segunda-feira, 11 de julho de 2022

Redes Sociais e os seus possíveis impactos na vida universitária

 





UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 

CENTRO SOCIOECONÔMICO

DISCIPLINA REDES SOCIAIS Aluna: Kamila Menezes Ferreira - 16102910

Nos dias atuais é praticamente uma obrigação social estar presente em alguma rede social, como Instagram, Facebook, TikTok, redes focadas em conectar pessoas por seus hobbies e atividades de lazer, ou como LinkedIn, uma rede focada em conexões profissionais, onde se espera troca de conhecimento e/ou oportunidades de emprego. No entanto, dentro do universo universitário, a comunicação ainda se dá majoritariamente através da linguagem falada e por meio de funcionalidades extra de outras redes, como grupos de Facebook.

Fig 1: As principais redes sociais utilizadas nesse artigo.

Nos últimos anos, com o avanço da pandemia de COVID-19, as universidades precisaram se adaptar ao ensino à distância e com isso foi necessário adotar o uso de outras plataformas como o Moodle [1] para auxiliar os professorem na organização e gestão dos cursos ministrados pelos mesmos, mas que não se propõe a ser uma rede social, nem conta com todas as funcionalidades de uma.

Em 2015, um laboratório do Núcleo de Computação e Eletrônica (NCE) da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) propôs o Campus Social [2], um aplicativo para troca de informações de maneira colaborativa e oportunística. Na época, uma pesquisa foi lançada e contou com as respostas de aproximadamente 5500 pessoas, dentre elas alunos, docentes e prestadores de serviços, na qual foi possível identificar que quase 85% dos participantes já precisaram de alguma informação no campus e teve dificuldade de obtê-la.

Fig. 2: Resultado de pesquisa feita por um laboratório do instituto de computação da UFRJ sobre a necessidade e dificuldade de obtenção de informações dentro dos seus campi.

Além disso, com dada pesquisa, ficou clara a necessidade de uma ferramenta específica e oficial para a disseminação de informação dentro do ambiente universitário, dado que a grande maioria dos participantes utiliza redes sociais online como a principal fonte de informações universitárias, dando destaque a grupos no Facebook.

Fig.3: Resultado da mesma pesquisa feita por este laboratório sobre como os frequentadores dos campi da UFRJ adquirem informações sobre o que acontece na universidade.

Outra característica das redes sociais que é muito interessante é o dinamismo e colaboração em tempo real. Em ambientes acadêmicos é comum que eventos aconteçam de forma espontânea e sem anúncio prévio. Um aluno pode postar que está tendo uma aula muito interessante sobre Internet das coisas e, em alguns minutos, diversos colegas podem se juntar a ele porque viram a sua postagem e/ou receberam uma notificação por ser um tema de seu interesse.

Nessa conjuntura, não é mais necessário que alguém ou alguma entidade central seja responsável pela divulgação desse tipo de evento, mas sim a própria comunidade do aplicativo. Isso não impede que essa entidade utilize o aplicativo para informar a ocorrência do evento, mas são os usuários da plataforma que fazem a informação circular e chegarem em diversas pessoas na rede.

Uma universidade 100% conectada em tempo real, esta é a ideia por trás da plataforma proposta pelo laboratório. Toda rede social é composta pelos seus atores, neste caso sendo os alunos, professores e servidores da universidade, e seus relacionamentos, que neste caso são os eventos, palestras, aulas e assuntos de interesse acadêmico. O próprio Facebook teve na sua origem uma plataforma voltada para alunos da faculdade de Harvard se conhecerem.

Fig. 4: Página inicial do thefacebook, o precursor do hoje conhecido como Facebook.

No entanto, esta rede nunca teve como foco suportar e impulsionar a criação de conteúdos puramente acadêmicos. Ao crescer, o Facebook teve como foco a expansão para outros centros universitários, mas sempre com um olhar de aproximar os relacionamentos interpessoais entre os estudantes e, mais tarde, todas as pessoas do mundo.

A proposta do projeto Campus Social é um início de uma jornada que pode possibilitar a integração do ensino universitário no mundo inteiro. Se já conseguimos ver impactos positivos nessa proposta que está direcionada apenas a um campus universitário, de uma única universidade do país, agora, imaginemos uma rede com um alcance mundial, como o exemplo do Facebook, mas impulsionando as grandes mentes da nossa geração a produzir e compartilhar conhecimento e conteúdos de maneira global e em tempo real. Quantas grandes ideias e questionamentos não surgiriam dentro dessa plataforma? A tecnologia está aí, ela existe, cabe a nós entendermos como podemos usá-la a nosso favor.


Referências:

[1] Moodle - open-source learning platform. Moodle.org. (n.d.). Retrieved July 11, 2022, from https://moodle.org/ 

[2] TABAK, P.; FIGUEIREDO, E. R.; OLIVEIRA, J.; FARIA, F. F.; FRANÇA, T. C. Campus Social: uma ferramenta para trocas oportunísticas de informações em campi universitários. In: 42o. Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH), 2015, Recife. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015.

[3] N. K. 33, & Kleina, N. (n.d.). A história do Facebook, a maior Rede Social do mundo. TecMundo. Retrieved July 11, 2022, from: https://www.tecmundo.com.br/mercado/132485-historia-facebook-maior-rede-social-do-mundo-video.htm 


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