quarta-feira, 12 de outubro de 2022

O que é a Inteligência Artificial?

Universidade Federal de Santa Catarina

Disciplina: EGC5020 - Redes Sociais e Virtuais

Nome: Sofia Amelunge Velarde

Matrícula: 19250732


    A inteligência artificial (IA) é um ramo da informática que tem como objetivo imitar o comportamento humano através de máquinas e ferramentas tecnológicas.

    O termo se aplica quando uma máquina imita tarefas que associamos à mente humana, como por exemplo: refletir, aprender e tomar dec isões.

Geralmente relacionamos a Inteligência Artificial à imagem de um robot físico, como nos filmes. Porém é muito mais do que isso e está presente no nosso dia a dia, inclusive sem percebermos.


Tipos de Inteligência Artificial


    1. Inteligência Artificial Limita (ANI)

    Também é conhecida como “IA fraca”, elas têm um único objetivo. Vão         armazenar uma grande quantidade de dados e realizar tarefas de acordo         com sua programação.

Nesta categoría temos:

  • Máquinas Reativas: Foram o primeiro tipo de inteligência artificial, seus recursos são mais limitados e não armazenam tantos dados. Vão responder apenas a alguns estímulos, segundo à forma em que foram configuradas.
  • Memória Limitada: armazenam maior quantidade de informação e a usam para tomar decisões.


  1. Inteligência Geral Artificial (AGI)


Este tipo de inteligência é considerada “forte”, pois é capaz de resolver tarefas de uma maneira semelhante às realizadas pelo ser humano.

Este tipo de inteligência consegue aprender por meio de técnicas de machine learning.


  1. Superinteligência Artificial (ASI)


A superinteligência artificial ainda está sendo estudada. No entanto, acredita-se que ela será superior à inteligência humana, sendo capaz de armazenar dados e tomar decisões.


Exemplos de Inteligência Artificial no cotidiano

.

  1. Smartphones

O reconhecimento facial é um claro exemplo da inteligência artificial, permitindo que uma máquina seja capaz de reconhecer a uma pessoa com segurança. Siri e o assistente de Google também, eles nos ajudam criando lembretes, fazendo ligações e enviando mensagens sem que precisemos abrir os apps no celular.


  1. Conteúdo nas Redes Sociais

Não é por acaso que passamos horas e horas frente ao celular. As redes têm a capacidade de monitorizar tudo o que fazemos durante a navegação. O algoritmo nos mostra exatamente o que gostamos ou estamos precisando.


  1. Predictivo de Google

Permite que a busca seja mais rápida, reconhecendo sinônimos e assuntos relacionados, similitude entre palavras, etc. 


  1. Recomendações de Produtos

As tecnologias baseadas em inteligência artificial são essenciais na compra e venda de produtos. Um exemplo é a Amazon, que vai recomendando produtos baseados nos hábitos e gostos de cada usuário, basicamente como se a gente estivesse com um assistente pessoal virtual, melhorando a experiência na compra. 


  1. Atenção ao Cliente

Os chatbots, por exemplo,  simulam as respostas do ser humano e são uma excelente ferramenta nas empresas. Eles conseguem atender de forma imediata a todos os usuários, resolvendo as dúvidas e os dirigindo para o setor responsável, agilizando o processo e otimizando o tempo dos trabalhadores. 




Será que a inteligência artificial vai acabar com os empregos?


Então, os robôs não foram feitos com o intuito de “roubar” o emprego das pessoas e sim complementá-los. 

A IA pode tornar o ser humano mais produtivo, o liberando de certas tarefas repetitivas para que possa utilizar ao máximo suas capacidades de criar e inovar. 

Sendo assim, é provável que alguns empregos sejam substituídos no futuro, aqueles que desenvolvem apenas um tipo de trabalho.

Mas as mudanças no mercado de trabalho acontecem constantemente, provavelmente a profissão dos nossos bisavós não existe mais, assim como muitas profissões de hoje desaparecerão no futuro. 

Os robôs têm uma inteligência sobre-humana, o cérebro humano não é capaz de processar mais de 100 mil dados, ao contrário, nosso cérebro esquece a maioria das informações, retendo só as mais importantes. 

Por outro lado, somos ótimos em atividades que exigem criatividade, emoções e outros sentimentos. Então não devemos competir com as máquinas e sim trabalhar em conjunto com elas. 





D'ARC, Tânia. Que es la inteligencia artificial: 16 ejemplos en tu vida diaria. Disponível em: https://www.smarthint.co/es/que-son-ejemplos-de-inteligencia-artificial/. Acesso em: 10 out. 2022.


ESTAPÉ, Juan Antonio Pascual. Inteligencia artificial: qué es, cómo funciona y para qué se utiliza en la actualidad. Disponível em: https://computerhoy.com/reportajes/tecnologia/inteligencia-artificial-469917. Acesso em: 10 out. 2022.


¿SOMOS conscientes de los retos y principales aplicaciones de la Inteligencia Artificial? Disponível em: https://www.iberdrola.com/innovacion/que-es-inteligencia-artificial. Acesso em: 11 out. 2022.


FERREIRA, Kellison. Tipos de Inteligencia Artificial: conoce cuáles existen y cómo usarlos. Disponível em: https://rockcontent.com/es/blog/tipos-de-inteligencia-artificial/. Acesso em: 10 out. 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário