por Elon Musk junto ao dono da Tesla, cofundador da Apple e com a ajuda de vários CEO´s aos laboratórios que estavam criando sistemas de inteligência artificial para que dessem uma pausa por seis meses em suas pesquisas pelo seu avanço descontrolado, foi o que a noticia postada no Exame. Relatório do Futuro do Dinheiro.
A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de se tornar mais inteligente do que qualquer humano e não temos nenhuma maneira segura de prever como ela se comportará. Além da manipulação de notícias falsas, os empregos serão altamente amigáveis, pois as atividades feitas serão automatizadas, também contribuirá para a disseminação descontrolada de ataques cibernéticos, o desenvolvimento de bombas atômicas e também concentrará o poder nas mãos de poucas empresas e por isso seu o o crescimento deve ser controlado.
4. Conclusão
Ao falar sobre dois assuntos que estão muito em evidência na atualidade, o qual são a inteligência artificial e as fake News, pudemos concluir que a inteligência artificial pode ser utilizada tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo e que seu constante crescimento rápido está preocupando algumas pessoas, assim necessitando que seu crescimento de uma pausa, pois está ficando descontrolado e por fim, que deve ser utilizado com muita cautela.
REFERÊNCIAS
A eficácia das fake news no Brasil e o efeito 'gato escaldado'. PODER360 , 2023. Disponível em: <https://www.poder360.com.br/infograficos/a-eficacia-das-fake-news-no-brasil-eo-efeito-gato-escaldado/>. Acesso em: 26 de abr. de 2023.
ALENCAR, AC (2022). Inteligência Artificial, Ética e Direito . Saraiva Educação SA.
BRASIL, Cointelegraph. Elon Musk assina carta que pede 'pausa' no desenvolvimento de inteligência artificial. Exame. Future of Money , 30 de Mar. De 2023. Disponível em: < https://exame.com/future-of-money/elon-musk-assina-carta-pausa-desenvolvimento-inteligencia-artificial/ >. Acesso em: 26 de abr. de 2023.
MOZELLI, Rodrigo. IA para fake news: internautas usam ferramentas para criar imagens falsas de Trump preso. Olhar digital , São Paulo, 23 de março de 2023. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2023/03/23/internet-e-redes-sociais/ia-para-fake-news-internautas - usam-ferramentas-para-criar-falsas-imagens-de-trump-preso/>. Acesso em: 27 de abr. de 2023.
PACETE, Luiz Gustavo. Por que 2023 será o ano da inteligência artificial? Forbes , 03 de Jan. de 2023. Disponível em: < https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/01/por-que-2023-sera-o-ano-da-inteligencia-artificial/ > . Acesso em: 26 de abr. de 2023.
VIANA, Bernardo. BRASIL OCUPA A 39ª POSIÇÃO EM RANKING GLOBAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Insper , 01 de Mar. De 2023. Disponível em: < https://www.insper.edu.br/noticias/brasil-ocupa-a-39a-posicao-em-ranking-global-de-inteligencia-artificial/
> . Acesso em: 26 de abr. de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário