Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Aluna: Júlia Silveira de Campos Mouawad (19104584)
A influência das redes sociais no consumo
As redes sociais podem provocar diferentes reações em quem as utiliza, as quais afetam sua forma de consumo. Um termo que representa um sentimento comum nesse público é o FOMO, “Fear of missing out” que em português significa medo de ficar fora. Relacionando isso com o consumo, se há um produto que todo mundo está comentando e/ou comprando, o desejo de pertencer, faz com que outros comprem também. Outro fator é a prova social, que é quando alguém que eu gosto e confio utiliza um produto ou indica-o, gera uma credibilidade e uma vontade de adquiri-lo também, a questão do influencer se encaixa bem aqui.
As empresas, portanto, aproveitam todos esses gatilhos e oportunidades para vender. Ou seja, não é apenas ansiedade e vontade de fazer parte que cria nossos impulsos em comprar algo, o mercado colabora para que nós nos sintamos assim criando um senso de urgência e fazendo uso de gatilhos mentais.
Existem algumas atitudes que podemos tomar para evitar deixar-se levar por esses gatilhos. A seguir, há 5 dicas para evitar as compras por impulso:
Fazer um planejamento financeiro
Planejar e organizar seu orçamento é essencial para evitar compras supérfluas. Você comprará de forma mais tranquila e mais inteligente quando estiver com seu orçamento organizado.
Evitar contato direto com marcas e/ou produtos
Ter contato com produtos que você não possui e não tem necessidade de comprar no momento através das redes como Instagram ou até e-mail marketing, pode gerar em algum momento um gatilho. Portanto, caso você não veja necessidade de adquirir tal produto no momento, não siga a marca e/ou cancele a inscrição no recebimento dos e-mails.
Adote a regra da espera
Antes de comprar qualquer item virtualmente, estipule um tempo antes de comprá-lo, assim você pode refletir um pouco mais a respeito dessa compra e conferir se ela é realmente necessária e se se encaixa no seu orçamento.
Siga influenciadores nos quais você confia
Muitos criadores de conteúdo fazem publicidade apenas pela visibilidade e nem se quer são consumidores da marca, portanto esteja atento aos conteúdos que consome.
Evite comprar diante de desafios emocionais
Algumas emoções, como o estresse e a ansiedade, contribuem para as compras impulsivas. Dessa forma, evite realizar compras nesses momentos.
Rede Jornal Contábil. Redes Sociais Crescem 40% Durante A Pandemia, Possibilitando Que Empresas Se Mantivessem No Mercado. Disponível Em: <Https://Www.Jornalcontabil.Com.Br/Redes-Sociais-Crescem-40-Durante-A-Pandemia/>. Acesso Em: 27 Abr. 2023.
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M2br Academy. NOVO NORMAL: A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NOS HÁBITOS DE CONSUMO. Disponível em: <Https://Blog.M2br.Com/Marketing-Digital/Midias-Sociais/Influencia-Das-Midias-Sociais-Nos-Habitos-De-Consumo/>. Acesso Em: 27 Abr. 2023.
Elas Que Lucrem. Como as redes sociais estão influenciando a sua maneira de consumir e as suas finanças? Disponível em: <Https://Www.Eql.Com.Br/Saude-Financeira/2023/03/Como-As-Redes-Sociais-Estao-Influenciando-A-Sua-Maneira-De-Consumir-E-As-Suas-Financas/>. Acesso Em: 27 Abr. 2023.
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