quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Podcasts, um modelo de comunicação em alta

Universidade Federal de Santa Catarina

Disciplina: EGC5020-09318/10316 (2022.2) - Redes Sociais e Virtuais

Nome: Willian Gonçalves dos Santos

Matrícula: 18101136

Fonte: Rockcontent

Com a evolução tecnológica em constante processo de criação e reformulação de modelos de comunicação, é possível se deparar frequentemente com o surgimento de novas formas e modelos de consumo de informações. A título de exemplo, a televisão que começou a se popularizar nos Estados Unidos a partir da década de 1950. Através dela, revolucionou-se a forma como as pessoas adquiriam diversos tipos de informações, de notícias ao entretenimento. De forma mais recente, a internet veio como um mecanismo que colocou em xeque a predominância do mercado televisivo. Hoje, com plataformas como o Youtube e as redes sociais no geral é possível que se obtenha praticamente todo o tipo de informação.

Em paralelo a isso, um modelo de transmissão de conteúdo que vem tornando-se um fenômeno ao redor do mundo é o Podcasting ou comumente chamado de Podcast. Veja a seguir os principais pontos relacionados a esse modelo de multimídia tão em alta na atualidade.

Afinal, o que é um podcast?

Em suma, podcast é um conteúdo em formato de áudio que é transmitido às pessoas pelas diversas plataformas disponíveis na internet. A principal vantagem desse modelo em relação ao rádio, por exemplo, é que se trata de uma forma de conteúdo que pode ser consumido sob demanda, ou seja, a qualquer momento que se queira. Para a maioria dos casos, a transmissão é feita ao vivo e, após a conclusão, disponibiliza-se o podcast gravado nas redes, para que as pessoas que não puderam assistir ou que queiram assistir novamente possam assim fazê-lo.

Para que os podcasts podem ser utilizados?

Entendendo que a principal função de um podcast é a de transmitir conteúdo às pessoas, fica a questão acerca de quais são os tipos de conteúdo ideais a serem compartilhados através deles. Por sua vez, o fato é que não existe limitações de segmentos de conteúdo para um podcast. Arte e entretenimento, negócios e tecnologia, educação, jogos, estilo de vida e saúde, notícias e política e esportes e lazer são exemplos das principais categorias de temas abordados em podcasts no Brasil e no Mundo.

Sabendo acerca de todas essas possibilidades, pode-se dizer que os Podcasts hoje são elaborados em três formatos principais, de acordo com o que se explica a seguir, os monólogos, os bate-papos e as entrevistas.

Monólogo

O podcast do tipo monólogo é caracterizado pela transmissão do conteúdo por uma só pessoa. Normalmente, os monólogos são produzidos por pessoas com grande domínio sobre determinado assunto, e, por consequência, o podcast acaba ficando caracterizado por abordar essa temática que é especialidade do seu apresentador.

Esse tipo de monólogo se assemelha bastante com um áudio livro, pois, através de seus conhecimentos e experiências, o apresentador se aprofunda em determinada temática, buscando trazer conteúdo de relevância para o seu público alvo.

A vantagem principal do monólogo, por consequência lógica, é a de não necessitar de ninguém além do próprio apresentador para produzir um podcast. Quando olhamos para um modelo como o de entrevista, por exemplo, que será abordado na sequência, uma das grandes dificuldades que se tem é a de se conseguir entrevistados relevantes para cada um dos podcasts produzidos, o que, de certa forma, traz maiores necessidades de gestão e organização dos trabalhos.

A título de exemplo de um monólogo relevante no Brasil, o de Gustavo Cerbasi, escritor, consultor financeiro, professor, palestrante e administrador, através do podcast Drops de Inteligência Financeira, que já conta com mais de 200 episódios, e é voltado para o segmento de finanças pessoais.

Capa do Podcast Drops de Inteligência Financeira no Spotify. Fonte: Spotify

Bate-papo

Nesse formato de Podcast, também muito disseminado entre os criadores de conteúdo, o conceito é o de se escolher determinados assuntos para que um grupo de pessoas converse sobre ele. Esse grupo de pessoas, pode ser composto tanto de colaboradores fixos do podcast quanto de convidados, sendo critério do responsável pela produção definir qual dessas opções acredita ser mais interessante para o seu caso.

Costumeiramente, esse tipo de podcast utiliza de assuntos em tendência na atualidade, pois, normalmente, tem um potencial maior de engajamento do público alvo.

Outro detalhe interessante a ser citado para essa modalidade, e que também acontece para o caso de entrevistas, é que, embora haja a necessidade de um grupo de pessoas para realiza-lo, é totalmente possível que essa comunicação seja feita com cada um dos integrantes da conversa em localidades diversas. A tecnologia possibilita isso, algo que, por sua vez, pôde ser verificado frequentemente ao longo dos anos de pandemia de COVID 19.

Um podcast de bate-papo muito famoso é o programa de rádio Pretinho Básico, que é transmitido pela rádio Atlântida para a região Sul do Brasil. Há alguns anos o programa gravado é disponibilizado em diversas plataformas de Streaming, caracterizando-o, assim, como um podcast. No programa, são abordadas as diversas temáticas, sempre com um cunho nitidamente humorístico.

Capa do Podcast Pretinho Básico no Deezer. Fonte: Deezer

Entrevista

Por fim, a entrevista, que é, provavelmente, o modelo de podcast mais produzido e de maior tendência na atualidade. O conceito desse modelo já é de ampla ciência para maioria das pessoas, mas, no intuito de explicar com maior profundidade acerca dessa temática, será aqui explicado também.

Nesse modelo, o podcast é caracterizado pela interação entre um ou mais entrevistadores/apresentadores com um ou mais convidados. Esses entrevistados, por sua vez, costumam ser pessoas de popularidade elevada ou de conhecimento e expertise sobre determinadas áreas.

O interessante das entrevistas é que através delas é possível demonstrar a forma de pensar e acontecimentos na vida de uma personalidade relevante, que a maioria das pessoas desconhecem, o que, para boa parte dos casos, gera um nível interessante de engajamento para o podcast.

Hoje no Brasil, um dos podcasts de entrevista de maior popularidade é o Flow Podcast. O Flow foi fundado em 2018, sendo um dos pioneiros no movimento de ascensão do modelo no Brasil, já tendo entrevistado várias pessoas, incluindo políticos, influenciadores digitais, entre outras celebridades, contando com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais.

Capa do Podcast Flow no Spotify. Fonte: Spotify

Por que fazer um Podcast?

Agora, já entendendo melhor como funciona um Podcast, é interessante mostrar que a criação desse tipo de conteúdo, quando direcionado, pode ser uma oportunidade para criar uma conexão com o público. Isso no âmbito empresarial, por exemplo, pode ser uma alternativa interessante para a divulgação de marcas e até mesmo a venda direta de produtos, tudo em consonância com o que já se verifica nas diversas outras vertentes de interação social pelo meios digitais.

Dicas para realizar um Podcast

Por fim, no intuito de auxiliar pessoas que tenham interesse pela criação de um Podcast, o portal Canaltech (2022), organização conhecida no meio tecnológico,  elencou 6 etapas para a criação de um podcast, sendo elas:

1.    Pense no conteúdo

2.    Escolha o formato do conteúdo

3.    Faça pesquisas e escolha convidados

4.    Defina a periodicidade e número de episódios

5.    Escolha equipamentos e programas para a gravação

6.    Publique e divulgue seu podcast


Referências

BOSCARIOL, Matheus. Podcast: o que é, para que serve e como fazer um podcast. Rock Content, 30 set. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/talent-blog/o-que-e-podcast/. Acesso em: 12 out. 2022.

CONHEÇA 8 tipos de podcasts. TOPCLIP, 04 mai. 2022. Disponível em: https://topclip.com.br/conheca-8-tipos-de-podcasts/#:~:text=3.,especialista%20em%20um%20determinado%20campo. Acesso em: 12 out. 2022.

COSTA, Matheus, Como fazer um podcast do zero | Guia Prático, Canaltech, 07 jul. 2022. Disponível em: https://canaltech.com.br/software/como-fazer-um-podcast-do-zero-tutorial-completo/. Acesso em: 12 out. 2022.

DARZI, Rodrigo. Vantagens de ter um podcast para a sua empresa. Imma, 30 out. 2019. Disponível em: https://www.agenciaimma.com.br/vantagens-de-ter-um-podcast-para-a-sua-empresa/. Acesso em: 12 out. 2022.

DUÒ, Matheo. O Que é um Podcast? E Como Eles Funcionam? Kinsta, 03 out. 2022. Disponível em: https://kinsta.com/pt/blog/o-que-e-um-podcast/. Acesso em: 12 out. 2022.

SILVA, Tiago. Podcast: o que é e como fazer um de qualidade em 5 passos. Resultados Digitais, 10 ago. 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/como-criar-um-podcast/. Acesso em: 12 out. 2022.

WEBBER, Laís. Tipos de podcast: quais formatos e abordagens utilizar. Apoia-se, 14 fev. 2022. Disponível em: https://blog.apoia.se/tipos-de-podcast/. Acesso em: 12 out. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário