quarta-feira, 12 de outubro de 2022

A queda de braço entre China x Estados Unidos pelo desenvolvimento e pioneirismo da internet 6G

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Ramon Marcos Lima - 17205550


A queda de braço entre China x Estados Unidos pelo desenvolvimento e pioneirismo da internet 6G

                     Fonte: Guia do Investidor.

          

Enquanto a internet 5G está quase 100% implementada no mundo,  já começou um outro embate entre China x Estados Unidos, os países estão desde já  buscando desenvolver a nova internet 6G. Essa disputa entre esses dois países envolve certamente muito mais do que pesquisas tecnológicas.

Os chineses saíram na frente na disponibilização do 5G. Uma empresa de tecnologia chinesa chamada Huawei possui hoje o posto de maior fabricante da tecnologia e já possui um   market-share de 60% para países Europeus e também do oriente médio.

Já os  Estados Unidos está na missão de conseguir retomar o seu papel de protagonismo como um grande líder tecnológico. Com isso os americanos apostam no grande potencial de suas empresas conhecidas como Big Techs  como Apple, Google, Amazon, Nókia entre outras. Essas empresas formaram uma aliança chamada de Next G Alliance para criar e compartilhar conhecimentos entre si, sendo assim conseguir progredir com o  desenvolvimento do 6G. Inclusive, os americanos já estão criando leis protecionistas com o propósito de enfraquecer os chineses e que suas tecnologias avancem para as Américas como aconteceu com a internet 5G.

Outros grupos com sedes no Japão, Coréia do Sul, também já estão em processo de desenvolvimento da nova tecnologia e também buscam ser os primeiros na criação do 6G. Mas, os chineses e os americanos tem uma larga vantagem competitiva devido as suas grandes empresas de tecnologias que são as maiores do mundo.

No Brasil como não possuímos tecnologias suficiente para ser pioneiros em uma tecnologia tão avançada quanto esta, estamos muito atrasados em comparação com os países de primeiro mundo, mas estamos buscando evoluir nesta jornada, uma longa jornada.

A modalidade 6G pode permitir a produção de carros e fábricas automatizadas, incluindo até o transporte via banda de internet de hologramas humanos de corpo inteiro. A velocidade pode ultrapassar 1 Terabite por segundo, o que é 100 vezes maior que a quinta geração que conhecemos como a internet 5G.


                 

                               Fonte: Infografia

A nova rede 6G vai trazer uma ultra-velocidade que vai possibilitar os usuários acessar recursos como holografia e aplicações táteis. Com esses novos recursos vai possibilitar por exemplo: um mapa que irá replicar em tempo real o mundo físico para avisar sobre riscos de segurança ou opções de músicas ao vivo. Atualmente com o 5G temos frequências que vai  somente até o gigahertz.

Mesmo com todas essas revoluções que a nova internet 6G irá proporcionar, já  foram também observados alguns problemas que os países terão que solucionar ao mesmo tempo que desenvolvem a tecnologia. Quanto maior a frequência, menor será a distância que o sinal será capaz de percorrer. Ou seja, será necessário um número muito maior de antenas para conseguir fazer a transmissão do sinal do 6G, este problema também verifica-se com a internet 5G.

O avanço é tanto que a produção de equipamentos adaptados à tecnologia do 6G por EUA e Japão dispensa de controle humano, segundo o que foi anunciado pelo jornal Nikkei Asia, sendo uma estratégia para atrapalhar a participação da China nesse mercado.

A previsão para que a nova internet seja implementada apenas em 2030. Enquanto isso teremos uma longa corrida por essa nova tecnologia. Como falado no inicio o que está em jogo é muito mais que uma criação de uma nova tecnologia, mas também possui ingredientes de poder e hegemonia entre esses dois países China x Estados Unidos, está rivalidade se arrasta por séculos.



REFERÊNCIAS


COM CIÊNCIA. A ‘Nova Guerra Fria’: China, Estados Unidos e a disputa do 6G. Com Ciência, 12 de março de 2021. Disponível em: https://www.comciencia.br/a-nova-guerra-fria-china-estados-unidos-e-a-disputa-pelo-primeiro-lugar-no-mercado-tecnologico-global/. Acesso em: 12/08/2022

GLOBO. O que vem depois do 5G? Conheça o 6G, a 'internet dos sentidos’.Globo, 05 de Agosto de 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2022/08/o-que-vem-depois-do-5g-conheca-o-6g-a-internet-dos-sentidos.ghtml.  Acesso em: 10/08/2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário