Este é um espaço de reflexão sobre as redes sociais e virtuais. Ele é coordenado pelo Laboratório de Mídia e Conhecimento da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. O LABmídia é integrante do Grupo de pesquisa em Mídia e Conhecimento (CNPq/UFSC).
terça-feira, 24 de maio de 2022
O que é LXP? Conheça 3 plataformas de Educação Corporativa para seu negócio
O que é LXP? Conheça 3 plataformas de Educação Corporativa para seu negócio
Aluno: Vitor Peres Verardi da Silva
Matrícula: 19100917
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A Educação Corporativa
Cada vez mais a Educação Corporativa vem ganhando espaço nas empresas, afinal o capital intelectual de uma organização é um dos ativos mais importantes para o seu funcionamento. Não é de hoje que as organizações buscam novas formas de educar e ensinar seus colaboradores. Dinâmicas, Jogos, Treinamentos, Palestras e muitas outras formas de aquisição de conhecimento são tradicionalmente utilizadas.
Com o contexto de digitalização que vivemos impulsionado pela pandemia, onde muitas empresas passaram suas atividades para a modalidade remota, novos métodos de Educação Corporativa passaram a ganhar destaque. Entre eles está o sistema LXP, Learning Experience Platform ou plataforma de experiência de aprendizagem, no português.
O que é LXP?
O LXP (Learning Experience Platform) é um sistema de aprendizagem online focado na experiência do usuário para gerenciamento e compartilhamento de conteúdo facilitado. Essas plataformas fornecem soluções que facilitam a interação, a colaboração e o envolvimento dos usuários no processo de aprendizagem.
Para tornar isso possível, a plataforma LXP foi desenvolvida como um software altamente personalizável que segue uma lógica semelhante aos algoritmos do Youtube, Instagram e Netflix, que assimila e recomenda conteúdos relevantes com base na interação do usuário. Isso significa que a ferramenta leva em consideração o perfil de cada pessoa e como ela pode entender melhor as informações e os conhecimentos a serem aprimorados.
Por ter uma forma de ensino muito personalizada e interativa, onde os usuários possuem metas e ganham "recompensas" de acordo com seu engajamento, as plataformas LXP tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico, estimulando a exploração da aprendizagem ativa.
Por fim, outra grande vantagem do LXP é que os gerentes e educadores podem acompanhar o conteúdo e o aprendizado com precisão e confiança. Dentro da plataforma de ensino, os resultados de todas as ações educativas realizadas pelos usuários podem ser vistos em tempo real.
Exemplos de Plataformas LXP
Agora que sabemos o que é o LXP, resta uma dúvida: Como as empresas desenvolvem sua plataforma de Educação Corporativa?
Normalmente, as organizações investem em uma infraestrutura já criada e adaptam às suas necessidades. A criação dessas infraestruturas é feita por empresas de tecnologia, muitas delas startups, que vendem seu sistema para que outras organizações possam adaptá-lo à sua realidade, colocando os materiais desejados, personalizando a cor, a logo e demais funcionalidades. Este serviço de customização, geralmente, também é realizado pelas criadoras das plataformas, mas em outros casos a própria empresa investe em uma área para administrar e alterar os recursos do sistema. Também existem casos em que empresas, que possuem mais recursos, desenvolvem seu próprio sistema LXP e o gerenciam.
Abaixo, você irá conhecer algumas EdTechs que constroem e vendem sua infraestrutura para empresas que buscam alternativas de Educação Corporativa.
1) Keeps
A Keeps é uma startup que desenvolve soluções tecnológicas para a educação corporativa. Sediada na cidade de Florianópolis, a EdTech é referência em LXP utilizando em suas plataformas inteligência artificial, colaboração e mobilidade para potencializar o conhecimento dos colaboradores que as utilizam.
As plataformas da Keeps são criadas com o objetivo de proporcionar um ambiente interativo e fácil de usar, sempre prezando pela eficiência dos métodos para a aprendizagem dos usuários.
Atualmente, a EdTech possui 3 soluções principais, o GameUp, o Konquest e o Smartzap. Cada uma possui funcionalidades diferentes que podem ser personalizadas de acordo com a realidade do cliente.
O GameUP é um aplicativo com foco na gamificação, que oferece uma experiência de aprendizagem engajadora, com personalização e gestão dos resultados. A plataforma utiliza de quizzes, vídeos explicativos, competições e rankings para estimular os usuários a consumirem os conteúdos. Caso haja a necessidade por parte do contratante, os jogos do GameUP podem ser desenvolvidos pela própria Keeps, que possui uma equipe de Design Instrucional dedicada exclusivamente à produção de conteúdo sob demanda.
Clicando aqui você poderá ver mais detalhes sobre o GameUP e até mesmo testá-lo gratuitamente. No site da empresa, também é possível acessar cases de sucesso relatados por empresas como Bayer, Cyrela, Condor e Teltec, que utilizaram a plataforma GameUP para potencializar seus resultados por meio da Educação Corporativa.
Outra plataforma que a Keeps desenvolve, é o Konquest. Trata-se de um sistema LXP no qual os usuários possuem trilhas de aprendizagem e "missões" que devem cumprir de acordo com os conteúdos indicados pela empresa. O Konquest possui integrações com outras plataformas como a H5P, a Genially e a Scorm, o que facilita a criação e compartilhamento de conteúdo. Essas integrações também ajudam a agrupar conteúdos externos dentro do sistema, por exemplo, vídeos no YouTube, Planilhas e Materiais do Google drive, podem ser compartilhados dentro da própria plataforma, facilitando o acesso ao usuário.
O Konquest possui grandes possibilidades de personalização, nas quais as empresas podem adaptar o sistema de acordo com sua identidade visual e etc. Outro diferencial, é a gestão dos resultados de aprendizagem. Com o Konquest, os gestores podem acompanhar em detalhes o desenvolvimento dos colaboradores nas trilhas e missões iniciadas, este recurso é chamado de Learning Analytics.
Clicando aqui você poderá saber mais sobre o Konquest e testar a plataforma gratuitamente. Este sistema também é utilizado por grandes empresas do mercado como a Blu, a Condor e a Mosaic.
Por último, a Keeps desenvolveu uma terceira solução, chamada de SmartZap. Esta aplicação utiliza o WhatsApp como plataforma de aprendizagem. Por meio de inteligência artificial, os chatbots da Keeps fornecem minicursos e pílulas de conhecimento para os usuários, que por sua vez tem a praticidade de acessá-los diretamente pelo seu WhatsApp. Este método auxilia com o engajamento, garantindo que os materiais serão entregues aos colaboradores. Da mesma forma que as outras soluções, o SmartZap fornece estatísticas para que os gestores possam acompanhar os resultados.
Assim como a Keeps, a Ludos pro é uma EdTech que desenvolve soluções em LXP para educação corporativa. A empresa utiliza técnicas de jogos aliados a formatos tradicionais de ensino para estimular o envolvimento, aumentar o engajamento e a adoção de iniciativas de aprendizado por meio de um ambiente lúdico e motivador.
Diferentemente da empresa anterior, a Ludos pro não divide suas soluções por produtos, mas sim por verticais de negócio. A empresa personaliza seu sistema LXP de acordo com o ramo de atuação do cliente, por exemplo, Instituições Financeiras, Governo, Varejo, Telecom, entre outras.
Portanto, o Ludos pro é um sistema único que pode ser personalizado de acordo com o contexto do cliente. Sua plataforma possui diversas formas de conteúdo, como jogos, trilhas e cursos que são desenvolvidos a partir da necessidade das empresas. Uma coisa muito interessante da Ludos pro, é o sistema de gamificação onde, conforme forem atingindo suas metas, os usuários ganham moedas que podem ser trocadas por recompensas tangíveis em uma espécie de loja.
Por fim, a plataforma LXP da Ludos pro também possibilita que os gestores acompanhem os resultados dos colaboradores. Além disso, possui integrações com plataformas externas como o Google, YouTube e Spotify, o que facilita o compartilhamento de conteúdo provenientes de outros aplicativos.
O último nome desta lista é a Plusoft, empresa que desenvolve plataformas para gestão de relacionamento com o cliente, chatbots com inteligência artificial, educação corporativa digital, soluções de automação para qualquer negócio, entre outros. Ou seja, a Plusfoft cria e vende softwares para diferentes áreas de atuação e atende diferentes necessidades do mercado, não se limitando apenas à educação corporativa, como podemos ver na imagem abaixo.
Apesar disso, uma das soluções da empresa é uma plataforma LXP, chamada de Plusoft EdTech. Assim como as demais, trata-se de uma plataforma virtual de aprendizagem social e gamificada, que conduz o aluno em sua jornada de aprendizagem.
O sistema de educação digital da Plusoft reúne mais de 150 cursos no formato de quick learning (vídeos de curta duração) e também permite a criação de conteúdo próprio na plataforma. Além disso, a plataforma possui um sistema de gamificação com recompensas e gera certificados ao final dos cursos.
Um dos grandes diferenciais da Plusoft Edtech, é seu design diferenciado e intuitivo o qual possui até mesmo a opção "Modo Noturno". Confira na vídeo abaixo!
Quer saber mais sobre a Plusoft EdTech? Clique aqui.
Referências
LUDOS PRO. (LXP) Learning Experience Platform x LMS: principais diferenças. Disponível em: https://www.ludospro.com.br/blog/learning-and-experience. Acesso em: 24 maio 2022.
LUDOS PRO. Tudo o que você precisa, em uma única solução. Disponível em: https://www.ludospro.com.br/plataforma-gamificada. Acesso em: 24 maio 2022.
KEEPS. O que é LXP? A evolução das plataformas de aprendizagem. Disponível em: https://keeps.com.br/o-que-e-lxp-a-evolucao-das-plataformas-de-aprendizagem/. Acesso em: 24 maio 2022.
KEEPS. Produtos. Disponível em: https://keeps.com.br/#produtos. Acesso em: 24 maio 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário