sexta-feira, 28 de abril de 2023

A influência das redes sociais no consumo


Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Aluna: Júlia Silveira de Campos Mouawad (19104584)


A influência das redes sociais no consumo

Fonte: Sebrae PR

    Durante a pandemia, as pessoas passaram a estar mais em casa e, portanto, tinham mais tempo ocioso. Consequentemente, elas passaram a utilizar mais as redes sociais para se entreter. Uma pesquisa da Kantar demonstrou que houve um crescimento de 40% nas redes sociais durante esse período. 

As mídias passaram a ser o único contato das empresas com seu público, portanto tinham que se adaptar ao novo cenário e criar um laço com essas pessoas. Nesse contexto se destacaram as lives e os vídeos. As redes sociais a partir desse momento seguiram crescendo, assim como a influência que causam nas pessoas.


Captura de tela de uma live realizada por Marília Mendonça durante a pandemia.
Fonte: ISTOÉ Independente

A internet também é um meio muito utilizado em compras de todo tipo de coisa, desde roupas e sapatos até comidas e remédios. Ela permitiu essa aproximação entre empresa e consumidor também nesse sentido, onde agora para realizar uma compra é só acessar a internet pelo computador, ou até mesmo pelo celular. 
    Outro ponto importante é que a publicidade, antes feita apenas através da TV, do rádio ou nas ruas, agora também está na palma das mãos. Ao navegar nas redes sociais, com certeza nos deparamos com diversas postagens de publicidade ou ainda influenciadores sendo pagos para divulgar um produto, dessa forma a todo momento há um bombardeio de informações acerca de produtos para que gere um interesse de compra ou muitas vezes um impulso de compra. 

Exemplo de publicações patrocinadas no Instagram.
Fonte: eNotas
Essa estratégia está sendo muito utilizada pelas empresas de todos os ramos. Uma pesquisa realizada pelo Nielsen em 2022 demonstrou que 70% das empresas da América Latina pretendem aumentar os investimentos em redes sociais, visto que essa se tornou uma esfera tão relevante na propaganda de produtos. Por outro ângulo, essa mesma pesquisa mostrou também que 71% dos consumidores disseram que confiam na opinião de influencers sobre produtos e serviços. Ambas porcentagens estão interligadas, pois as empresas enxergam que os criadores de conteúdo digital têm realmente esse poder de influência sobre aqueles que os acompanham e veem isso como uma oportunidade. A seguir um vídeo que explica melhor sobre o Marketing de influência:


    As redes sociais podem provocar diferentes reações em quem as utiliza, as quais afetam sua forma de consumo. Um termo que representa um sentimento comum nesse público é o FOMO, “Fear of missing out” que em português significa medo de ficar fora. Relacionando isso com o consumo, se há um produto que todo mundo está comentando e/ou comprando, o desejo de pertencer, faz com que outros comprem também. Outro fator é a prova social, que é quando alguém que eu gosto e confio utiliza um produto ou indica-o, gera uma credibilidade e uma vontade de adquiri-lo também, a questão do influencer se encaixa bem aqui. 

As empresas, portanto, aproveitam todos esses gatilhos e oportunidades para vender. Ou seja, não é apenas ansiedade e vontade de fazer parte que cria nossos impulsos em comprar algo, o mercado colabora para que nós nos sintamos assim criando um senso de urgência e fazendo uso de gatilhos mentais.

Existem algumas atitudes que podemos tomar para evitar deixar-se levar por esses gatilhos. A seguir, há 5 dicas para evitar as compras por impulso:

  1. Fazer um planejamento financeiro

Planejar e organizar seu orçamento é essencial para evitar compras supérfluas. Você comprará de forma mais tranquila e mais inteligente quando estiver com seu orçamento organizado. 

  1. Evitar contato direto com marcas e/ou produtos

Ter contato com produtos que você não possui e não tem necessidade de comprar no momento através das redes como Instagram ou até e-mail marketing, pode gerar em algum momento um gatilho. Portanto, caso você não veja necessidade de adquirir tal produto no momento, não siga a marca e/ou cancele a inscrição no recebimento dos e-mails.

  1. Adote a regra da espera

Antes de comprar qualquer item virtualmente, estipule um tempo antes de comprá-lo, assim você pode refletir um pouco mais a respeito dessa compra e conferir se ela é realmente necessária e se se encaixa no seu orçamento.

  1. Siga influenciadores nos quais você confia

Muitos criadores de conteúdo fazem publicidade apenas pela visibilidade e nem se quer são consumidores da marca, portanto esteja atento aos conteúdos que consome.

  1. Evite comprar diante de desafios emocionais

Algumas emoções, como o estresse e a ansiedade, contribuem para as compras impulsivas. Dessa forma, evite realizar compras nesses momentos. 

    Ao seguir essas dicas, você evitará as compras por impulso, passará a utilizar as redes sociais de maneira mais saudável e conseguirá manter seu orçamento sob controle!

Referências

Rede Jornal Contábil. Redes Sociais Crescem 40% Durante A Pandemia, Possibilitando Que Empresas Se Mantivessem No Mercado. Disponível Em: <Https://Www.Jornalcontabil.Com.Br/Redes-Sociais-Crescem-40-Durante-A-Pandemia/>. Acesso Em: 27 Abr. 2023.


Medium. Marketing de influência: um panorama do mercado. Disponível em: <Https://Medium.Youpix.Com.Br/Marketing-De-Influ%C3%AAncia-Um-Panorama-Do-Mercado-5bc8ef1b18bd>. Acesso Em: 27 Abr. 2023.


M2br Academy. NOVO NORMAL: A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NOS HÁBITOS DE CONSUMO.  Disponível em: <Https://Blog.M2br.Com/Marketing-Digital/Midias-Sociais/Influencia-Das-Midias-Sociais-Nos-Habitos-De-Consumo/>. Acesso Em: 27 Abr. 2023.


Elas Que Lucrem. Como as redes sociais estão influenciando a sua maneira de consumir e as suas finanças? Disponível em: <Https://Www.Eql.Com.Br/Saude-Financeira/2023/03/Como-As-Redes-Sociais-Estao-Influenciando-A-Sua-Maneira-De-Consumir-E-As-Suas-Financas/>. Acesso Em: 27 Abr. 2023.


Planet Smart City. Como Evitar As Compras Por Impulso? Veja 4 Dicas Que Podem Ajudar. Disponível em: <Https://Planetsmartcity.Com.Br/Blog/Compras-Por-Impulso/>. Acesso Em: 27 Abr. 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário