A potência do marketing de influência nas redes sociais
O cenário dos criadores de conteúdo no Brasil na formulação da estratégia das marcas e na construção de um novo mercado de influência.
14 horas e 40 minutos
Esse é o consumo médio diário de mídia na América Latina - o mais alto do mundo, de acordo com uma recente pesquisa "Latin America Digital Transformation Report 2022", um dos destaques do recém-lançado pela Atlantico, uma das principais gestoras de Venture Capital com atuação no Brasil.Segundo o report, a América Latina lidera os gráficos de uso da Internet: o brasileiro médio passa mais de 10 horas por dia online (três horas a mais do que a média global). E 88% dos internautas latino-americanos utilizam as redes sociais, em comparação com 73% na América do Norte.
O gráfico abaixo apresenta o "Percentual de pessoas que compraram um produto porque um criador/influenciador divulgou". A pesquisa também relata que um em cada três usuários de internet na região segue um influenciador, e mais de 40% dos brasileiros relatam ter comprado um produto porque um criador o recomendou.
Afinal, o que é marketing de influência?
As redes sociais criaram uma oportunidade inteiramente nova para os marqueteiros se conectarem com seus consumidores e compartilharem seus produtos e serviços com o mundo. Não há dúvida de que o marketing de influência se tornou uma parte fundamental do mix de marketing para a maioria das empresas na era digital. Conheça um pouco mais sobre o conceito e trabalho das marcas com os criadores no vídeo abaixo do Meio&Mensagem:
Um influeciador pode ser descrito como um criador que compartilha conteúdo nas mídias sociais e tem o potencial de motivar e encorajar o comportamento e as atitudes de seus seguidores. Muitas vezes, um influenciador das mídias sociais terá um nicho específico no qual se concentrará, como comida, fitness, beleza ou viagens. Por outro lado, alguns criadores também colocam uma mistura de diferentes tipos de conteúdo, classificando-se como influenciadores de estilo de vida.
Creator economy - um novo mercado
Desta forma, as parcerias entre marcas e influenciadores consolidaram o marketing de influência, além de um mercado de serviços e ferramentas — a Creator Economy, termo em inglês de “economia dos criadores” — que ajudam a prosperar esse tipo de parceria.
A empresa SignalFire de Venture Capital, estimou que pelo menos 50 milhões de pessoas no mundo se consideram creators/influenciadoras (aqui no Brasil, só no Instagram, temos 9 milhões de pessoas), o The Information apontou que empresas de capital de risco já investiram mais de US$ 2 bilhões em 50 startups com foco em creators, e o New York Times acaba de fazer uma matéria sobre “Os investidores do Vale do Silício veem cada vez mais os criadores como a próxima veia financeira a ser explorada”, falando que a próxima corrida do ouro dos investidores, sendo justamente a Creator Economy.
E a partir disso, criou-se também uma oportunidade para empresas e agências especializadas em estratégias de ativação de influenciadores e conteúdo nas redes sociais que tem o desafio de fazer o meio de campo entre marcas e criadores de conteúdo uma atividade planejada e inovadora. Entre os serviços desenvolvidos para encontrar a conexão certa para cada empresa estão ativação de marcas, ampliação do alcance de eventos e produção de conteúdo, entre outros. (Squid, 2022)
Influenciador Matheus Costa e o pai Seu Zé na campanha da TIM no RockinRio
Imagem: Reprodução/Twitter.
Quando os anunciantes compreendem que os criadores podem canalizar seus custos de produção de anúncios exclusivamente para a distribuição de conteúdo, devemos ver os orçamentos de anúncios migrarem para a creator economy. Empresas como a Squid e a BR Media Group no Brasil, por exemplo, fizeram movimentações significativas neste espaço. A Squid se tornou uma empresa líder em marketing de comunidade online e influenciadores no Brasil, conectando criadores com campanhas de marcas pagas, enquanto a BR Media Group ajuda as marcas a executar campanhas com influenciadores.
Celebridades Rafa Kalimann e Sabrina Sato para campanha #WHATAHELLMANNS da marca Hellmann's.
Foto: Reprodução/Squid
Você sabe como identificar um conteúdo publicitário nas redes sociais?
Segundo a Squid, existem regras indispensáveis que o influenciar deve seguir antes de postar qualquer conteúdo comercial. O motivo é simples: ser transparente e mostrar para o seu público que a divulgação daquele produto ou serviço foi paga pela marca. As orientações para a divulgação de um produto ou serviço podem ser encontradas no Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar, que foi elaborado pelo Grupo de Trabalho para a Publicidade Digital. O Conar (Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária) é o responsável pela fiscalização da ética (e transparência) presente na propaganda brasileira. O objetivo é evitar a circulação de campanhas de conteúdo enganoso, ofensivo e abusivo. O objetivo das regras é deixar claro quando o conteúdo é um anúncio publicitário e sinalizar, de maneira transparente, a relação do influenciador com as empresas responsáveis pelas marcas divulgadas.
Imagem: Squid.
Reprodução/Instagram.
Importante ressaltar que não é considerado controle editorial o contato do anunciante com o influenciador, com o objetivo de apresentar o produto, dar orientação quanto ao consumo ou cuidados necessários no caso de sua eventual e incerta divulgação. Todas as regras e orientações podem ser encontradas no GUIA DE PUBLICIDADE POR INFLUENCIADORES DIGITAIS do Conar.
E não para por aí: tendências de crescimento
Fonte: Mfield.
Dados do Relatório do Estado do Influencer Marketing Benchmark Report 2022 da americana Marketing Influencer Hub em parceria com Reversion, nos mostra uma análise profunda da indústria de marketing de influência e resume o pensamento de mais de 2000 agências de marketing, marcas e outros profissionais relevantes em relação ao estado atual do marketing de influência:
A Indústria de Marketing Influenciador deverá crescer para aproximadamente $16,4 bilhões em 2022;
As plataformas focadas em Influencer Marketing levantaram mais de $800M só em 2021, uma indicação do crescimento significativo da indústria;
O número global de ofertas de serviços relacionados ao Influencer Marketing cresceu 26% só em 2021, para atingir uma impressionante quantidade de 18.900 empresas que oferecem ou se especializam em serviços de Influencer Marketing;
Mais de 75% dos comerciantes de marcas pretendem dedicar um orçamento para influenciar o marketing em 2022;
Crescimento da indústria de marketing de Influenciadores fortemente impactado por um aumento estimado de 9% no uso de ferramentas de bloqueio de anúncios, com a taxa média global de bloqueio de anúncios no desktop acima de 43%;
54% das empresas que trabalham com influenciadores operam lojas de eCommerce;
2021 viu um aumento notável nas marcas que pagavam dinheiro para influenciar. Há agora uma divisão igual entre pagamento em dinheiro e influenciadores que recebem produtos gratuitos.
A Indústria de Marketing Influenciador deverá crescer para aproximadamente $16,4 bilhões em 2022;
As plataformas focadas em Influencer Marketing levantaram mais de $800M só em 2021, uma indicação do crescimento significativo da indústria;
O número global de ofertas de serviços relacionados ao Influencer Marketing cresceu 26% só em 2021, para atingir uma impressionante quantidade de 18.900 empresas que oferecem ou se especializam em serviços de Influencer Marketing;
Mais de 75% dos comerciantes de marcas pretendem dedicar um orçamento para influenciar o marketing em 2022;
Crescimento da indústria de marketing de Influenciadores fortemente impactado por um aumento estimado de 9% no uso de ferramentas de bloqueio de anúncios, com a taxa média global de bloqueio de anúncios no desktop acima de 43%;
54% das empresas que trabalham com influenciadores operam lojas de eCommerce;
2021 viu um aumento notável nas marcas que pagavam dinheiro para influenciar. Há agora uma divisão igual entre pagamento em dinheiro e influenciadores que recebem produtos gratuitos.
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